Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia: Sihs fecha parceria com UFOB em prol de esgotamento sanitário sustentável

Segunda / 17.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Sihs e a UFOB se reuniram para fechar parceria (Foto: Mário Marques).

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (Sihs) fechou parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em prol da viabilização de esgotamento sanitário da unidade sustentável e ambientalmente correto.  Após visita da reitora, Iracema Veloso, que explicitou as dificuldades para a coleta, tratamento e em especial destino final do esgoto produzido, devido ao local ficar na bacia do Rio de Ondas, utilizado pelos moradores como balneário. Veloso afirmou ainda que encontra-se em fase final a construção do refeitório que irá fornecer duas mil refeições na primeira etapa e cinco mil na etapa final, que elevará a produção do esgoto doméstico, bem como passará a ter o industrial, tornando o tratamento ainda mais complexo. Com base nisso, a Sihs apresentou experiências com utilização de Estações de tratamento de esgotos sanitários (ETEs) compactas. “De forma que seja utilizado o reuso final do efluente na irrigação do gramado existente, futuras plantações, limpeza de áreas, banheiros e outros e não no rio como era proposto inicialmente”, destacou o superintendente de saneamento, José Moreira. O projeto será desenvolvido pelos próprios alunos, com apoio da Sihs, tornando o sistema totalmente sustentável e ambientalmente correto.

Brumado: Coordenação de Educação no Trânsito alerta população para uso de vagas preferenciais

Segunda / 17.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Coordenador de Educação no Trânsito destacou que as vagas especiais destinam-se aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência.

Diante da disposição de vagas preferenciais no sistema viário brumadense, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) chama a atenção da população para o uso adequado dessas vagas de estacionamento. Com o objetivo de esclarecer sobre a conduta correta nesses casos, o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, determinou a Coordenação de Educação no Trânsito o desenvolvimento de orientações pertinentes para que o cidadão tenha maior atenção diante da sinalização horizontal e vertical afixada nas vagas especiais. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, destacou que as vagas especiais destinam-se aos veículos conduzidos ou que transportem pessoas portadoras de deficiência, comprometimento visual ou mental, mobilidade física reduzida permanente ou temporária, sendo elas proprietárias ou não do automóvel, de modo a prover a acessibilidade e facilitar a sua locomoção. Além disso, também se destinam a idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.

Guajeru: Município é contemplado com mais um trator agrícola pelo Governo do Estado

Segunda / 17.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O trator agrícola e implementos foram entregue ao prefeito Gil Rocha por Rui Costa e pelo secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, em ato realizado na cidade Guanambi.

No último sábado (15), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, recebeu mais um trator agrícola e implementos, que foram entregues pelo governador Rui Costa e pelo deputado licenciado e secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, em ato realizado na cidade Guanambi. Na ocasião, Gil Rocha esteve acompanhado do vice-prefeito Galego e dos vereadores Zé Carlos, Ney Costa, Nilson Mesquita e Manoel de Noca. Segundo o prefeito, o trator ficará a serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e será disponibilizado para todas as associações do município, de modo a atender as demandas dos agricultores. “O fortalecimento da agricultura e o apoio ao homem do campo têm sido algumas de nossas prioridades. Hoje conseguimos mais um trator agrícola, o terceiro em nossa gestão, que beneficiará dezenas de produtores em sua lida no campo, provendo a otimização do trabalho e o fortalecimento da produtividade”, destacou. Segundo programação do Governo de Guajeru, na próxima segunda-feira (24) será inaugurada o Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), que tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura. Na oportunidade será feita a entrega oficial do trator agrícola ao município.

Jairo Magalhães e Rui Costa inauguram escola e unidade de saúde em Guanambi; prefeito anuncia mais obras para 2017

Segunda / 17.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães e Rui Costa Magalhães inauguraram a Unidade de Saúde Colentina Cerqueira S. Vieira, que irá atender os moradores dos Bairros Lagoinha, Araújo e Vasconcelos.

No último sábado (15), a cidade de Guanambi esteve em festa para receber o governador Rui Costa e sua comitiva formada por secretários estaduais, deputados e autoridades. Rui foi recepcionado pelo prefeito Jairo Magalhães e sua equipe, e juntos inauguraram a Unidade de Saúde Colentina Cerqueira S. Vieira, que irá atender os moradores dos Bairros Lagoinha, Araújo e Vasconcelos. A Unidade agora é dotada de amplo espaço, equipamentos modernos e estrutura para um atendimento mais humanizado. Ao todo, com a construção, mobiliário e equipamentos, foram investidos mais de R$ 600 mil reais. Em seguida, entregaram para os moradores da mesma região, a nova e moderna sede da Escola Municipal Vereador João Farias Cotrim.

