Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 13/06

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira, dia 13/06, das 08h45 às 14h, no bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Governador Nilo Coelho e Rua Domingos A. Teixeira. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Show do Pe. João Carlos encerrará Festa em Louvor a Santo Antônio

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Pe. João Carlos é sacerdote da Congregação Salesiana, com 27 anos de ministério e 20 de carreira musical.

Como já é de costume, os festejos de Santo Antônio, padroeiro da paróquia de Guanambi, são encerrados no dia 13 de junho, com a Celebração Eucarística seguida de procissão e um momento cultural com um show religioso na Praça do Feijão. Este ano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guanambi, terá a apresentação do Pe. João Carlos, sacerdote da Congregação Salesiana, com 27 anos de ministério e 20 de carreira musical. Pernambucano de Palmares, atualmente ele dirige o Colégio Salesiano do Recife. Fundou e coordena a Associação Missionária Amanhecer (AMA), que agrega pessoas interessadas na evangelização nos meios de comunicação social. Apresenta programas de rádio e de TV na área religiosa. Com sua carreta-palco, é conhecido por seus shows e suas músicas inspiradas em temas bíblicos e religiosos. Pe. João tem oito CDs editados por Paulinas COMEP e recentemente lançou, pela Som Livre, seu novo disco: Amor Imenso. O álbum traz 17 canções sobre o amor e o cuidado de Deus e a importância de buscar a Sua presença no dia a dia. Entre elas estão autorias do próprio padre, como “Meu bom Deus”, “É hora” e “Purifica-me”, além de músicas inéditas na voz do sacerdote, como a faixa que dá nome ao trabalho, e regravações de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, como “O homem” e “Nossa Senhora”.

Lençóis: Deputada Ivana Bastos conquista recuperação da BA-144

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A recuperação do trecho foi solicitada pela deputada Ivana Bastos (PSD) e pela líder política do município de Lençóis, Vanessa Senna.

Em resposta à solicitação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e da líder política do município de Lençóis, Vanessa Senna, foram iniciados na quarta-feira (7) os serviços de manutenção e conservação na BA-144, no trecho que liga o município de Lençóis à BR-242. O diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, enviou um ofício para a deputada informando o atendimento do pedido. No momento será realizada uma operação Tapa-Buraco no local, bem como será aplicada uma capa selante para dar maior durabilidade e resistência na superfície da pista. O trecho também receberá sinalização horizontal. “As obras estão sendo executadas com materiais de qualidade para que a manutenção e conservação do trecho durem por mais tempo até que seja feita a reconstrução total. Deixamos claro que iríamos lutar para que a população recebesse o melhor”, frisou Ivana. No ofício enviado a parlamentar, o superintendente informou ainda que para realizar a reconstrução do trecho o órgão está viabilizando a elaboração do Projeto Básico de Engenharia, para iniciar o processo licitatório e posterior contratação dos serviços.

Governo de Caculé implanta iluminação em LED na Rua Abdenor Brito

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Rua Abdenor Brito já havia recebido pavimentação asfáltica e redes de água e energia.

O Governo de Caculé vem realizando importantes obras que melhoram a mobilidade e o fluxo de pessoas e veículos no município. A nova Rua Abdenor Brito, que recebeu a pouco tempo pavimentação asfáltica e redes de água e energia, nos últimos dias também foi contemplada com moderna iluminação em LED. A próxima etapa prevista é o manilhamento e a canalização de esgoto do local. O Governo Municipal acredita que a concessão e melhoria da rua, além de facilitar o acesso nas imediações, geram mais conforto e segurança para os municípios.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 12/06

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima segunda-feira, dia 12/06, das 12h às 17h30, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Presidente Dutra, Rua Bartolomeu Dias, Rua Café Filho, Rua Genésio Rodrigues, Rua Padre Manoel da Nobrega, Rua Francisco de Macedo e Rua Tenente Ovídio. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Safra baiana de grãos cresceu 38,4% em maio, aponta IBGE

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Entre os produtos, a produção e soja teve crescimento de 50,9% em relação ao ano passado, quarta maior alta entre os estados.

