Produção de café na Bahia deve ser de 3 milhões de sacas, informa boletim da Conab; queda deve ser de 33%

Sexta / 17.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O café ocupa atualmente 138,1 mil hectares no estado da Bahia. Comparado ao período anterior, houve um crescimento de 0,4%, o que corresponde a 563 hectares.

Este ano a Bahia deverá produzir 3 milhões de sacas de café, com uma estimativa de redução de 33% em relação a 2018. A queda deve-se principalmente à falta de chuva que ocorreu na região. Os números são do 2º levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta semana (confira aqui).

De acordo com o estudo, cerca de 1,5 milhão de sacas deixaram de ser colhidas. Porém a Bahia segue como quarto estado produtor nacional da cultura. Quanto à produção por espécie de café, estimativa é de colheita de 1,8 milhão de sacas de conilon e 1,2 milhão de sacas de arábica. Ainda segundo a Conab, outros fatores que influenciaram na queda de produção baiana foram o ataque de pragas, a redução do uso de insumos e a bienalidade negativa, que é um fenômeno característico da cultura do café, no qual a cultura tem um ano de alta produção seguido por outro menor. Este ano é de bienalidade negativa, ou seja, de colheita menor.

Com relação à área plantada, o café ocupa atualmente 138,1 mil hectares no estado da Bahia. Comparado ao período anterior, houve um crescimento de 0,4%, o que corresponde a 563 hectares.