Localizada na Av. Tiradentes, no bairro Lagoinha, a nova estrutura da escola atenderá os alunos do Ensino Infantil e Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, das famílias da localidade e dos bairros Araújo, Taboinha, Vasconcelos, Vila Nova, Monte Pascoal e adjacências. A unidade foi construída com dois pavimentos, interligada com rampas largas e materiais dentro dos mais modernos padrões de qualidade existentes no mercado, dez salas de aulas amplas e arejadas, brinquedoteca, quadra poliesportiva coberta, biblioteca com sala de leitura, sala multifuncional, parque infantil, telhado com cobertura térmica e pátio em cobertura em policarbonato, além de novo mobiliário. Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões e 100 mil reais, com recursos próprios do município.

No seu pronunciamento, Jairo anunciou a construção da praça localizada em frente à unidade de saúde inaugurada. “E os bairros desta região, além de receberem uma nova escola e unidade de saúde, também terão uma nova praça. Já está autorizado a elaboração do projeto para a construção, dentro dos padrões que estamos construindo, com aparelhos de ginástica, parque infantil, etc.”, disse. O prefeito Jairo Magalhães anunciou ainda no seu pronunciamento a inauguração de três novas unidades de saúde porte 2 no segundo semestre, o que irá elevar a cidade para uma cobertura de atenção básica superior a 90%, uma das maiores do nordeste.

Já no Hospital Regional foi inaugurado o Centro de Diagnóstico por Imagem, para o qual anunciou mais 15 novos leitos de unidade semi-intensiva.

Guajeru: Município se integra ao Consórcio Público de Saúde da região de Brumado

Segunda / 17.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Gil Rocha ressaltou que “é preciso que cada gestor, com sua equipe, faça um estudo no seu município e veja qual a real necessidade de cada um”.

No dia 10 de julho, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, e a secretária de Saúde, Érica Leal, estiveram em reunião para aprovação do estatuto e escolha do presidente do Consórcio Público de Saúde da região de Brumado. O Consorcio é uma estratégia que o Governo da Bahia buscou para fortalecer a saúde das microrregiões do Estado da Bahia. Nos últimos meses, o Prefeito Gil Rocha e secretária municipal de Saúde, juntamente com os representantes dos demais municípios que integram o consórcio, vêm intensificando as discussões a cerca da necessidade de consolidar o Consorcio Publico na região de Brumado.

Com a formação do consórcio, o Estado destinará 40% dos recursos necessários para o custeio dos serviços ofertados e 60% os municípios consorciados irão fazer um rateio de acordo com a população.  “Isso resultará em melhorias na assistência de média e alta complexidade prestada aos nossos munícipes guajeruenses. Além de consultas e exames das diversas especialidades, teremos disponíveis leitos de UTI Neonatal e Adulta (que era a única da região sudoeste que ainda não tinha este tipo de serviço) e transporte específico (Ônibus) para deslocamento do município de Guajeru até o município Brumado, sede do consórcio”, destacou Érica Leal.

O prefeito Gil Rocha ressaltou que “é preciso que cada gestor, com sua equipe, faça um estudo no seu município e veja qual a real necessidade de cada um, para que nós não coloquemos serviços que já são oferecidos à população e possamos de fato ampliar a oferta”. Procedimentos como endoscopia, colonoscopia, ressonância e tomografia, entre outros, serão oferecidos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. “Futuramente poderemos ampliar estes serviços, chegando a oferecer até cirurgias neuro ou cardíaca, tudo dependendo de como irá funcionar o consórcio, na medida em que forem surgindo as demandas e necessidades da região”, acrescentou Érica Leal.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no Distrito de Mutans

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima segunda-feira, dia 17/07, das 08h45 às 14h45, no Distrito de Mutans, no município de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Fazenda Tabuinha. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Governo de Caculé ofertou curso para merendeira e palestra para recepcionistas

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

As merendeiras receberam curso com a nutricionista Juliana Rebouças, e as recepcionistas e demais servidores participaram de palestra com Alexandra Souza.

