Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Jairo Magalhães cumpre agenda na zona rural no final de semana

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

participou de palestra ao lado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira, promovida em parceria com o Sebrae.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, cumpriu agenda no último final de semana, com foco em atividades junto a comunidades rurais. No sábado, participou de palestra ao lado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira, promovida em parceria com o Sebrae. O evento foi realizado na sede da Ascom em Mutans, com oficina sobre associativismo, promovida pela consultora Maridalva. Na ocasião, com a presença de comunidades rurais, a prefeitura reafirmou seu compromisso com o diálogo permanente com a zona rural. “Iremos nos reunir nas comunidades debatendo as demandas e desenvolvendo as ações para melhorar a qualidade de vida no campo”, disse Jairo.

No domingo à tarde, o prefeito se reuniu na Comunidade da Fazenda Cheta ao lado do Vereador Tião Nunes, onde se comprometeu com abertura de um poço artesiano e construção de caixas d’água. Além de apoiar, junto ao governo, a liberação de uma rede de energia demandada por moradores. Ainda no domingo, Jairo se reuniu com moradores da fazenda Chico Fernandes, em reunião organizada pela associação, onde anunciou a liberação de caixas d’água, apoio para extensão da rede de água captada do poço artesiano e inclusão da comunidade no projeto da adutora do Baixio. “Esse é o nosso objetivo, dialogar, respeitar as comunidades e ir atendendo os pleitos com a sinceridade e dentro das possibilidades”, frisou Jairo.

No domingo à tarde, o prefeito se reuniu na Comunidade da Fazenda Cheta, onde se comprometeu com abertura de um poço artesiano e construção de caixas d’água.

Brumado: Superintendência de Trânsito realiza 2º Seminário de Acidentes de Trânsito

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O seminário teve um formato de reunião, com o objetivo de discutir a realidade do trânsito no município e promover um debate para possíveis soluções e conscientização.

O 2º Seminário de Acidentes de Trânsito de Brumado reuniu várias autoridades do segmento no auditório da Prefeitura Municipal, na noite de segunda-feira (22). O evento foi organizado pelas Coordenações de Educação no Trânsito, Controle Viário e Estatísticas, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O seminário teve um formato de reunião, com o objetivo de discutir a realidade do trânsito no município e promover um debate para possíveis soluções e conscientização da população. Cada autoridade presente colaborou com a discussão discorrendo sobre o cenário do trânsito hoje, chamando a atenção para o respeito às leis e à vida. Compuseram a mesa de debates: o Comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Jocevã Lima Oliveira; o Comandante da CIPRV-Brumado, Major PM Selmo Luiz de Sale; Coordenadora Geral do Samu Regional, Regina Margarida Coqueiro Chaves; representantes de Centros de Formação de Condutores (CFC); representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; representantes da 18ª Ciretran; representantes da Uneb; e demais convidados. A iniciativa fez parte do movimento Maio Amarelo.

Caetité: Colégios municipais Zelinda e Nunila realizam evento Família na Escola

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O encontro teve a participação dos pais, professores, alunos e do palestrante Valdemir.

No último sábado (13), foi realizado o evento Família na Escola nos Colégios Municipais Zelinda e Nunila, no distrito de Maniaçu, em Caetité. O encontro teve a participação dos pais, professores, alunos e do palestrante Valdemir, conhecido popularmente como Dé da Carismática. A palestra abordou a temática: “O papel dos pais na educação dos filhos”. O objetivo do evento foi promover a interação entre pais, filhos e educadores. Além da palestra, o encontro com as famílias foi repleto de atrações culturais com a efetiva participação dos alunos. Na ação, foram realizadas apresentações de danças, coreografias em libras, coral, bingo, sorteio de prêmios, dentre outras. Em seguida, para abrilhantar o encontro da família foi servido um delicioso lanche, tudo bem preparado com carinho pela equipe de professores responsáveis pelo evento, funcionários e equipe gestora. “A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Por esse motivo, eventos como esse são fundamentais para sensibilizar a população com ações que levem o ambiente escolar para dentro de casa”, explicou a secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira.

O objetivo do evento foi promover a interação entre pais, filhos e educadores.

Guanambi: Secretaria de Trânsito realiza atividades na campanha do Maio Amarelo

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A mobilização teve início com reuniões setoriais, blitz educativas e prossegue com palestras na Escola Municipal Celito Brito no próximo dia 24 e IF Baiano, no dia 25, às 9h.

