Agente do IBGE participa da sessão da Câmara de Vereadores de Guajeru para explanar sobre censo agropecuário e censo demográfico

Quinta / 14.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão não houve a tramitação de nenhuma matéria, mas a mesma contou com a participação do Agente do IBGE Reinaldo, do escritório de Brumado.

Nessa terça-feira, dia 12, foi realizada a segunda sessão ordinária de 2019 da Câmara Municipal de Vereadores de Guajeru, sob a presidência do vice-presidente José Carlos Oliveira, que está substituindo a atual presidente em razão da mesma estar de licença maternidade. Na sessão não houve a tramitação de nenhuma matéria, mas a mesma contou com a participação do Agente do IBGE Reinaldo, do escritório de Brumado, atendendo convite feito pela Mesa Diretora, com o objetivo de explanar sobre o censo agropecuário, o censo demográfico que foi realizado em 2010 e o próximo censo demográfico, que deve ser realizado em 2020.

Em contato com a redação do site Sertão Hoje, o vice-presidente José Carlos Oliveira destacou que esse assunto é de extrema relevância para Guajeru, tendo em vista que o município registrou uma queda na sua população total e isso afetou significativamente o recebimento de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “O nosso município era 0.8 (coeficiente do FPM) e caiu para 0.6, o que significou uma perda de recursos de aproximadamente R$ 300 mil. A nossa expectativa é que com o próximo censo, Guajeru volte a registrar uma população superior a 10 mil habitante e volte ao coeficiente de 0.8 no FPM”, afirmou José Carlos.

O vice-presidente está exercendo o seu primeiro mandato como vereador, depois de ter sido Secretário Municipal de Administração, Chefe de Gabinete e Presidente da Coordenação Municipal de Defesa Civil. “Eu conheço a realidade do nosso município e sei o impacto que essa queda de recursos tem. Se esses recursos estivessem chegando em Guajeru, o governo municipal poderia investir mais na reforma das estradas e na melhoria dos setores de educação e saúde”, afirmou José Carlos.
 

José Carlos Oliveira destacou que esse assunto é importante, já que o município registrou uma queda na população e isso afetou o recebimento de recursos do FPM.