O Governo de Caculé considera que a capacitação dos servidores públicos é muito importante para que o trabalho aconteça com eficiência e qualidade. Pensando nisso, na última semana, foram ofertadas duas palestras para diferentes setores do Governo Municipal. As merendeiras receberam curso de capacitação com a nutricionista Juliana Rebouças, que falou sobre os cuidados que elas devem ter com os alimentos, dando noções de higiene, conservação, entre outros. Já as recepcionistas e demais servidores participaram de palestra com o tema “O Amanhã Começa Hoje”. A palestrante Alexandra Souza explanou sobre motivação, excelência no trabalho e a importância de gostar do que faz.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Jardim Brasil

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 16/07, das 08h às 14h, no bairro Jardim Brasil, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Vereador Paulo Chaves, Rua Vó Congonha, Av. Nossa Senhora dos Verdes, Av. Vereadora Esther Trindade Serra, Rua Wilson Farane, Rua Sergipe, Rua Bahia, Rua Ceará, Rua São João, Rua Guilhermino Ribeiro, Rua Tanque do Abaeté, Rua Nair Vieira Angélica, Rua Armindo Santos Azevedo, Rua Alagoas, Rua Oldack de Carvalho Neves. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Sindicato dos Bancários realiza campanha do agasalho em Conquista

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é iniciar a campanha este ano e seguir fortalecendo para que sejam alcançadas também outras cidades da base.

Com intuito de proporcionar um pouco mais de conforto aos moradores de rua neste período com tão baixas temperaturas, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) convida toda a população conquistense a participar de uma campanha para arrecadação de agasalhos. As doações de roupas e cobertores serão recebidas entre os dias 12 e 21 de julho e poderão ser feitas em agências bancárias de Vitória da Conquista e na sede do Sindicato, localizada na Rua Dois de Julho, 122, Centro. O objetivo é iniciar a campanha este ano e seguir fortalecendo para que sejam alcançadas também outras cidades da base. “Além da sua atuação em defesa dos trabalhadores, o Sindicato cumpre também um papel social, sempre fortalecendo ações realizadas na região. Com o apoio da categoria bancária, queremos fortalecer essa rede de solidariedade por meio deste gesto de atenção aos que estão mais vulneráveis ao frio neste inverno. Esperamos mobilizar a população e, futuramente, estender este projeto a outras cidades da nossa região”, ressaltou Larissa Couto, vice-presidente do SEEB/VCR. A entrega dos agasalhos recolhidos será realizada diretamente a pessoas que estão em condição de rua por diretores do Sindicato e aqueles que queriam participar.

Caixa já pagou mais de R$ 41,8 bilhões das contas inativas do FGTS

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O valor pago, até o dia 12 de julho, equivale a 96% do total disponível para saque (R$ 43,6 bilhões).

A Caixa Econômica Federal pagou mais de R$ 41,8 bilhões para 24,8 milhões trabalhadores beneficiados pela Lei 13.446/2017. O valor pago, até o dia 12 de julho, equivale a 96% do total disponível para saque (R$ 43,6 bilhões). O número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do Fundo de Garantia representa 82% das 30,2 milhões de pessoas beneficiadas pela medida. Os recursos sacados das contas inativas do FGTS superaram a previsão inicial do banco de R$ 35 bilhões.

Rui Costa vai inaugurar Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Regional de Guanambi

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O governador fará a inauguração às 10 horas deste sábado (15).

Nesta sábado (15), o governador Rui Costa estará em Guanambi, onde vai inaugurar, às 10h, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Regional de Guanambi, implantado através do sistema de parceria público-privada, e a Unidade Básica de Saúde, localizada no Bairro Lagoinha Vasconcelos. Rui também participará da inauguração da Escola Vereador João Farias Cotrim e visitará a Policlínica do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Guanambi. Além disso, o governador fará a entrega de nove tratores com implementos agrícolas para associações e prefeituras dos municípios de Botuporã, Boninal, Caculé, Caetité, Mortugaba, Rio do Antonio, Palmas de Monte Alto, Guajerú e Guanambi.

Unidade da Farmácia Popular em Brumado encerrará suas atividades a partir do dia 31 de julho

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O encerramento se deve ao cancelamento do programa previsto pelo Governo Federal.

A partir do dia 31 deste mês, a unidade da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil encerrará suas atividades em Brumado. O encerramento se deve ao cancelamento do programa previsto pelo Governo Federal. Para adquirir os medicamentos gratuitos ou com valores reduzidos, a população deverá se encaminhar às farmácias conveniadas com o Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Câmara de Ituaçu disponibiliza ata da 15ª Sessão Ordinária

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ata é referente à Sessão Ordinária do legislativo municipal realizada no dia 16 de junho.

