Dom Basílio foi selecionado para integrar o programa Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar

Terça / 14.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Para o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, “isso vai possibilitar o aumento da complexidade do atendimento ofertado à população” (Foto: ASCOM/Pref. Dom Basílio).

Atender o paciente na própria moradia, de acordo as suas necessidades, desde o atendimento das equipes de Saúde da Família/Atenção Básica até os casos de maior complexidade. Essa é uma realidade em Dom Basílio, com a implantação das equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD – Melhor em Casa). A iniciativa é da Prefeitura de Dom Basílio, através da Secretaria Municipal de Saúde e visa realizar ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação. Para que isso seja possível, os profissionais do SAD de Dom Basílio vêm passando por sucessivas capacitações em hospitais de referência no Brasil, como o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e o Hospital Israelita Albert Einstein. No último mês, o fisioterapeuta Lucas Tales participou de mais uma etapa de qualificação, realizada no HAOC, na cidade de São Paulo.

Recentemente, o município passou a integrar o projeto Complexidade do Cuidado na Atenção Domiciliar (CCAD – 2018/2020). Na prática, o objetivo é qualificar a gestão, os processos de trabalho e as equipes dos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs). “Isso vai possibilitar o aumento da complexidade do atendimento ofertado à população”, esclarece o prefeito Roberval Meira. O município de Dom Basílio foi contemplado na primeira chamada. O próximo compromisso já tem data: dias 11 e 12 de junho, em Pelotas, onde será possível visitar e conhecer a estrutura do SAD do município gaúcho. Para o Secretário de Saúde, Valmor Félix, “a escolha de Dom Basílio para o projeto se deu em razão de demonstrarmos interesse e porque desenvolvemos um programa referência na região”, detalhou.