Caetité comemora em grande estilo o 2 de Julho

Sexta / 03.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Grupos de montaria e escolas municipais foram destaques durante o desfile

Incrível. É assim que podemos definir o desfile cívico do 2 de Julho em Caetité, realizado na manhã desta quinta-feira (2). Mais uma vez o evento fez valer os esforços da Administração Municipal para garantir o sucesso de um desfile que sempre supera as expectativas do público que prestigia a festa. Riqueza cultural, rigor, beleza, criatividade e participação popular marcaram a manifestação que destaca o município nos cenários estadual e nacional. Comemorar a Independência do Brasil na Bahia é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes no calendário para os moradores do município.

Realizado pela Prefeitura de Caetité, através das secretarias e Educação e de Cultura –  com envolvimento das demais pastas – o desfile cívico contou com a participação de escolas municipais e estaduais, fanfarras, Forças Armadas Brasileiras, filarmônicas, Maçonaria, Desbravadores, vaqueiros, trabalhadores rurais com carros de boi, comunidades quilombola do município, além de 20 grupos de montaria, que foram o destaque da festa.

Para o prefeito José Barreira, a Independência da Bahia em Caetité recebe uma homenagem justa, do tamanho da importância que a data representa para o povo baiano. “É um momento que merece ser celebrado pela sua grandiosidade, pela coragem daqueles que lutaram para tornar a Bahia independente. E o mais importante é saber que as pessoas participam e colaboram com a sua parte para o acontecimento desse grande desfile cívico em Caetité. É um orgulho para a administração e tenho certeza que é também para toda a população”, destaca.

Hasteamento das bandeiras - Depois da apresentação do desfile o prefeito José Barreira, a presidente da Câmara de Vereadores Jaquele Fraga e o comandante da 94º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité, major Eduardo Moreira, fizeram juntos o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Caetité.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, cada um representou uma bandeira. O prefeito foi o responsável pelo hasteamento da bandeira brasileira, enquanto que a vereadora Jaquele Fraga ficou com a do município. Já a bandeira da Bahia foi hasteada pelo major Eduardo Moreira.

Sustentabilidade - Com o tema Tradição e Movimento – Sustentabilidade: Salve, salve, Pátria Amada, o desfile contextualizou a sustentabilidade que diz respeito às escolhas, cientes de que tudo o que fazemos contribuem positiva ou negativamente para a vida, para a alteração no espaço em que vivemos e para as relações que executamos nele, seja de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos. Todas essas definições foram tratadas no desfile.

Visitantes - O 2 de Julho em Caetité também recebe inúmeros visitantes da região, como é o caso da moradora de Brumado, Riza Nathália, que saiu de sua cidade para prestigiar o evento. “Essa é a primeira vez que eu assisto ao desfile. Há anos que nós ouvimos falar e esse ano tive a oportunidade de trazer minha irmã e meu sobrinho para acompanhar. Estamos impressionados com a organização e beleza desse desfile. Com certeza iremos vir nos próximos anos”, declarou.

Prefeito José Barreira, Presidente da Câmara Jaquele Fraga e o Major PM Eduardo Moreira fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Caetité