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRANS) de Guanambi está realizando diversas atividades educativas no contexto do Maio Amarelo, nomenclatura instituída como o mês de prevenção dos acidentes de trânsito. A mobilização teve início com reuniões setoriais, blitz educativas e prossegue com palestras na Escola Municipal Celito Brito no próximo dia 24 e IF Baiano, no dia 25, às 9h. “A adesão ao Maio Amarelo reforça o foco da gestão municipal, já que o prefeito Jairo Magalhães tem recomendado ações e iniciativas para prevenir os acidentes, inclusive com investimentos nas sinalizações, entre outros”, ponderou a Diretora da Superintendência Municipal, Eleuza Nogueira. Ela ainda destacou que é preciso combater a imprudência, uma das causas maiores dos acidentes.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. O objetivo é, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A ação vem acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. O Maio Amarelo estimula as pessoas a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. A marca que simboliza o movimento - o laço na cor amarela - segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, o de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos. O tema escolhido para a campanha deste ano é #MinhaEscolhaFazADiferença. O tema é abordado numa linguagem acessível e direta para que as dicas sejam assimiladas por todos. São orientações simples, mas importantes. Elas buscam mudar comportamentos, chamam a atenção para a reflexão, para o planejamento e um olhar sempre atento para as questões de segurança.

Prefeitura de Caetité oferece cursos profissionalizantes para manutenção em condicionadores de ar

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos são de manutenção em condicionadores de ar Split System e de NR 10.

A Prefeitura de Caetité está oferecendo novos cursos profissionalizantes. São vagas disponíveis para manutenção em condicionadores de ar Split System e de NR 10 para eletricistas. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Social com RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade (com cópias) e devem ser maiores de 18 anos.

Guanambi: Jairo Magalhães anuncia retomada das obras na Ladeira do Pará

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães esteve reunido com moradores da comunidade do Pará na Sede da Associação dos produtores.

Nesta segunda-feira (22), o Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, esteve reunido com moradores da comunidade do Pará na Sede da Associação dos produtores. Na pauta, diversas demandas que foram apresentadas pelo presidente da entidade, Seu Altino, como a pavimentação da Ladeira de acesso, recuperação da estrada e melhorias na quadra de futebol de areia. Na ocasião, Jairo agradeceu o apoio da comunidade nas eleições e ressaltou que o momento político passou, e agora é hora de unir a todos. “Por isso, estamos encarando as dificuldades, os desafios e priorizando os que mais precisam do poder público, iremos concluir todas as obas porque elas beneficiam o povo”, frisou o gestor. Ele ainda autorizou o imediato reinício das obras da Ladeira, que há muito era demandada pela população local, e anunciou ainda melhorias nas estradas e na quadra. Estiveram presentes: o vereador Vanderlei, os secretários Hélio Pereira (Agricultura e de Meio Ambiente) e André Moitinho (Saúde), que destacaram em seus pronunciamentos o empenho e o compromisso do prefeito com a zona rural.

Também estiveram presentes o vereador Vanderlei, os secretários Hélio Pereira (Agricultura e de Meio Ambiente) e André Moitinho (Saúde).

Caculé: Obra de saneamento de responsabilidade da EMBASA é realizada pelo Governo Municipal

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A obra de manilhamento foi finalizada na última semana. O setor jurídico será acionado para que os recursos usados nas obras sejam ressarcidos aos cofres municipais.

Apesar da arrecadação comprometida nos últimos anos devido à crise econômica, a Prefeitura de Caculé realizou obra de responsabilidade da EMBASA, com recursos próprios. Foram feitas várias solicitações e visitas a estatal Baiana, apesar das tentativas, nada foi resolvido. A obra de manilhamento vai da Rua Novo Mundo até a Praça Antônio Coutinho e foi finalizada na última semana. Com a ação, foram sanados alagamentos constantes que vinham ocorrendo a meses na localidade, gerando problemas para os moradores e para quem passava no local. Outros problemas, como a distribuição de água para alguns bairros da cidade, também vem sendo negligenciados pela EMBASA. O setor jurídico será acionado para que os recursos usados nas obras sejam ressarcidos aos cofres municipais.

Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado é transferida para quarta-feira (24)

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A mudança ocorreu devido ao falecimento do radialista Sinval Souza, conhecido carinhosamente como “Maluco do Veneno”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, comunica a toda a população que a sessão ordinária que aconteceria ontem (22), foi transferida para a próxima quarta-feira (24). A mudança ocorreu devido ao falecimento do radialista Sinval Souza, conhecido carinhosamente como “Maluco do Veneno”. Maluco do Veneno faleceu na manhã da segunda-feira (22), depois de ficar internado em uma UTI do Hospital de Base em Vitória da Conquista, após sofrer um grave acidente de moto em Malhada de Pedras, no último dia 18 de maio. O velório aconteceu nas dependências do legislativo brumadense.

Governo de Caetité realiza obras de recuperação da Rua Vicência Santos

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A obra, que está sendo realizada com recursos próprios, é uma reivindicação dos moradores.

