Brumado: USFs ultrapassaram a marca de 61 mil atendimentos em 2018

Quarta / 13.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em 2005, Brumado possuía apenas duas unidades em funcionamento. Hoje o município conta com 18 USFs. (Foto: Reprodução / Internet)

Brumado chegou ultrapassou a marca de 61 mil atendimentos no ano de 2018 nas 18 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelo município. As USFs contam com uma equipe especializada composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma série de auxiliares. Em 2005, Brumado possuía apenas duas unidades em funcionamento.

De acordo com a Prefeitura, o aumento no número de USF e a maior oferta de serviços de saúde se devem ao investimento feito na área. “Elencada naquele momento como a prioridade das prioridades, a Saúde Pública passou por uma grande transformação que teve o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto como um marco, já que os atendimentos eram praticamente inexistentes, onde os pacientes tinham que buscar atendimento médico em Vitória da Conquista e Salvador”, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Ainda segundo a Prefeitura, com a implantação da UTI, o Hospital Municipal se tornou uma referência regional, onde hoje são realizados procedimentos de alta complexidade. A Prefeitura também destaca a descentralização promovida com o aumento das USF, que passaram absorver grande parte da demanda existente deixando somente as urgências e emergências para o Hospital.

Gráfico divulgado pela Prefeitura de Brumado detalhando o número de atendimento das USFs espalhadas pelo município. (Foto: Ascom Pref. de Brumado)