Mortugaba realizou 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

Sexta / 31.07.2015

Por Maria Nunes

O evento contou com participação de autoridades, representantes da sociedade civil organizada e população de maneira geral

Foi realizada na manhã da última terça-feira (28), no Centro Comunitário de Mortugaba, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que contou com participação de autoridades, representantes da sociedade civil organizada e população de maneira geral, teve como tema ‘Consolidar o Sistema Único de Assistência Social de vez, rumo a 2026’. Durante a Conferência, realizada pela manhã e parte da tarde, foi avaliada a situação atual da assistência social no município e foram debatidas as propostas de Mortugaba para o setor, que servirão para melhorar os serviços prestados à população, não só no município, mas em todo o país. O prefeito Heráclito Matos e a vice-prefeita Elite Cerqueira prestigiaram o evento.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o SUAS é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão. O SUAS organiza as ações da Assistência Social em duas ações: Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio de oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social; e Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados em decorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. Em Mortugaba, durante a Conferência, a população pode tirar dúvidas sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social.

Ao final da Conferência, em Mortugaba, foram debatidas e aprovadas as propostas do município para a Conferência Estadual, que será realizada em Salvador. Também foram eleitos os Delegados, que representarão o município e levarão as propostas de Mortugaba.

Ao final da Conferência, foram debatidas e aprovadas as propostas do município para a Conferência Estadual