Bombeiros já realizaram 521 vistorias e sangria de barragens em Coronel João Sá

Sábado / 20.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Se necessário, uma nova equipe de profissionais substituirá o grupo que está no município”, garantiu o comandante-geral do CBM-BA, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo.

As unidades do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) que atuam em Coronel João Sá já vistoriaram, até a noite de quinta-feira (18), 521 imóveis da zona urbana da cidade e fizeram a sangria de duas barragens. O grupo está na cidade desde o rompimento da barragem do Quati, no último dia 12, e integra uma equipe com profissionais da Defesa Civil, agentes de saúde e outros órgãos municipais.  Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), duas barragens situadas em Pedro Alexandre tiveram os volumes de água reduzidos de forma controlada pelas equipes. Outras duas represas situadas em uma propriedade privada devem ser esvaziadas. O grupo também já analisou e liberou 309 imóveis para limpeza e ocupação. Outras 65 casas foram interditadas e 147 ainda estão sendo avaliadas. Propriedades da zona rural também devem ser verificadas.

O coordenador da operação em Coronel João Sá, Capitão BM Albert Mascarenhas, revelou que nesta sexta-feira (19) cestas básicas, alimentos e águas doados para as famílias atingidas estão sendo distribuídos. “Também fizemos visitas em abrigos para tirar dúvidas e dar informações dos moradores afetados pela enchente e ajudamos no cadastramento da população”, detalhou.  De acordo com o comandante-geral do CBM, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, o grupo permanecerá na cidade até a finalização dos trabalhos. “Se necessário, uma nova equipe de profissionais substituirá o grupo que está no município”, garantiu o oficial.

Fonte: SSP-BA.