Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Jairo Magalhães cumpre primeira etapa de obras de pavimentação

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nos próximos dias, o prefeito irá anunciar a segunda etapa das obras de pavimentação.

O prefeito Jairo Magalhães finalizou a primeira etapa de obras de pavimentação anunciadas em coletiva de imprensa realizada no dia 10 abril nos seus 100 dias de governo. A Prefeitura de Guanambi pavimentou diversas vias na Vila de Ceraíma, zona rural e urbana. Nesta primeira etapa, foram concluídas vias de interligação do Bairro Aeroporto Velho com a Av. Beneval Boa Sorte, complementação de ruas no Sítio Vomitamel, Vila de Ceraíma, e uma grande intervenção na Ladeira do Pará, localizada na zona rural do Distrito de Ceraíma, importante via de ligação a diversas comunidades rurais. Somente nesta última totalizou 1.100 metros de extensão, com um investimento de R$ 403 mil reais, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região. “Iremos, nos próximos dias, anunciar a segunda etapa das obras de pavimentação. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na economia do país, a nossa gestão segue realizando investimentos em infraestrutura. Estamos cumprindo todos os compromissos firmados no inicio de nosso governo”, disse Jairo.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 04/09

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Livramento: distrito de Iguatemi recebe Posto da Polícia Militar

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A presença policial trouxe de volta para comunidade a sensação de segurança.

Nesta segunda-feira (04), foi inaugurado um Posto da Polícia Militar 46ª CIPM (PPM) no distrito de Iguatemi, município de Livramento, que servirá de base para as guarnições que irão realizar rondas na zona rural. “Situado à 45km da sede e com aproximadamente 10 mil habitantes, o distrito requer atenção especial por parte do poder público face a sua importância para a economia do município. A presença policial trouxe de volta para comunidade a sensação de segurança”, disse o Major Raimundo Nonato, comandante da Companhia.

Tremedal: Bandidos explodem agências dos Correios e Banco do Brasil

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Por conta da explosão, a parede do fundo da unidade dos Correios foi derrubada. A agência bancária teve as portas da frente e a lateral destruída.

Na madrugada desta terça-feira (5), um grupo de criminosos explodiu as agências do Banco do Brasil e dos Correios da cidade de Tremedal. Os bandidos ainda dispararam várias vezes para cima pelas ruas da cidade. Apesar do susto aos moradores, ninguém ficou ferido. Segundo a polícia, as agências ficam cerca de 60 metros de distância uma da outra. Por conta da explosão, a parede do fundo da unidade dos Correios foi derrubada. A agência bancária teve as portas da frente e a lateral destruída. O grupo também invadiu uma casa e roubou um carro do dono do imóvel durante a ação. Uma perícia deve ser feita nas agências para avaliar o que foi levado. Equipes da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Sudoeste fazem buscas na região após o crime, mas até a manhã desta terça ninguém foi preso.

Economia baiana cresce 1,9% no segundo trimestre de 2017

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desempenho do PIB baiano no segundo trimestre de 2017 foi influenciado particularmente pelos bons números do setor agropecuário.

O Produto Interno Bruto (PIB) baiano cresceu 1,9%, na comparação com o primeiro trimestre de 2017, indicando retomada na dinâmica da atividade econômica do estado, que está basicamente associada ao bom desempenho do setor agropecuário, o qual tem demonstrado indicadores de recuperação em relação ao ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o indicador apontou crescimento de 2,4%. A informação é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

No que se refere ao Brasil, os dados indicaram que houve expansão de 0,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2017 e de 0,3% com o segundo trimestre de 2016. O desempenho do PIB baiano no segundo trimestre de 2017 foi influenciado particularmente pelos bons números do setor agropecuário. De acordo com os cálculos realizados, a agropecuária baiana registrou expansão de 33,0% no valor adicionado no segundo trimestre de 2017. Essa expansão é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana no período, a exemplo do café, a qual aponta expansão de 50% na produção, assim como nas culturas de soja (60%), feijão (66%) e algodão (2%). Já a cultura de cacau aponta para retração de 10% no período.

O setor de serviços, principal da economia baiana, também registrou expansão de 0,5% - no segundo trimestre. Comércio (1,2%), atividades imobiliárias (1,3%) e transportes (1,0%) foram os segmentos que mais impulsionaram positivamente o setor. Já o setor industrial continua refletindo o efeito da crise da economia brasileira e não apresentou o mesmo desempenho, registrando retração das atividades.

Brumado: Executivo, Legislativo e OAB se unem na busca da elevação da Comarca para entrância final

Terça / 05.09.2017

Por Eliana Costa

A comitiva esteve em audiência com a Assessora Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dr.ª Rosana Cristina Modesto.

A convivência harmônica entre os poderes e a união tem trazido para Brumado a efetivação de importantes benefícios, fortalecendo o município e garantindo à população o comprometimento e responsabilidade na busca de uma cidade próspera e em pleno desenvolvimento. Na última quinta-feira (31), uma comitiva composta pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, o presidente da OAB Subsecção Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, o procurador geral do município, Dr. Acioli Viana, o advogado da administração municipal, Dr. Igor Marinho, a assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Abiara Meira Dias, e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, esteve em audiência com a Assessora Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dr.ª Rosana Cristina Modesto.

