Sertão Hoje

Sertão Hoje

Governo de Caculé lança novo programa de Combate aos Efeitos da Seca

Sexta / 18.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A estiagem é um problema constante na região, o que prejudica muito o produtor rural, sobretudo a agricultura familiar que não dispõe de grandes investimentos.

O Governo de Caculé, através da SEMEIA (Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Meio Ambiente), realizou no ultimo sábado no Cine Teatro Eng. Dórea, importante reunião sobre o novo Programa de Combate aos Efeitos da Seca. A estiagem é um problema constante na região, o que prejudica muito o produtor rural, sobretudo a agricultura familiar que não dispõe de grandes investimentos. Pensando nisso, foi criado o Programa de Combate aos Efeitos da Seca, que tem como objetivo a regulação de serviços já oferecidos pelo Governo Municipal para a recuperação de aguadas, manejo e conservação do solo e da água, limpeza de poços tubulares e demais medidas que possam manter a produtividade, melhorando a renda e a qualidade de vida na zona rural.

A SEMEIA junto com as Associações Comunitárias identificará os Agricultores Familiares e suas demandas para que os serviços possam ser realizados de forma eficiente e democrática. A reunião contou com a presença do Prefeito Beto Maradona, do Deputado Estadual Luciano Ribeiro, do Secretário Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e do Meio Ambiente Irineu Barbosa, do Presidente da Câmara Paulo Henrique, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Manoel Messias e de diversos presidentes de Associações Rurais do Município.  

Ituaçu celebra a Nossa Senhora do Alívio, padroeira da cidade

Sexta / 18.08.2017

Por Ituagora Notícias

Neste ano mariano as reflexões giram em torno ao tema: “Virgem Maria no mistério de Deus e da Igreja”.

Fé, amor e adoração marcam o início das festividades em louvor a Nossa Senhora do Alívio, padroeira de Ituaçu. A comunidade paroquial de Ituaçu segue celebrando, desde o dia 06 de agosto quando começaram as novenas, que devem acontecer até esta segunda, 14. Neste ano mariano as reflexões giram em torno ao tema: “Virgem Maria no mistério de Deus e da Igreja”. A manhã desta segunda foi marcada por uma alvorada festiva pela celebração à Padroeira. A missa festiva acontecerá no dia 15, terça, com a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 10h, na área de eventos, e às 15h, na Igreja Matriz.

Escolas municipais comemoram Dia do Estudante em Caetité

Sexta / 18.08.2017

Por Ascom/Caetité

Colégios Zelinda e Nunila do distrito de Maniaçu comemoraram a data com muita alegria.

Dia 11 de agosto é oficialmente comemorado o Dia do Estudante. E para celebrar a data, as escolas municipais realizaram programações super especiais com os alunos. No distrito de Maniaçu, município de Caetité, os colégios Zelinda e Nunila celebraram a data com muitas atividades esportivas no diurno e gincana com as turmas da EJA no noturno, além de distribuição de brindes para todos os turnos. “Nossos estudantes são muito participativos e empolgados com as atividades que realizamos na escola. Eles ficaram muito ansiosos para a produção desse evento, que, além da integração que proporciona entre eles, é uma oportunidade de mostrarem as suas aptidões artísticas por meio dos trabalhos que apresentam e que fazem com tanto prazer”, destacou a gestora dos colégios, Paula Andréia.

Vereadores Almir e Ronaldo foram a Salvador na segunda feira, em busca de recursos para Ituaçu

Quinta / 17.08.2017

Por Gil Mendes

Em entrevista ao informe Ituaçu, os vereadores supracitados disseram que estarão sempre em busca de mais recursos para o município.

