Caetité está entre os 5 municípios do sudoeste baiano contemplado com cisternas para comunidades quilombolas

Terça / 16.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Serão beneficiadas 107 famílias caetiteenses com investimento estimado de aproximadamente 380 mil reais. (Foto: Reprodução)

Caetité está entre os 5 municípios do sudoeste da Bahia contemplado com cisternas para comunidades quilombolas, através do Programa de Cisternas executado pelo Governo da Bahia e pelo Ministério da Cidadania. Serão beneficiadas 107 famílias caetiteenses com investimento estimado de aproximadamente 380 mil reais. Os outros quatro municípios são Guanambi, Lagoa Real, Palmas de Monte Alto e Riacho de Santana.

A ação é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e da Secretaria Nacional de Políticas da Igualdade Racial. As cisternas terão capacidade de até 16 mil litros de água e as obras serão executadas pelo Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA). "Isso é a garantia de direitos, a partir do momento em que as comunidades quilombolas passaram a ter visibilidade em nosso município. Agradeço nossa equipe que se empenhou por essa conquista tão importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de assegurar a segurança hídrica", disse o prefeito Aldo Gondim.

As famílias beneficiadas são residentes das comunidades quilombolas e vão ser certificadas pela Fundação Palmares. Entre os critérios para receber as cisternas estão: ser atingidas pela seca ou falta regular de água; e estar enquadrados nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família.