Câmara de Vereadores de Caetité realiza sessão especial sobre a coleta seletiva de lixo

Terça / 11.12.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Além de gerar renda, também significa uma vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo em rios, encostas e lixões”, destaca o vereador Mario Rebouças.

Na noite da última quinta-feira (06), foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Caetité, uma Sessão Especial com o tema ‘Coleta Seletiva do Lixo’, requerida pelo vereador Mário Rebouças (PCdoB), contando com a presença de parlamentares, representantes do poder executivo, de empresas, da Coopercicli e da sociedade civil.

O autor da Sessão Especial, vereador Mário Rebouças, explicou em seu pronunciamento sobre a importância de debater o tema. “A coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo em rios, encostas e lixões. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo”, destacou.

Abrindo as explanações sobre o tema, o consultor da Coopercicli, George Euzébio, explanou dados sobre o trabalho realizado pela cooperativa na cidade. “Nosso trabalho se baseia na coleta dos resíduos que são separados por moradores e de empresas que faz a destinação para nós desse material. Porém nosso trabalho é limitado, atendemos apenas a sede do município e falta o maior envolvimento da comunidade”. “Hoje a cooperativa conta com a colaboração de 20 cooperados e possui um caminhão para coletar todo o material. Recebemos uma ajuda da prefeitura para o combustível e um motorista, e também da Bamin (Bahia Mineração)”, informou George durante suas explanações.

Durante os debates, foram propostos que sejam realizadas campanhas educativas nos bairros e através dos meios de comunicação social para a conscientização da separação do lixo para a coleta seletiva e que seja inserido a educação ambiental nas escolas. Também foi sugerido que o poder executivo proponha como condicionante para o licenciamento de empresas a separação do lixo para reciclagem e que isso seja exigido também de empresas que dispensa o licenciamento.