Os vereadores Almir e Ronaldo se reuniram nesta semana com o Deputado Federal Paulo Magalhães e fizeram importantes solicitações para o município de Ituaçu.  O Vereador Almir encaminhou a instituição, um pedido de instalação de poços artesianos para comunidades rurais e a expansão do sinal telefônico para abranger o distrito de Tranqueiras. Por sua vez, o vereador Ronaldo solicitou ao deputado Paulo Magalhães, a instalação de um poço artesiano na localidade de Espirito Santo, tratores agrícolas também foram solicitados pelos vereadores. A vereadora Elza não pode estar presente na reunião, mas, também encaminhou um pedido de instalação de um poço para a comunidade de Chico Roxo. O presidente da Associação da Gruta da Mangabeira também esteve presente acompanhado dos vereadores que reforçaram o pedido da instalação da fábrica de vela da Gruta, na qual foi até a CAR, sendo recebido pelo Diretor. Em entrevista ao informe Ituaçu, os vereadores supracitados disseram que estarão sempre em busca de mais recursos para o município.

Rui inaugurou o Sistema de abastecimento de água em Cândido Sales

Quinta / 17.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

São mais de 100 km de tubulação, uma distância maior do que daqui até Vitória da Conquista, para abastecer essas localidades", destacou Rui Costa. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

O governador Rui Costa inaugurou mais um Sistema de Abastecimento de Água no interior do estado, desta vez no município de Cândido Sales. Entregue nesta quarta-feira (16). Na obra foram investidos R$ 15,5 milhões, beneficiando os distritos de Quaraçu, Lagoa do Timóteo e Lagoa Grande, levando água tratada para mais de dez mil moradores. "Quero agradecer a parceria da Funasa e à Dilma Rousseff, que assinou essa obra em 2014. São mais de 100 quilômetros de tubulação, uma distância maior do que daqui [Cândido Sales] até Vitória da Conquista, para abastecer essas localidades", destacou Rui. A execução das obras ficou sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Foram implantados três reservatórios, quatro estações elevatórias de água tratada e mais de 43 km de rede de distribuição, além de 2.207 ligações domiciliares. "É uma obra muito importante para o município, por atender boa parte da comunidade rural, que tem sofrido bastante com esse momento de estiagem", afirmou o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.

Em atenção às demandas da população, o governador Rui Costa anunciou ainda a complementação do abastecimento de água em outras localidades da cidade. "Já autorizamos a complementação para abastecer as comunidades de Barra do Furado, Possidônio e Porto de Santa Cruz. Investiremos R$ 780 mil. A Embasa já está levantando os valores para atender também a comunidade da Estiva”, adiantou. 

A execução das obras ficou sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Guanambi Coelba comunica Desligamento Programado no dia 18

Quinta / 17.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em diversos locais no município de Guanambi nesta sexta feira, dia 18/08/2017. Das 08:15h às 14:15h, no bairro Santo Antônio, será atingida a Av. Sandoval Moraes e das 07:30h às 15:30h, no bairro São Francisco, os seguintes locais: Av. Pref. José Neves Teixeira, Rua Agenor Santos, Rua B, Rua 12, Rua Dr. Humberto Nunes, Rua Eustofio Costa, Rua José Humberto Nunes, Rua 0, Rua Prof. Nair Ivo Fernandes, Rua Professora Arlinda Donato, Rua Rogaciano Francisco De Moraes, Rua Vicente De Paula, Travessa Dr. José Humberto Nunes,  Rua Anísio Anchieta, Rua Benjamin Constant, Rua Bernardes Guimarães, Rua João Nunes Dourado, Rua Lima Barreto, Rua Professora Arlinda R. Donato, Rua Vereador Dionísio Vilas Boas, Rua Vereador Lino Teixeira, Praça Henrique Pereira Donato, Rua Dionísio B. Vilas Boas , Rua São Bernardo, Rua Ulpiano Amaral,Travessa Maria Joaquina, Rua Verônica da Silva, Rua T, Rua Sergipe, Rua R, Rua Pará, Rua Maria Joaquina, Rua Belém do Pará, Rua Maria Joaquina, Rua Augusta Pereira de Oliveira, Rua E, Rua Maria Joaquina, Rua R e Rua T. O desligamento será necessário para que os técnicos da  empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

IFBA, Campus Brumado, oferece 30 vagas para mini-curso em relação ao Estudo sobre relações (Inter)Étnicas

Quinta / 17.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Redação Sertão Hoje