A safra baiana de grãos em maio foi 38,4% maior do que a obtida no mesmo mês no ano passado. Segundo levantamento do IBGE, foram 7,6 milhões de toneladas colhidas no quinto mês do ano no estado. Em 2016, a safra de maio foi de 5,5 milhões de grãos. Entre os produtos, a produção e soja teve crescimento de 50,9% em relação ao ano passado, quarta maior alta entre os estados. Ainda segundo levantamento, a área a ser colhida com grãos está estimada em 2.946.894 hectares e deverá aumentar 5,9% frente à de 2016 (2,783 milhões de hectares). Em relação a abril, a estimativa de produção baiana de grãos se manteve estável, com uma pequena variação positiva (0,6%) na área a ser colhida. Conforme o estudo, a previsão de safra 2017 atualizada em maio mantém a Bahia como o oitavo estado produtor de grãos do país. O estado é responsável por 3,2% da safra nacional, estimada em 238,6 milhões de toneladas, aumento de 29,2% em relação ao ano de 2016 e também estabilidade (+0,2%) em relação à previsão de abril. Mesmo com o crescimento da produção, o IBGE informa que a participação da Bahia na safra brasileira de grãos tem caído sistematicamente ao longo deste ano: era de 3,7% na estimativa de janeiro, chegando a 3,2% em maio. Mato Grosso permanece na liderança, sendo responsável por 25,6% da safra, seguido pelo Paraná (17,9%) e Rio Grande do Sul (15,8%). Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado mensalmente pelo IBGE. O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) engloba os seguintes produtos: arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol.

Governo de Caetité promove audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A audiência pública sobre o PME acontece no Centro de Treinamento Pedagógico, nesta sexta-feira (09).

Na manhã desta sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi e a Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) realiza a 2ª Audiência Pública sobre o PME, no Centro de Treinamento Pedagógico, com o objetivo de avaliar o referido plano. Representantes de diversos segmentos educacionais deverão participar do evento, assim como o prefeito Jairo Magalhães e a secretária Municipal de Educação, professora Maristela Cavalcante. “Reforço o convite, não só para os educadores, mas toda a sociedade, pais, alunos, etc, para participarem dos debates e discussão do nosso plano”, salientou a secretária. O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantir a identidade e autonomia do município.

Prefeitura de Caetité participa de reunião com representantes da Bahia Mineração

Sexta / 09.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Bahia Mineração apresentou projetos para serem implantados no município.

Na última quarta-feira (07), o prefeito de Caetité, Aldo Gondim, secretários municipais e vereadores participaram de uma reunião com representantes da Bahia Mineração (Bamin), que está com previsão de implantar um Sistema de Deposição de Rejeito no município. A expectativa é que durante a fase de operação desse projeto, cerca de 1.800 pessoas sejam empregadas diretamente e, na fase de implantação, esse número pode chegar a 4.500. “O sistema de rejeito a ser construído na Bahia Mineração segue a tendência atual quanto às questões de segurança e meio ambiente, sendo a principal metodologia adotada por países mineradores como Canadá e Chile”, explicou Wilson Thibes, Gerente de Mina de Operação da Bamin. O prefeito Aldo Gondim destacou que a administração municipal enxerga com bons olhos o funcionamento da empresa na região, principalmente como importante fonte de geração de emprego. “Já tenho me colocado como parceiro dessa empresa, no sentido de colaborar e apoiar o projeto, como também de cobrar. Não só cobrar explicações e esclarecimento sobre os impactos ambientais, mas, sobretudo na geração de emprego para o povo de Caetité. Somos parceiros e uma equipe engajada nesse projeto”, declarou o prefeito.

Presente na reunião, o Procurador do Município, Élcio Dourado, destacou que é evidente que a gestão municipal e poder público local é obrigado a lutar para incentivar e recepcionar esses empreendimentos,  mas também é obrigado a tratar os impactos positivos e negativos  que eles  trazem. “E na aérea de mineração isso é uma consequência natural. Nosso esforço, portanto, é trazer a locomotiva do desenvolvimento pra o município, mas sempre amparado pela locomotiva social e de amparo à comunidade”, destacou Dr. Élcio. O Gerente de Meio Ambiente, Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Bamin, Albano Soares, destacou que essa é uma das preocupações fundamentais da empresa que trabalha sempre com projetos voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento social. Soares destacou ainda que a Bamin está se preparando para dar início aos trabalhos o quanto antes, mas há um entrave nas esferas estadual e federal, principalmente no tocante à construção da Ferrovia Oeste Leste (FIOL), fundamental para as atividades da empresa. Nesse sentido, o prefeito Aldo Gondim convocou os vereadores para juntos irem a Brasília cobrar do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, urgência na publicação do edital de concessão da Ferrovia.

