Sertão Hoje

Sertão Hoje

MPF recomenda que 24 municípios baianos regularizem transporte escolar

Terça / 25.09.2018

Por Redação Sertão Hoje

O procurador verificou diversas irregularidades em licitações, contratações e execução do serviço, a partir de verbas do Pnate ou do Fundeb.

O Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa, na região oeste do estado, enviou recomendações aos 24 municípios da sua área de abrangência para que regularizem as licitações, contratações e execuções do serviço de transporte escolar. Os documentos foram expedidos na última sexta-feira (21). Cada prefeito tem 20 dias, a contar do recebimento, para informar se acatará ou não a recomendação do MPF. O procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva verificou diversas irregularidades em licitações, contratações e execução do serviço de transporte escolar, a partir de verbas do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) ou do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Dentre elas, destacaram-se: ausência de adequada pesquisa de preços; escolha de critério de julgamento por preço global; contratação de prestador de serviço sem capacidade operacional; sobrepreço e superfaturamento de rotas; subcontratação de praticamente todo o objeto; e utilização de veículos e motoristas em desconformidade com a legislação de trânsito.

O procurador também explica que a Constituição prevê que a oferta de educação infantil é dever do município e que os recursos do Fundeb, assim como os veículos adquiridos por meio do Pnate, devem ser utilizados exclusivamente na Educação. Além disso, as licitações devem contar com ampla e regular pesquisa de preços; termo de referência com indicação da necessidade, condições e custo real do serviço; edital com delimitação precisa e detalhamento das rotas e itinerários, distâncias, pontos de partida e chegada, turno, número de dias letivos, número estimado de alunos atendidos em cada rota, dentre outras especificações.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.