O IFBA (Instituto Federal da Bahia), Campus Brumado, oferece 30 vagas para a formação de professores em relação ao Estudo sobre relações (Inter)Étnicas. O mini-curso tem carga horária de 4h e será realizado nesta sexta feira (18), das 14h às 18h, tendo como público alvo, professores do Campus, rede municipal, estadual e privada. As inscrições são gratuitas e serão ocupadas por ordem de chegada.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

56,4% dos imóveis avaliados do programa Minha Casa Minha Vida apresentam defeitos na construção

Quinta / 17.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Dentre as principais razões para a fiscalização, está sua relevância no contexto econômico-social, pois garantiu o acesso da população de baixa renda à casa própria.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avaliação da execução do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), para beneficiários das faixas 2 e 3, financiado com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O relatório consolida dados de 77 empreendimentos ou contratos celebrados entre a Caixa e as construtoras, distribuídos em doze estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), com cerca de 30 contratos individuais de compradores para cada empreendimento visitado. Os trabalhos de campo foram realizados em 2015, com a análise de 2.166 contratos e 1.472 unidades habitacionais de beneficiários que responderam à pesquisa de satisfação e foram contemplados nas fiscalizações da CGU.

Com relação às construções, foram observados defeitos em 56,4% das unidades da amostra visitada, falhas estruturais ocorridas dentro do prazo de garantia. As principais foram infiltrações, falta de prumo (verticalidade de paredes e colunas) e de esquadros (se os planos medidos estão com ângulo reto), trincas e vazamentos. Já quanto à área externa, menos de 20% dos moradores informaram situações de alagamento, iluminação deficiente e falta de pavimentação. Apesar dos problemas apontados, a satisfação dos beneficiários entrevistados em relação aos imóveis se mostrou positiva, o nível foi considerado “Alto” em 33,1% dos casos e “Médio” em 47,2%. O resultado pode estar relacionado ao fato de a Caixa e as construtoras terem oferecido assistência e reparos às deteriorações dentro do prazo de garantia.

Dentre as principais razões para a fiscalização do PMCMV-FGTS, está sua relevância no contexto econômico-social, pois garantiu o acesso da população de baixa renda à casa própria e viabilizou a geração de milhares de postos de trabalho. No período de 2009 a 2014, houve financiamento de R$ 225,5 bilhões para a construção/aquisição de quase 3 milhões de unidades habitacionais.

CLIQUE AQUI E ACESSE O RELATÓRIO NA INTEGRA

Caetité: Minas Calçados é a grande campeã do Campeonato de Futebol Society Super Master 2017

Quinta / 17.08.2017

Por Ascom/Caetité

o Campeonato de Futebol Society Super Master foi uma oportunidade de unir, integrar e socializar amigos em torno do esporte! (Fotos: Claudio Amaral / DIRECOM/PMC)

Na última sexta-feira (11) aconteceu a final do Campeonato de Futebol Society Super Master 2017, na Praça da Juventude, em Caetité. No primeiro jogo, que definiu o terceiro lugar da competição, as equipes Santo Antônio e Qualhadão se enfrentaram e a partida terminou em 4 a 2 para a equipe Santo Antônio que ficou com o troféu de bronze. Os grandes finalistas foram as equipes Minas Calçados e Ferrujão, que disputaram uma emocionante partida, e terminou em 6 a 3 para a equipe Minas Calçados, a campeã do torneio. “Mais que uma competição, o Campeonato de Futebol Society Super Master foi uma oportunidade de unir, integrar e socializar amigos em torno do esporte! Foi um prazer imenso para a equipe da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realizar esse evento”, destacou Lajucy Lôbo, gerente de Esporte.

Câmara de Piatã aprova Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores do legislativo Municipal.

Quinta / 17.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O vereador Valmir Almeida afirmou estar aprovando um projeto que tornará uma lei importante para a organização administrativa do Poder Legislativo de Piatã.