Na última semana, a Prefeitura de Caetité iniciou a Drenagem Pluvial da Rua Vicência Santos, no Bairro Santo Antônio, próxima à BR 430, que liga Caetité ao município de Igaporã. “A obra, que está sendo realizada com recursos próprios, é uma reivindicação dos moradores. E assim que terminarmos essa etapa, iremos fazer a canalização do fundo do Museu do Alto Sertão (MASB), que será completamente aterrado”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim.

Caetité: Secretarias de Educação e de Cultura realizam primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os representantes dos grupos se reuniram com a secretária de Educação, Iamara Junqueira, e representantes desta secretaria e da Secretaria de Cultura.

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais de Caetité, e a cidade é das poucas da Bahia que comemoram a data máxima do estado: todos os anos os preparativos são feitos com antecedência. Uma das importantes etapas é a discussão de vários tópicos com os representantes do grupos de montaria que abrilhantam os festejos cívicos. Na última quinta-feira (18), no auditório municipal, os representantes dos grupos se reuniram com a secretária de Educação, Iamara Junqueira, e representantes desta secretaria e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A pauta da reunião foi a organização dos grupos nos desfiles, o campeonato de equinos e os ensaios.

Antes dos debates, contudo, representantes do município de Lagoa Real, última cidade a se emancipar de Caetité, estiveram presentes para convidar os caetiteenses a participarem dos festejos que lá se fazem em homenagem ao vaqueiro, no dia 4 de junho. Na ocasião os visitantes manifestaram a intenção de também se unirem ao festejo caetieense, este ano com ainda mais vaqueiros. Além dos grupos de montaria, o representante da Adab, Roberto Leônidas, esteve no encontro para realçar a participação do governo estadual no quanto diz respeito à saúde dos animais. Vários temas foram tratados, mas a deliberação que cabe ser realçada é a data de realização dos ensaios para os festejos e os grupos que deles ficaram encarregados.

No dia 4 de junho, será o primeiro ensaio, sob a responsabilidade do grupo América, auxiliado pelo Valeu Boi; no dia 11 de junho, o grupo Bruto será o responsável, secundado pelo Cavalo de Fogo; no dia 18 deste mesmo mês o ensaio ficará ao cargo da Prefeitura Municipal, a festeira maior, ocasião em que ocorrerá o Levante do Mastro; dia 25 de junho, último ensaio, será do grupo Rancho de Palha a direção, auxiliado pelo grupo da Palmeira. A temática paralela da data comemorativa da Independência da Bahia foi definida como sendo “Respeito à liberdade, apreço à tolerância”, que foi explicado na ocasião pela doutoranda Fernanda Oliveira. A administração Governo Participativo preserva a tradição e convida todos para juntos realizar um 2 de Julho cada vez melhor.

Jairo Magalhães visita fase final das obras das Faculdades Pitágoras em Guanambi

Terça / 23.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Acompanhado de vereadores, secretários municipais e demais técnicos da prefeitura, o prefeito ficou empolgado com a finalização da primeira fase do empreendimento.

Na manhã da última sexta-feira (19), o prefeito Jairo Magalhães visitou novamente a sede das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-Guanambi), instituição que ganhou seleção nacional do MEC, pelo Programa Mais Médicos, para a implantação do Curso de Medicina na cidade.  Mais cedo, no gabinete municipal, o prefeito recebeu o engenheiro e proprietário da Construtora Turano, Dr. Guilherme Turano, o Diretor de Expansão da FIP, Rafael Gontijo, e a assessora Ana Paula Lima. Na ocasião, trataram sobre questões técnicas do projeto de intervenção nas vias próximas à faculdade. Segundo o engenheiro, o cronograma está adiantado e a primeira fase da obra será entregue antes do prazo previsto. “Iremos inaugurar a primeira etapa em 12 de junho, assim como toda a estrutura do andar térreo, como laboratórios, que já estão sendo montados, e salas de aula já entrando em processo de acabamento”, frisou Turano.

Acompanhado de vereadores, secretários municipais e demais técnicos da prefeitura, o prefeito ficou empolgado com a finalização da primeira fase do empreendimento. “Este curso de medicina em Guanambi, nos padrões das Faculdades Pitágoras, irá firmar a cidade como polo de ensino superior, devido o seu nome e credibilidade firmados por décadas no mercado educacional”, salientou Jairo. “Nos próximos meses iremos realizar o vestibular do curso de medicina, e a intenção da faculdade é investir muito em Guanambi, trazendo os cursos e o alto conceito da FIP para a cidade e região”, frisou Rafael Gontijo.

No gabinete, o prefeito recebeu o engenheiro e proprietário da Construtora Turano, Dr. Guilherme Turano, o Diretor de Expansão da FIP, Rafael Gontijo, e a assessora Ana Paula Lima.

Governador Rui Costa receberá presidentes dos consórcios de saúde dos municípios de Irecê e Guanambi

Segunda / 22.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

As discussões estarão voltadas para as especialidades das policlínicas regionais e roteiro dos ônibus que darão acesso aos pacientes.

