Bahiafarma emite nota de esclarecimento sobre os Testes rápidos de diagnóstico de Dengue, Zika e Febre Chikungunya

Domingo / 10.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Bahiafarma, é improcedente que os testes rápidos tenham sido reprovados em análises conduzidas pelo INCQS. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Em nota publicada no site da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), a Bahiafarma informa que são falsas as informações que os testes rápidos de diagnóstico de Dengue, Zika e Febre Chikungunya tenham sido reprovados em análises conduzidas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

De acordo com a Bahiafarma, “as análises de controle realizadas pelo instituto, conduzidas em setembro de 2018, concluíram pela APROVAÇÂO dos testes rápidos de Dengue, de acordo com os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde para o insumo, e apontaram inconformidades em um lote do teste de Chikungunya e em um lote do teste de Zika – este último com data de validade já vencida”. A Bahiafarma também esclarece que “requisitou a realização de uma análise fiscal dos testes, que será conduzida por um laboratório credenciado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA