Abertura da IV Conferência Municipal de Saúde inicia novo ciclo de debate em Caetité

Quinta / 09.07.2015

Por Henrique da Mata

O encontro serviu para discutir aprimoramentos para o sistema público de saúde (Foto: Cláudio Amaral)

Com a presença de cerca de 500 participantes, foi aberta na noite desta terça-feira (7), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a IV Conferência Municipal de Saúde de Caetité. O evento seguiu na manhã de quarta (8), com credenciamento marcado para as 8h, e segue até às 17h. A iniciativa foi da Prefeitura de Caetité, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. Em seu discurso de abertura, a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destacou que a Conferência deve se pautar nas principais necessidades da população. “O que surge da demanda do povo é que tem que servir de base para as discussões aqui e para a construção de políticas de saúde que melhorem o SUS”, disse. Durante toda esta quarta-feira os participantes debaterão ideias e propostas para o aprimoramento da saúde no município. Os temas estarão divididos em 8 eixos.

Representando o prefeito José Barreira – que estava cumprindo a agenda do Executivo – a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, ressaltou a importância dos direitos de acesso dos cidadãos à saúde. “A saúde é um direito de todos. O prefeito tem se empenhado bastante em buscar investimentos para a Saúde, com os governos estadual e federal, que melhorem a qualidade de vida da população”.

Cléia disse ainda que a participação popular é fundamental para as discussões na Conferência de Saúde. “O acesso à saúde é um direito de todos, como também é um dever que a gente participe das discussões em nosso município. Por isso é importante que a sociedade participe desse encontro e debata esse tema tão fundamental para as nossas vidas”, destacou.

Participaram também da abertura da Conferência de Saúde a vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima de Oliveira, o vereador e presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Caetité, Zacarias Nogueira, a técnica da Base Operacional de Saúde, Silvana Portella Cruz, a representante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Flávia Priscila de Araújo, o diretor da Fundação Hospitalar Senhora Santana, Antônio Gomes Neto, o presidente da Federação das Associações do Município de Caetité, Valdemir Louzada e a professora Juliane Amorim, representando o diretor do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI da Uneb, Ginaldo Araújo.

A iniciativa foi da Prefeitura de Caetité, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Cláudio Amaral)