O prefeito Aldo Gondim destacou que a administração municipal enxerga com bons olhos o funcionamento da empresa na região.

TCM aprova formulação de representação ao MPE contra o ex-prefeito de Boquira

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A relatoria apurou a existência de irregularidades nas contratações de artistas e bandas musicais na época que o ex-prefeito Marco Túlio Vilasboas era gestor da cidade.

Na sessão de ontem (07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Boquira, Marco Túlio Vilasboas. Os conselheiros pedem que seja apurada a provável prática de ato de improbidade administrativa na contratação das empresas Atrativa Produções e UP Produtora de Eventos, que realizaram apresentação de artistas/bandas musicais nos festejos juninos de 2014, mesmo após o município ter decretado situação de emergência por conta da seca que assolava a região. O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, multou o gestor em R$25 mil. As empresas foram contratadas sem a realização de procedimento licitatório e receberam da prefeitura pagamentos que somaram R$ 499 mil. Os processos administrativos não apresentaram razões ou justificativas para a escolha das empresas e bandas, nem razões para que não houvesse competição para a definição das atrações artísticas.

A relatoria apurou a existência de irregularidades nas contratações, principalmente em razão dos altos valores pagos para a apresentação de tais artistas e bandas musicais, de pouca ou nenhuma notoriedade. Além disso, os preços cobrados sofreram aumento significativo em virtude da intermediação de terceiros nos contratos celebrados com a Prefeitura, o que não ocorreria com a contratação direta ou através de representante legal exclusivo. O relator destacou a contratação da Banda Seu Luiz como exemplo de relação inadequada de empresários com o ente público, vez que a apresentação foi precificada contratualmente em R$ 3,5 mil, mas foi vendida ao município de Boquira por R$ 15 mil, o que é inaceitável. Cabe recurso da decisão.

Embasa: Conta de água fica mais cara na Bahia

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O consumidor passará a pagar 8,8% a mais para o consumo de 40% a menos, isso porque a Embasa mudou também a forma de cálculo da cobrança.

Na Bahia, o aumento nas contas de água e esgoto entrou em vigor na última terça-feira (6) e deve ser cobrado na fatura do próximo mês. O consumidor passará a pagar 8,8% a mais para o consumo de 40% a menos, isso porque a Embasa mudou também a forma de cálculo da cobrança. A taxa mínima subiu de R$ 25,30 para R$ 27,50. Se antes o pagamento mínimo era equivalente ao consumo de até 10 mil litros por mês, depois do reajuste o mínimo passa a valer para o consumo de apenas 6 mil litros. Já a taxa de esgoto, que é cobrada com o percentual de 80% em cima da taxa mínima, passa de R$ 45,50 para R$ 49,50. De acordo com o G1, para quem participa de programas sociais como o Bolsa Família, as tarifas também sairão mais caras. O consumo mínimo vai de R$ 11,30 para R$ 12,30. No caso das famílias que possuem rede de esgoto, o valor vai de R$ 20,34 para R$ 22,14. Inicialmente, a Embasa solicitou o aumento de 53%, que não foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). A empresa usou como argumento para o reajuste o desequilíbrio econômico-financeiro gerado pela expansão do serviço de água e esgoto.

Governo de Caetité entrega sala para realização de endoscopia na UPA

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Aldo Gondim e a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, entregaram a sala nesta quinta-feira (08).

Na manhã desta quinta-feira (08), o prefeito de Caetité, Aldo Gondim, e a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, entregaram uma sala própria para realização de Endoscopia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local atende todas as medidas impostas pelas Agências de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Nacional de Saúde (ANS), sendo dotada de sala de exames, sala de recuperação dos pacientes e sala para esterilização do material. “Cada serviço e sistema novo que nós estamos lançando na cidade significa ampliação no atendimento à população. E essa sala de atendimento próprio é mais uma grande conquista. Os pacientes atendidos aqui pelo médico gastroenterologista, Leonardo Abreu, serão os oriundos das Unidades Básicas de Saúde e poderão realizar, caso seja necessário, endoscopia digestiva, colonoscopia e retossigmoidoscopia”, explicou Cynthia Lopes.