A Câmara Municipal de Ituaçu, através da sua mesa diretora, disponibilizou a ata da 15ª Sessão Ordinária realizada em 2017. A sessão contou com as presenças dos vereadores Márcio Aparecido Araújo Rocha (Presidente); Ronaldo da Silva Rocha (Vice-Presidente); Joel Teixeira Silva (1º Secretário); Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado, Tertulina Silva Andrade, Otacilio Caíres de Souza e Euvaldo Figueredo da Silva. Ausente a Vereadora, Elza Marillu Martinelly Silva Ramos (2ª Secretária - falta justificada). Constou da Ordem do Dia: Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 005/2017 que “Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2018 e dá outras providências”, que obteve 06 votos favoráveis e 03 votos contra; Indicação apresentada pelo Vereador Otacilio Caíres de Souza, para “Construção de Quadra Poliesportiva no Povoado do Açude, deste Município de Ituaçu, Bahia, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Otacilio Caíres de Souza, para “Implantação do Programa de Saúde da Família no Povoado de Açude, deste Município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Otacilio Caíres de Souza, para “Reforma e Cobertura da Quadra de Esporte do Povoado de Ovelha, deste município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Sivaldo Ferreira da Silva para a “Complementação da Pavimentação no Distrito de Tranqueiras, deste município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Sivaldo Ferreira da Silva, para a “Extensão da Rede de Energia Elétrica na Sede do Distrito de Tranqueiras deste Município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Joel Teixeira Silva, para a “Construção de um Bueiro na estrada vicinal que vai do Povoado de Olhos D’Água do Meio ao Povoado de Umburana, deste município de Ituaçu, Bahia, próximo a residência da Sra. Maria Rosa Teixeira”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Joel Teixeira Silva, para a “Limpeza da Lagoa do Povoado da Várzea da Pedra, deste município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Euvaldo Figueredo da Silva, para a recuperação das latearias da rodovia BA 142, sentido Tanhaçu, iniciando na altura da placa alusiva a entrada desta cidade de Ituaçu-BA, até a divisa com Tanhaçu-BA, tendo sido aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Reinalvo Rocha Ferreira, para a “Construção de Quadra Poliesportiva no Povoado da Baixa Funda, deste Município de Ituaçu, Bahia”, sendo a mesma aprovada por unanimidade.

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À ATA DA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 10/07

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Bahia: Canal Verde reduz tempo de entrega de cargas e moderniza fiscalização

Sexta / 14.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa substitui a fiscalização tradicional, de item a item nos postos fiscais, por um monitoramento online durante o trajeto da entrega (Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA).

Os caminhões de transportadoras cadastradas no Canal Verde, projeto da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), economizam tempo no transporte de mercadorias vindas do estado de São Paulo para três municípios do território baiano: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. A iniciativa substitui a fiscalização tradicional, de item a item nos postos fiscais, por um monitoramento online durante o trajeto da entrega. Com isso, as paradas nos postos fiscais, que chegavam a durar dias, não demoram mais que alguns minutos. De acordo com a gerente operacional da transportadora Braspress, Joana Ribeiro, o Canal Verde garante o cumprimento dos prazos. “Já tivemos prejuízos no passado por conta da desistência do comprador pela nossa perda de prazo. As fiscalizações nos postos chegavam a demorar cinco dias. Isso era complicado para a empresa, que tinha todo um custo de logística. Hoje mudou. Economizamos tempo e cumprimos todos os prazos”, afirma a gerente.

Um conjunto de dispositivos possibilita o acompanhamento do fluxo de mercadorias em trânsito, alinhado à nova realidade de documentos fiscais eletrônicos, que incluem Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manisfesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e). No momento em que as mercadorias são embarcadas no caminhão, a empresa responsável transmite para a Sefaz-BA a documentação digital completa, incluindo a relação discriminada da carga, o modelo e placa do veículo transportador, os dados do condutor e o caminho que será percorrido. Os caminhões são plotados com o adesivo do Canal Verde e têm as cargas lacradas, assegurando agilidade na conferência feita pelos agentes nos postos fiscais. Com os dados catalogados online, os agentes do fisco e as transportadoras passam a ter informação completa sobre o status fiscal de cada mercadoria muito antes de o caminhão passar pelo posto.

Nas rodovias, os caminhões são submetidos à inspeção de carga em movimento, quando passam por sensores que comparam o peso do veículo com o que está declarado na documentação enviada previamente à Sefaz-BA. A estratégia utiliza o cruzamento de dados, o que reforça a inspeção e validação da carga transportada. Para os casos em que os valores destoam, os caminhões são parados no posto fiscal mais próximo para que haja uma nova inspeção, desta vez de forma estática. A empresa que burla as informações é autuada e submetida à multa. No caso da transportadora, existe o risco da perda da licença de transporte de mercadorias.

De acordo com a gerente operacional da transportadora Braspress, Joana Ribeiro, o Canal Verde garante o cumprimento dos prazos.