Etapa territorial da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Guanambi

Sexta / 24.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Conferência foi realizada no Clube de Campo e teve como objetivo principal avaliar a política de inclusão social da pessoa com necessidades especiais

Com o tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” foi realizada nesta quarta-feira (22) no Clube de Campo, a etapa territorial da conferência destinada a avaliar, e construir de forma participativa, a política de inclusão social da pessoa com necessidades especiais a serem implementadas no âmbito territorial. Representantes dos municípios de Guanambi, Caculé, Iuiu, Tanhaçu, Lagoa Real, Urandi e Matina marcaram presença.

A conferência foi realizada pela Prefeitura de Guanambi através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência. O COEDE - Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência marcou presença com o conselheiro Daniel Dutra, que palestrou na abertura do evento o lado de Âporá Pataxó Hãhãhãe, advogado da SUDEFE - Superintendência da Pessoa com Deficiência no Estado, canal permanente de diálogo entre o governo estadual e a sociedade visando consolidar e avançar na efetivação dos direitos humanos.

A mesa de abertura da conferência esteve composta pela Secretária de Assistência Social, Maria Silvia Barros (Lilia), Geórgia Bezerra de Araújo, que é a presidente do Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência, e a Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante. Representando o prefeito Charles Fernandes, o Secretário Municipal de Planejamento, Jairo Magalhães usou da palavra parabenizando a todos pela organização da conferencia. Além de debater as ações que vão pautar as políticas públicas na área da pessoa com deficiência, a Conferência também foi o momento para que as instituições públicas, privadas e as entidades debatessem e apresentassem as suas sugestões voltadas ao público.

 Foram eleitos oito delegados para a Conferência Estadual e um para a nacional. O evento teve ampla participação da comunidade, que lotou o espaço dedicado, com mais de 200 pessoas, além de vários representantes de diversas entidades do município.

O Secretário Municipal de Planejamento Jairo Magalhães representou o Prefeito Charles Fernandes e, em nome deste, parabenizou a todos pela organização