Sertão Hoje

Sertão Hoje

Incêndio destrói ponte e deixa moradores da zona rural “isolados” em Caatiba

Quarta / 03.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o G1, o caso ocorreu no último fim de semana. O fogo começou numa mata próxima a uma mangueira e se alastrou até destruir a ponte.

Um incêndio destruiu uma grande área de vegetação na zona rural do município de Caatiba, no sudoeste baiano. As chamas atingiram uma ponte de madeira que dá acesso a várias fazendas da região, dificultando a locomoção de moradores. De acordo com o G1, o caso ocorreu no último fim de semana. O fogo começou numa mata próxima a uma mangueira e se alastrou até destruir a ponte. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. Ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o que provocou o incêndio.

O Capitão do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia (CBM-BA), Murilo Rocha, - ao falar sobre os incêndios que atingem diversos municípios baianos (Veja mais) - alerta sobre a utilização deste recurso para limpar pastos. "O descuido do fogo colocado em propriedade é uma das principais causas, a pessoa perde o controle em muitos casos e as chamas atingem uma proporção grande", explica o Capitão BM Murilo.

Segundo o Código Florestal (Lei n° 12.651/12), o uso do fogo é permitido apenas com autorização do órgão responsável, no caso da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Quando não existe essa autorização, as queimadas tornam-se crime, conforme a Lei n° 9.605/98 de Crimes Ambientais. Em caso de incêndio, ligue para os Bombeiros 193.

As chamas foram controladas pelos próprios moradores. Ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o que provocou o incêndio.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.