Na próxima quinta-feira (25), às 8h30, ainda na sala de reuniões, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o governador Rui Costa vai se reunir com os presidentes de consórcios de saúde dos municípios de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas. As discussões estarão voltadas para as especialidades das policlínicas regionais e roteiro dos ônibus que darão acesso aos pacientes. No mesmo dia, às 14h, Rui Costa receberá duas companhias chinesas para tratar de assuntos como a construção da ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Complexo Porto Sul.

Guanambi sediou Encontro da Rede de Assistência Técnica Formativa de Planos de Carreira e Remuneração

Segunda / 22.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Participaram do encontro Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Guanambi, Candiba, Pindaí, Ibiassucê, Lagoa Real, Caetité, Urandi, Caculé, Livramento, Dom Basílio, M. de Pedras e Rio do Antônio.

Nos dias 18 e 19 de maio, foi realizado em Guanambi o encontro de formação de gestores das redes públicas de ensino e equipes responsáveis por processos de construção, revisão, implantação e gestão de planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação escolar básica pública. Participaram do encontro, representantes educacionais dos municípios Sebastião Laranjeiras, Iuiú, Guanambi, Candiba, Pindaí, Ibiassucê, Lagoa Real, Caetité, Urandi, Caculé, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Malhada de Pedras e Rio do Antônio. A formação foi mediada pelo membro da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME–BA), Coordenador Marcone, que esteve durante os dois dias esclarecendo dúvidas, discutindo projetos e avaliando a situação particular de cada município, de acordo com os apontamentos dos gestores educacionais. A secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, participou ativamente do momento e reafirmou a necessidade constante de reavaliação dos planos de carreira dos professores. “Sabemos das dificuldades que nossos professores enfrentam na sala de aula, estaremos buscando sempre pela melhoria das práticas educacionais, mas cuidaremos também de nossos profissionais, buscando cada vez mais a valorização merecida”, frisou a educadora.

Encontro discutiu mobilização ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Guanambi

Segunda / 22.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O encontro, que aconteceu na no auditório da Câmara, foi fruto da parceria com o Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, CMDCA e das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

Na última quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi promoveu, em parceria com diversas entidades e conselhos municipais, o encontro de mobilização ao Dia Nacional do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, realizado no mesmo dia em todo do Brasil. O encontro, que aconteceu na no auditório da Câmara de Vereadores, foi fruto da parceria com o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. Estiveram presentes no evento: a primeira-dama Gabriela Barros; o secretário de Assistência Social Francisco Donato; representante do Grupo GTI-Peti, Deusane Lobo; a presidente do Conselho Tutelar de Guanambi, Ediene Dourado; representante do CMDCA, Valmária Neves; secretário de Saúde André Moitinho; e os vereadores Edileno Oliveira e Maria Silvia. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama, secretários, vereadores e população em geral.

Rui receberá investidores chineses para discutir ponte Salvador-Itaparica, Fiol e Porto Sul

Segunda / 22.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa receberá, na próxima quinta-feira (25), duas companhias chinesas para tratar de assuntos como a construção da ponte Salvador-Itaparica.

Nesta segunda-feira (22), o governador Rui Costa dá início à agenda de trabalhos na região do sisal. No primeiro compromisso oficial, no município de Nordestina, consta a visita à empresa Lipari Mineração Ltda. Na oportunidade, Rui visitará a mina Braúna, a primeira mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte primária de diamante. Na terça-feira (23), de volta à capital baiana, Rui vai receber no prédio da governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os representantes da indústria farmacêutica chinesa Fosum Pharma. O assunto em questão são os investimentos ligados a serviços de saúde.

Já na quarta-feira (24), às 14h, também no CAB, o governador recebe Pedro Wongtschowski, membro administrativo da empresa Ultrapar, companhia brasileira que atua nos setores de distribuição de combustíveis e na produção de especialidades químicas. No encontro vão ser discutidos temas como operações regionais, panorama e perspectivas sociais. No mesmo dia, às 15h30, ainda na governadoria, Rui será apresentado a Erik Breye, novo presidente do grupo Invepar, empresa brasileira que atua no segmento de infraestrutura em transportes no Brasil e no exterior. O encontro entre Rui e Erick terá foco em gestão e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana e aeroportos.

Na quinta-feira (25), às 8h30, ainda na sala de reuniões, no CAB, o governador vai se reunir com os presidentes de consórcios de saúde dos municípios de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas. As discussões estarão voltadas para as especialidades das policlínicas regionais e roteiro dos ônibus que darão acesso aos pacientes. No mesmo dia, às 14h, Rui Costa receberá duas companhias chinesas para tratar de assuntos como a construção da ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Complexo Porto Sul.