Secretaria de Educação de Ibiassucê e SEBRAE capacitam professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Terça / 30.07.2019

Por Augusto Jackson

A Secretaria de Educação de Ibiassucê, em parceria com o SEBRAE, realizou encontros formativos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Os encontros foram realizados na Escola Municipal Professora Helena Santos, com professores do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais Anísio Teixeira e Professora Helena Santos, nas quais será aplicado o JEPP para os Anos Iniciais. Segundo a multiplicadora do JEPP, Katiane Brito, o Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos tem por objetivo a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do ensino fundamental para despertar e fortalecer o espírito empreendedor. Para tanto, o curso incentiva comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora da autonomia, independência e do desenvolvimento das competências para o trabalho em equipe.

Os eixos do JEPP estão organizados em Comportamento Empreendedor e Plano de Negócios; os temas transversais se dão através da Cultura da Cooperação, Cultura da Inovação, Ecossustentabilidade, Ética e Cidadania. Utiliza-se de uma metodologia que favorece o desenvolvimento da coletividade através de um novo paradigma - empreendedorismo sistêmico e sustentável.

A multiplicadora do JEPP conduziu as formações de maneira leve e espontânea, repassando todo material de estudo de maneira comprometida e responsável, utilizando uma linguagem clara e assertiva, com esclarecimento de dúvidas e aceitando sugestões, uma vez que o JEEP proporciona essa abertura por apresentar uma metodologia semiaberta. Os momentos formativos serviram para os professores conhecerem os materiais que serão trabalhados em sala de aula com os alunos, bem como, compreenderem que o programa traz uma metodologia que não se distancia da realidade do que já se trabalhado no espaço escolar, eles estarão aprimorando a prática pedagógica e estimulando nos alunos mecanismos por meio de competências e habilidades que os ajudarão a compreender que a educação é para toda vida.