O legislativo municipal de Piatã, aprovou nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 157/2016, por iniciativa do Presidente da Casa legislativa, Beto Bahia, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal. Durante a sessão, os vereadores externaram agradecimentos e elogios ao Presidente da Câmara Municipal, pela execução e elaboração deste projeto de lei, tão esperado pelos profissionais que servem o Legislativo. Certos do resultado positivo, os funcionários estiveram atentos no plenário da Câmara para acompanhar a votação da matéria, que foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares. A aprovação do Projeto não só fez felizes os servidores, mas provocou emoção nos que estavam presentes, em seu discurso o vereador Valmir Almeida afirmou estar aprovando um projeto que tornará uma lei importante para a organização administrativa do Poder Legislativo de Piatã, Para o autor do projeto, foi uma honra apresentar e participar de um tão feito histórico. A sessão legislativa foi presidida pelo vereador e presidente Beto Bahia, estando presentes todos os vereadores, sendo justificada a falta do Vereador José Roberto de Oliveira, por problemas de saúde. 

Segundo o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, crise fiscal atinge 94,5% das cidades baianas

Quarta / 16.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com o levantamento, nenhum município da Bahia tem gestão de excelência.

A gestão fiscal de 94,5% dos municípios da Bahia é difícil ou crítica. A baixa capacidade de geração de receitas próprias, o elevado comprometimento do orçamento com despesa de pessoal e o baixo investimento são os principais indicadores que influenciam esse resultado. Segundo o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira, dia 10, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com base em dados oficiais de 2016 declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O objetivo do estudo é avaliar como são administrados os tributos pagos pela sociedade, já que as prefeituras são responsáveis por administrar um quarto da carga tributária brasileira, ou seja, mais de R$ 461 bilhões.

O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, 0,8 ponto ou mais), B (Boa Gestão, entre 0,8 e 0,6 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,6 e 0,4 ponto) ou D (Gestão em situação Crítica, inferiores a 0,4 ponto). Apenas 16 prefeituras (5,5%) registram boa gestão fiscal, enquanto 50,7% têm situação crítica e 43,8%, difícil. A média estadual ficou abaixo da nacional em três dos cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal e Investimentos. A Bahia é um dos três estados brasileiros que concentram o maior número de cidades com baixo investimento. De acordo com o levantamento, nenhum município da Bahia tem gestão de excelência.

Os dez piores resultados da Bahia tiveram reflexos, principalmente, de dois indicadores: Gastos com Pessoal, no qual todas as cidades receberam nota zero por comprometerem o orçamento com folha de funcionalismo acima do limite de 60% da Lei de Responsabilidade Fiscal; e Receita Própria, no qual todos os municípios receberam conceito D por gerarem menos de 20% de suas receitas. O pior resultado do estado é o de Biritinga, que registrou 0,1565 ponto no índice. Esta edição do IFGF analisou as contas de 292 dos 417 municípios da Bahia, onde vivem 80,5% da população estadual (12,2 milhões de pessoas). Até 3 de julho de 2017, os dados de 125 cidades baianas não estavam disponíveis na base de dados da STN ou apresentavam inconsistências. 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR RANKINGS, ANÁLISES E DADOS ESPECÍFICOS DE CADA MUNICÍPIO ANALISADO

Criminosos armados são presos pela CIPE-CHAPADA, próximo de uma agência bancária, na cidade de Ruy Barbosa

Quarta / 16.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A quadrilha foi capturada nas proximidades de uma agência bancária.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-CHAPADA) prenderam na noite do dia 14, no município de Ruy Barbosa, Luis Márcio Araújo Pessoa, 36 anos, Claudio Oliveira dos Santos, 32, Sóstenes Mota Macedo, 27, e Felipe Brito Fernandes, 20. Com o grupo foram encontrados dois revólveres calibre 38 e munições. Segundo o comandante da CIPE-CHAPADA, major Ricardo Passos, durante patrulhamento de rotina, uma guarnição foi informada por populares de que quatro homens em atitude suspeita estavam na região dentro de um veículo, modelo Astra, com placa do estado de São Paulo. A quadrilha foi capturada nas proximidades de uma agência bancária. “Após recebermos a denúncia, iniciamos uma abordagem de veículos onde conseguimos localizar o grupo. Continuaremos focados em reduzir cada vez mais o número de crimes no nosso estado,” declarou Passos. Os criminosos e todo material apreendido, incluindo o carro em que estavam, foram apresentados na 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), na cidade de Itaberaba.

