Mais de 2 mil estudantes do pré-vestibular Universidade para Todos são aprovados no Ensino Superior

Sexta / 01.03.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em 2018, foram disponibilizadas 14 mil vagas do UPT em cerca de 176 municípios baianos, com 237 locais de funcionamento. (Foto: Educação Gov/BA)

2.197 estudantes do programa Universidade para Todos (UPT), cursinho pré-vestibular ofertado pela Secretaria da Educação do Estado, foram aprovados em instituições de Ensino Superior da Bahia e de outros estados graças ao bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Deste total, 1.912 alunos foram aprovados para a Universidade Estadual da Bahia (UNEB); 149, para a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); 48, para a Universidade Estadual de Feira de Santana (UESF); e 88, para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Estes números, divulgados pela Secretaria de Educação nesta quarta-feira (28), ainda são parciais, pois outras listas de aprovados ainda devem ser divulgadas pelas instituições.

Em 2018, foram disponibilizadas 14 mil vagas do UPT em cerca de 176 municípios baianos, com 237 locais de funcionamento. Os estudantes da rede estadual aprovados ingressam na universidade em 2019 por meio de vestibulares, pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Dos estudantes da rede estadual que cursavam o UPT e foram aprovados, 30 são quilombolas; dois, indígenas; dois, transexual/travesti; um é cigano; e um tem necessidade especial.

O curso presencial possui carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Além das aulas regulares, também são realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O UPT, desde 2007, já colaborou para o ingresso de mais de 18 mil estudantes no Ensino Superior.