Operação Carne Legal: Vigilância Sanitária, ADAB, 17º BPM e MP-BA realizam fiscalização em Guanambi

Quarta / 12.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

Denúncias de alimentos impróprios ao consumo sendo negociados, podem ser feitas ao Departamento de Vigilância Sanitária no número 3451-4261. (Foto: Ascom Pref. de Guanambi)

O Departamento de Vigilância Sanitária de Guanambi, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), com o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e com o Ministério Público Estadual (MP-BA), realizou nos meses de novembro e início de dezembro, a “Operação Carne Legal”, com a finalidade de coibir o abate clandestino e o comércio de carne imprópria e sem procedência de origem.

As blitz tiveram como foco desenvolver maior controle e fiscalização dos estoques, armazenamentos, condições e qualidades dos alimentos expostos ou em depósitos para serem destinados à venda, visto que, a natureza perecível dos produtos exige cuidados especiais, do contrário, podem ter graves impactos na saúde do consumidor. Segundo os técnicos da Vigilância Sanitária, é de suma importância intensificar as medidas preventivas, no sentido de evitar o quanto possível, que esses alimentos cheguem ao comércio e à mesa do consumidor. Nas operações de fiscalização foram apreendidos 53 kg de carne imprópria para o consumo.

A fiscalização seguirá sendo realizada em estabelecimentos comerciais de forma rotineira, durante todos os meses do ano. O comércio que não respeitar as normas sanitárias poderá sofrer sanções administrativas, tais como: multas, apreensões, descarte do produto e interdição de atividades comerciais. Para maiores informações e orientação aos consumidores, denúncias de alimentos impróprios ao consumo sendo negociados, o Departamento de Vigilância Sanitária disponibiliza o número 3451-4261.