O prefeito Aldo Gondim destacou que o município já oferecia esse serviço, mas de forma terceirizada. “Ter um espaço próprio para a realização desse tipo de serviço é fundamental para um melhor atendimento à população. Sabemos que a saúde pública é deficitária em todo o sistema nacional, mas eu, enquanto prefeito, e toda a nossa equipe de governo, estamos nos empenhando de forma significativa, para que tenhamos uma saúde que atenda a contento toda a população”, declarou gestor. Aldo destacou, ainda, que nos próximos dias serão anunciadas importantes ações para ampliar a qualidade no atendimento à saúde de Caetité. “Nos últimos meses ampliamos nossa oferta de serviços como a realização de ultrassonografia, atendimento com cardiologista, urologista, ginecologista e, em breve, iremos apresentar outras especialidades ao nosso povo. Com isso, visamos ofertar uma saúde de qualidade”, finalizou o prefeito. Estiveram presentes no encontro de abertura do novo espaço, os vereadores Arual Rachid, Cláudio Borges, Jairo Fraga, João do Povo, Nen de Dácio e Zacarias Nogueira.

Os pacientes serão atendidos pelo médico gastroenterologista, Leonardo Abreu.

Guanambi: Jairo Magalhães defende fortalecimento dos municípios durante encontro da UPB

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Durante a abertura oficial, o prefeito parabenizou a UPB pela iniciativa e defendeu a mobilização e fortalecimento dos municípios para novas conquistas.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, foi o anfitrião do Projeto UPB Itinerante realizado no centro cultural do município. O curso de capacitação foi promovido pela União das Prefeituras da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Sebrae e Caixa Econômica Federal. Palestras, debates e oficinas foram focos da programação com a participação de técnicos e diretores dos órgãos envolvidos. Durante a abertura oficial, o prefeito parabenizou a UPB pela iniciativa e defendeu a mobilização e fortalecimento dos municípios para novas conquistas. “Já avançamos muito com a queda do veto do INSS, mas nossa bandeira é modificar os custeios de repasses na educação e na saúde, no que diz respeito a folha de pessoal, pois saúde e educação não é gasto e sim investimento”, destacou Jairo. Durante o ato, fizeram uso da palavra: o Presidente da UPB, Eures Ribeiro; prefeito de Rio do Pires; Vânio; prefeito de Matina, Juscélio Fonseca; ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes; prefeito de Urandi, Dr. Dorival, além de representantes dos órgãos parceiros. Estiveram presentes no evento, prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e assessores de 38 municípios da região.

Estiveram presentes no evento, prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e assessores de 38 municípios da região.

OAB realiza audiências públicas em cidades que fazem parte da Subseção de Conquista para tratar de extinção de comarcas

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Comitiva da OAB esteve presente em Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Planalto, Poções e Tremedal.

Com o lema “Nem mesmo uma Comarca a menos” a OAB em Vitória da Conquista realizou audiências públicas em todas as Comarcas abrangidas pela Subseção. As ações coletivas se deram após relatos de um estudo do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) que visa fechar inúmeras comarcas no interior da Bahia. Dados extraídos do Relatório Analítico e Infográfico da “Justiça em Números” do CNJ apontam um déficit no estado da Bahia de 231 juízes e 25.769 servidores. Os números retratam a triste realidade. Segundo a OAB, a desativação/agregação/extinção de comarcas é uma medida restritiva de Acesso à Justiça, de modo que representa retrocesso para a sociedade e para o Judiciário. Se a medida for aprovada, os processos serão absorvidos por outra Comarca, diga-se de passagem, que também tem deficiências estruturais com quadro reduzido de servidores. Isso certamente agravará ainda mais o cenário de morosidade da prestação jurisdicional.

A Comitiva da OAB esteve presente em Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Planalto, Poções e Tremedal, apresentando em Audiências Públicas a discordância e o repúdio à proposta do TJBA. A Ordem obteve apoio irrestrito de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, Servidores Públicos, membros de setores da sociedade civil organizada e vários Advogado militantes, ressaltando a importância de cada comarca para a sociedade. “Esta não é uma batalha somente da Advocacia, esta não é uma exclusiva batalha do servidor do judiciário, esta é uma batalha de toda a sociedade. Quando se propõe a extinção de uma comarca numa cidade pequena, não temos apenas o decréscimo da atividade profissional da advocacia, mas também um retrocesso social”, destacou o presidente da OAB em Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, em um dos seus pronunciamentos.

