Agricultores de Pernambuco conhecem experiência de cooperativa de café do sudoeste baiano

Terça / 28.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os pernambucanos visitaram a Cooperativa de Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac) nesta segunda-feira, dia 27. (Foto: Reprodução / Internet)

Uma comitiva formada por 25 agricultores familiares, que cultivam cafés especiais no município de Triunfo, no estado de Pernambuco, visitaram a Cooperativa de Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac) nesta segunda-feira (27).  O Governo do Estado informou que está aplicando mais de R$1,5 milhão na cooperativa, por meio do Bahia Produtiva, para a melhoria do cultivo do grão de 155 agricultores familiares, diretamente, e 9.433, indiretamente.

Os pernambucanos conheceram a estrutura da Cooperbac e trocaram experiência sobre a execução, gestão financeira e monitoramento de projetos, além de debaterem sobre os aspectos produtivos e de comercialização, um dos grandes obstáculos dos agricultores familiares. “Eles vieram conhecer a experiência da Cooperbac, com os investimentos que o Governo do Estado fez e está fazendo na nossa cooperativa. É importante mostrarmos a experiência que temos, a importância da inserção das tecnologias que o Bahia Produtiva nos proporcionou, tanto no campo com a instalação de estufas e despolpadores, quanto na unidade com a instalação de máquinas, softwares, do laboratório, seguindo com a capacitação de jovens”, afirmou a presidente da Cooperbac, Joara de Oliveira.

Adjaci Alves, um dos membros da comitiva pernambucana, destacou que o intercâmbio possibilitou conhecimento e motivação. “Saímos do sertão de Pernambuco para ganhar essa visão de agregar valor ao nosso produto. A visita nos deu suporte, nos incentivou e motivou, mostrando que o café é produtivo desde que possamos agregar valor nos cuidados e com apoio de entidades que nos dê suporte tanto na produção como na comercialização”.