Dom Basílio: agricultores familiares participam de palestras sobre agrotóxicos e saúde do trabalhador

Segunda / 03.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

As atividades foram desenvolvidas pela prefeitura com a parceria da ADAB. O BN também participou para divulgar as linhas de crédito rápido. (Foto: Divulgação / Gov. D. Basílio)

Entre os dias 28 e 30 de maio, as comunidades de Caiçara, Várzea Grande e Salobo, localizadas na zona rural de Dom Basílio, se reuniram para o ciclo de palestras sobre o uso de agrotóxicos e a saúde do trabalhador. As atividades foram desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Comércio e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O Banco do Nordeste, por meio da equipe do Crediamigo, também participou das atividades para divulgar as linhas de crédito rápido para os pequenos empreendedores rurais.

Durante as palestras, os pequenos agricultores receberam informações sobre o desenvolvimento da agricultura do município com sustentabilidade ambiental e segurança para o trabalhador.  O engenheiro agrônomo da ADAB, Weber Malheiro, palestrou sobre o uso indiscriminado de Agrotóxicos. A preocupação com a saúde do trabalhador foi o tema da palestra da coordenadora da Vigilância Sanitária, Deborah Eugênia. Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável agenda 2020 a 2030 foram abordados pela Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Edite Caires.

“Foi um momento de muita conversa e diálogo com a população sobre temas extremamente importantes em relação a preocupação com a agricultura forte e sustentável sem agressão a saúde dos que ali cultivam para o sustento e comercialização”, salientou a secretária Zorizeth Oliveira.