Nas ações, também foi exposto que a desativação de uma Comarca causa um problema de ordem social, que enseja sérios e graves prejuízos para os advogados e jurisdicionados, além do reflexo negativo na economia local. Em alguns casos, a Ordem também cobrou a designação de juízes e promotores titulares para as Comarcas. Firmes nessa luta, os delegados da OAB nas Comarcas realizam estudo com levantamento acerca da importância de cada Comarca. Números de processos em andamento, público e região abrangida por cada Comarca são parte da pesquisa que será apresentada à Presidência do TJBA.

Acerca de uma lista informal que circulou pelas redes sociais no dia de hoje, a OAB reiterou o seu inconformismo, pelo que contactou imediatamente os representantes de Planalto, Anagé e Belo Campo para que se movimentem junto com a Ordem contra a desativação ou manutenção da agregação. Os prefeitos dessas cidades já se movimentaram para marcação de audiência com a Presidente do TJ na tentativa de evitar o fechamento, lembrando que Anagé e Planalto possuem juízes titulares e fóruns próprios muito bem equipados. Apesar da incerteza sobre quais comarcas serão desativadas, a OAB Conquista se antecipa e luta incessantemente contra essa medida do TJ-BA, que para a Ordem é totalmente equivocada.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 11/06

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 11/06, das 07h45 às 13h45, no bairro Bela Vista, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Carijós, Rua Heitor Dias, Rua General Cordeiro de Farias, Rua Jonas Rodrigues, Travessa Regis Pacheco, Travessa Vicente de Paula, Praça Josafá Moura, Rua Porto Seguro, Rua Sinésio Bastos e Rua Otacílio Lopes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Bahia é líder nacional na comercialização de projetos de energia solar, com participação de 31% dos leilões

Quinta / 08.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Dez municípios deverão ser beneficiados com 49 novos projetos previstos para serem inaugurados em um ano.

O sol que irradia no semiárido tem sido melhor aproveitado depois que a Bahia incrementou a produção de energia limpa. Na liderança do setor de comercialização de energia solar fotovoltaica, a Bahia dispara com a abertura de mais empreendimentos. Nesta semana, o maior parque de geração de energia solar do país, da empresa Enel Green Power, no município de Bom Jesus da Lapa, entrou em operação. De acordo com a Enel, a energia é suficiente para atender por ano o consumo de mais de 166 mil lares, evitando a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera. “Empresas preocupadas com o meio ambiente que agreguem valor ao estado e tragam benefícios à população são o foco da política de atração de investimentos da Bahia. No segmento de energia renovável, estamos dando o exemplo para o Brasil. Somos líderes no país comercialização de projetos de energia solar com a participação de 31% nos leilões”, explicou Jaques Wagner, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Os investimentos não param por aí. A previsão é que outros 10 municípios sejam beneficiados com os 49 projetos previstos para a inauguração no estado dentro de um ano, com aportes de R$ 6,1 bilhões. Os municípios que mais possuem projetos são Tabocas do Brejo Velho, com 18 projetos, Bom Jesus da Lapa com 14 e Caetité com 7. Todo o processo de prospecção, captação e acompanhamento é realizado pela SDE. “Desde o licenciamento, regularização fundiária, logística para transporte de equipamentos, articulação com sindicatos e secretarias; prefeituras até a concessão de benefícios. Não seria possível a instalação destas empresas se não fosse o trabalho da secretaria”, explicou Laís Maciel, diretora da SDE.

A agilidade das prefeituras é outro ponto fundamental para a instalação dessas empresas. “Em Bom Jesus da Lapa, a prefeitura acompanhou de perto os licenciamentos ambientais e aprovou a diminuição dos encargos para a implantação”, explicou o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. O Governo do Estado tem investido no segmento renovável pela capacidade de gerar energia não poluente e pela empregabilidade do setor. Dados da ABSOLAR mostram que a média é de 30 empregos gerados por cada megawatt instalado, em toda a cadeia produtiva (equipamentos, construção, operação e manutenção).