Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Animais de rua estão sendo encaminhados para o Centro de Controle de Natalidade

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Centro de Controle de Natalidade Canina está localizado na BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, ao lado da antiga Marchantaria. (Foto: Ascom Guanambi)

A Secretaria de Saúde de Guanambi realizou na noite desta segunda-feira (29), o recolhimento de cães de rua em diversas regiões da cidade. A ação, que foi acompanhada pelo Secretário de Saúde André Moitinho, foi realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que capturou no primeiro dia 14 animais, na Praça do Feijão e demais ruas do centro, Mercado Municipal, Bairro Brasília, entre outras.

Os animais, machos e fêmeas recolhidos foram encaminhados para o recém inaugurado Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC) (Veja mais) está localizado na BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, ao lado da antiga Marchantaria. “Iniciamos este trabalho que irá impedir de forma substancial a proliferação de doenças, acidentes de trânsito ocasionados por animais de rua, ataques a transeuntes, diminuindo a médio prazo a população de cães errantes pela cidade, oferecendo um tratamento digno aos animais, dentro dos protocolos exigidos pelos órgãos reguladores”, frisou o secretário.

O CCNC tem a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano. Os animais que estão sendo capturados nas vias públicas, passam por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e posteriormente é colocado para adoção, em parceria com ONGs de proteção animal. O Centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, baias coletivas e individuais, e conta com a supervisão técnica do veterinário Dácio Plácido e demais profissionais da área. 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.