Caetité: Projeto itinerante “Unindo forças” é realizado na Comunidade de Sambaíba

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação é uma iniciativa do CRAS Rural e tem como objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município. (Fotos: Direcom Pref. de Caetité)

Ocorreu na última sexta-feira (12), na Comunidade Remanescente de Quilombo Sambaíba, em Caldeiras, o primeiro projeto itinerante “Unindo forças” de 2019. A ação é uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rural e tem como principal objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município, bem como, prevenir os riscos sociais, reduzir as vulnerabilidades e potencializar o desenvolvimento da autonomia e da autoestima nas localidades, segundo a Prefeitura de Caetité.

 O encontro contou com a presença da Assistente Social Joseni Caxias e do Psicólogo Diogo Souza, ambos técnicos do CRAS Rural. Esteve presente também, o Professor Ailton Pinheiro, a Educadora física Kessia Mirian, o professor de Capoeira Rafael Lorens (“Manchinha”), o músico e coproprietário do Projeto Café Pequeno, João Roberto, e os moradores da comunidade.

A assistente Joseni iniciou as atividades fazendo a acolhida ao público, além de uma breve apresentação de todos os profissionais presentes, logo após, Joseni frisou sobre a importância do elo CRAS Rural e comunidade, pontuando os resultados obtidos a partir desta aproximação. Já o psicológico Diogo discorreu sobre a importância da saúde mental na vida das pessoas, bem como, os estigmas que a mesma carrega. Além disso, ressaltou também sobre as atribuições dos psicólogos nos serviços públicos, sobretudo no CRAS Rural, seu local de atuação. João Roberto destacou sobre a relevância da música e da arte, de modo geral, no fomento de potenciais, inclusão social e redução da violência.