PM recupera celulares roubados em Brumado

Quarta / 16.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os celulares foram recolhidos e apresentados na 1ª Delegacia Territorial (20º COORPIN).

Após solicitação sobre roubo praticado por dois indivíduos utilizando arma de fogo a bordo de uma motocicleta próximo a ponte que liga o Centro ao Bairro São Felix, policiais da PM (34ª Companhia de Policia Militar / Brumado) realizaram buscas na tentativa de localizar os assaltantes. Na aproximação de uma motocicleta com dois indivíduos, que quando perceberam o bloqueio na via para a abordagem, fugiram furando o bloqueio policial próximo ao IFBA, no Bairro URBIS I, dispensando alguns aparelhos no matagal. Os celulares foram recolhidos e apresentados na 1ª Delegacia Territorial (20º COORPIN), onde estavam as vitimas do evento assalto com queixas registradas, as quais identificaram os aparelhos.

Ibiassucê realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde

Quarta / 16.08.2017

Por Maria Nunes

O evento foi realizado no Clube Náutico, e contou com as presenças de profissionais da área, representantes de Secretarias Municipais e Prefeito Adauto Prates.

Com o tema ‘Conquista e desafio de uma saúde pública de qualidade’, foi realizada em Ibiassucê a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no último dia 10, no Clube Náutico, e contou com as presenças de profissionais da área, representantes das Secretarias Municipais e o Prefeito Adauto Prates, que falando à nossa reportagem destacou a importância do evento no sentido de traçar metas e planos, que possam desenvolver a saúde publica eficiente, no período de 2018 a 2021: “A conferencia que tem como objetivo, planejar as ações governamentais, também da sociedade, no sentido que a gente tenha um tratamento mais eficiente na questão da melhora da saúde pública para a população, principalmente para aqueles mais carentes”, destacou Adauto.

O Prefeito aproveitou ainda a oportunidade para destacar os avanços registrados nestes sete meses de gestão. “Já conseguimos recuperar o Hospital, quase na totalidade, onde já estão realizando cirurgias eletivas em um número relativamente elevado, reduzindo a fila de pessoas que precisam de intervenções cirúrgicas. Já reimplantamos os serviços de medicinas especializadas na área de psiquiatria, psicologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, enfim, várias especialidades no ramo da saúde. Isto tem nos garantido uma boa avaliação do povo de Ibiassucê, que vem ganhando mais confiança nos serviços público de saúde”, afirmou Adauto.

Fazendo uso da palavra na abertura do evento, a Secretária de Saúde Vera Gardênia disse que passo mais importante é descobrir, antes de tudo, de onde estão vindo e onde querem chegar. “Precisamos avaliar a saúde do ano 2017, para ver onde precisamos arrumar, para que seja aprovado pela população. Vamos aqui elaborar o Plano de Saúde”, destacou. Ela também destacou os quatro eixos temáticos que seriam debatidos durante a 6ª Conferência de Saúde: Atenção Integrada à Saúde e Saúde com inclusão social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Planejamento, gestão de recursos e instrumentos de gestão – Participação e controle Social; e Rede e Processo Regulatório em Saúde e Assistência Farmacêutica.

5ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Ituaçu

Quarta / 16.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado das 08h às 17h, no Clube da 3ª Idade e terá como tema ‘Garantia dos Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’

Na próxima sexta-feira (18) será realizada em Ituaçu, no Clube da 3ª Idade, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado das 08h às 17h e terá como tema ‘Garantia dos Direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’. A 5ª Conferência será realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura de Ituaçu e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com apoio do Governo da Bahia e Governo Federal. A organização do evento espera contar com a participação de profissionais da área, entidades representativas, sociedade organizada e sociedade civil de uma maneira geral para debater e ajudar a elaborar as propostas para o setor.