Secretário busca parcerias para a Cultura e o Esporte de Guanambi

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho estava na pauta da audiência

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte e o Deputado Estadual Vitor Bonfim reiteraram junto ao Governo do Estado em diversas reuniões e audiências no final da última semana, a formalização de parcerias para o fortalecimento da cultura e do esporte do município. Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte constaram na pauta da audiência, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho, que sediará os jogos do Flamengo de Guanambi no Campeonato Baiano do próximo ano, além do pedido ao Secretário Álvaro Gomes que interceda junto ao Ministério do Esporte cobrando maior celeridade na implementação do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com terreno localizado no Bairro Paraíso. A obra já conta com convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Guanambi e a Caixa Econômica Federal. Os CIEs são equipamentos multiuso voltados para identificação de talentos e formação de atletas, incentivando assim a prática esportiva, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.

Na audiência, o Secretário Victor Boa Sorte também apresentou a necessidade de apoio do Governo do Estado na construção de um campo gramado alternativo em Guanambi, voltado à realização de campeonatos amadores, garantindo assim a preservação do estádio principal, que será palco dos jogos do Campeonato Baiano e Campeonato Municipal.

Ao Secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal foi sugerido a parceria para a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implementação de Telecentros. A pauta apresentada na Secretaria de Cultura teve como destaque a busca pelo fortalecimento das manifestações culturais, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a abertura de espaços para promoção de conhecimento. Para tanto, foi solicitado ao secretário o apoio do Governo do Estado na implementação de uma série de ações em Guanambi, a exemplo da parceria na construção de uma biblioteca pública, com espaço amplo e moderno, onde a prefeitura dispõe de R$ 700 mil reais, relativos ao leilão da sede antiga, e a complementação do projeto do Centro de Cultura, garantindo assim o pleno funcionamento deste importante espaço reservado às manifestações culturais e artísticas do município, e a intercessão junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), visando o tombamento histórico do Solar dos Barros, em Mutans, e do Lajedo Novo, na sede de Guanambi.

Na ocasião, o Deputado Vitor Bonfim e o Secretário Victor Boa Sorte apresentaram ainda a necessidade da implantação de Telecentros nos Distritos de Mutans, Morrinhos e Ceraíma, para que, além de permitirem o acesso gratuito a internet, possam promover a capacitação e o desenvolvimento intelectual dos alunos e frequentadores do espaço através da inclusão digital. Ao final do encontro, o Secretário Jorge Portugal garantiu que buscará programas e parcerias para viabilizar os projetos apresentados e parabenizou o comprometimento do parlamentar e do secretariado do Prefeito Charles Fernandes na busca pelo fortalecimento da cultura e a criação de melhores oportunidades de aprendizado para os jovens de Guanambi.

Ao Secretário Jorge Portugal foi sugerida a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implantação de Telecentros