Operação Capinagem desarticula organização criminosa ligada ao PCC na Bahia

Segunda / 19.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

No total, foram cumpridos mais de 300 mandados judiciais, entre prisões e busca e apreensões em todo o país. (Fotos: Emanuel Bulos (Rodtag) / PRF / PM-BA)

A Operação Capinagem cumpriu, na última quinta-feira (15), 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão na Bahia. Treze suspeitos foram presos, 9 em Capim Grosso, 1 em Lauro de Freitas, 1 em Jacobina e 1 em Petrolina (Pernambuco). Entre os alvos, estão integrantes de organização criminosa ligada ao PCC que atua com tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios no estado. A operação ainda está em curso e é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Graeco) do MP-BA, com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Participaram da operação onze promotores de Justiça, 74 PMs, 99 policiais rodoviários federais, que contou com helicópteros da Base de Operações Aéreas e cães farejadores do Grupo de Operações com Cães. No total, foram cumpridos mais de 300 mandados judiciais, entre prisões e busca e apreensões em todo o país.

De acordo com a coordenadora do Gaeco do MP-BA, promotora de Justiça Ana Emanuela Meira, a parceria no combate às organizações criminosas foi a tônica da operação. “O trabalho nasceu de uma investigação conjunta da Promotoria de Capim Grosso e do Gaeco, e foi articulado de maneira integrada para desmantelar uma pungente facção criminosa que vem atuando na Região Norte do nosso Estado, comercializando drogas, a partir de ramificações de outros Estados Brasileiros”.