A importante reunião se deu com a finalidade de requerer junto ao órgão a elevação da Comarca de Brumado a entrância final, visto que hoje se encontra classificada como de entrância intermediária (conforme classificação legal) e também a nomeação de um juiz para a 2ª Vara Cível. A conquista dos pleitos representará um grande avanço para Brumado, visto que trará benefícios importantes com a elevação, como maiores investimentos para celeridade dos processos. Possibilitará também a permanência dos juízes a fim de fazerem carreira na Comarca, sendo que juízes da entrância final contam com mais pessoas para ajudá-lo, assim como a possibilidade de novas varas. Destaca-se ainda que a reclassificação refletirá numa melhor estrutura, oferecendo uma melhor prestação de serviços para a população.

A nomeação de um juiz também dará maior fluidez aos processos, diminuindo a grande carga de trabalho que abrange também outros municípios. A presença do secretário Vitor Bonfim nos compromissos efetivados tem sido de fundamental importância, demonstrando todo seu compromisso com a comunidade brumadense na busca de melhorias nas mais diversas áreas. O presidente da Câmara, Léo Vasconcelos, destacou a importância da audiência, visto que a elevação da Comarca e a nomeação de um novo juiz beneficiarão diretamente a todos que necessitam dos serviços prestados pelo poder judiciário.

Secretaria de Saúde de Guanambi realizará Campanha Nacional de Multivacinação

Terça / 05.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da Campanha é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo PNI, melhorar as coberturas vacinais e contribuir na redução da incidência de doenças imunopreveníveis.

A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica em parceria com o Departamento de Atenção Básica e Base Regional de Saúde, estará realizando a Campanha Nacional de Multivacinação no período de 11 à 22 de setembro. A ação visa a atualização do cartão de vacina das crianças e adolescentes menores de 15 anos. No dia 16 será o grande dia de Mobilização Nacional, momento no qual todas as salas de vacinas estarão funcionando das 08 às 17 horas.  O objetivo da campanha é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), melhorar as coberturas vacinais e contribuir na redução da incidência de doenças imunopreveníveis.

Durante a campanha serão disponibilizadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação: vacina contra tuberculose, Hepatite A, Hepatite B, Difteria, Tétano, Coqueluche, Paralisia infantil, Pneumonia, Meningite C, Rotavírus humano, Febre amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela e HPV. Segundo o secretário de Saúde, André Moitinho, a vacinação ainda é a melhor forma de prevenir doenças, por isso, os cidadãos devem procurar uma unidade de saúde mais próxima, sem esquecer de levar o cartão de vacina. Locais de Vacinação: 1º Centro de Saúde; Polimeg; PSF Vila Nova; PSF Lagoinha; PSF Monte Pascoal; PSF São Francisco; PSF São Sebastião; PSF Vomitamel; PSF Beija Flor; PSF Brasília; PSF Alto Caiçara; PSF BNH; PSF Alvorada; PSF Ipiranga; PSF Ceraíma; PSF Morrinhos; e PSF Mutans.

Caetité: Equipe do CRAS realiza culminância de projeto sobre o Folclore

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram realizadas diversas apresentações com músicas regionais, cantorias, danças folclóricas e adornos, que emocionaram e divertiram todos os presentes.

Na última sexta-feira (1º), a secretaria de Desenvolvimento Social realizou, através do CRAS, a culminância do projeto de folclore com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Foram realizadas diversas apresentações com músicas regionais, cantorias, danças folclóricas e adornos, que emocionaram e divertiram todos os presentes. A coordenadora do CRAS, Ana Rebouças, destacou que esse tipo de evento fortalece as tradições culturais da comunidade. “Além disso, dá oportunidade para que os pais e responsáveis conheçam melhor os serviços oferecidos pelos CRAS. Momentos como esses integram a comunidade, possibilitando o fortalecimento de vínculos”, destacou a Ana.

Prefeito de Rio do Antônio reúne-se com secretários e representantes da Embasa para discutir limpeza da Barragem Lagoa da Horta

Segunda / 04.09.2017

Por Roni Queiroz

Na oportunidade foram tiradas dúvidas, trocadas sugestões e a possibilidade de parcerias voltadas para a principal fonte de abastecimento do município.

Na tarde desta segunda-feira (04), o prefeito de Rio do Antônio, José Souza Alves (Deca), juntamente com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Políbio Júnior, e o secretário de Infraestrutura de Guajeru, Sebastião, reuniram-se com representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A ação teve como finalidade a discussão de medidas para a limpeza da Barragem Lagoa da Horta. Na oportunidade foram tiradas dúvidas, trocadas sugestões e a possibilidade de parcerias voltadas para a principal fonte de abastecimento do município que, além de se encontrar com acúmulo de sujeira, enfrenta um dos piores níveis de armazenamento dos últimos anos. Na reunião, foi agendada a visita técnica junto à Embasa para que a limpeza seja iniciada o mais breve possível, diante do seu caráter emergencial.

Além do acúmulo de sujeira na barragem, é enfrentado um dos piores níveis de armazenamento dos últimos anos.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (04)

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 04/09. Em apresentação estão: Projeto de Lei 028/2017, de autoria do executivo municipal; Projeto de Lei 029/2017, de autoria do executivo municipal. Em primeira discussão e votação estão: Projeto de Decreto Legislativo 003/2017, de autoria do vereador Léo Vasconcelos; Projeto de Decreto Legislativo 004/2017, de autoria do vereador Léo Vasconcelos; Projeto de Lei 027/2017, de autoria do executivo municipal. Em segunda discussão e votação estão: Projeto de Lei 025/2017, de autoria do vereador Zé Ribeiro; Projeto de Lei 026/2017, de autoria do executivo municipal. Em primeira e única discussão e votação estão: Moção de Pesar N° 019/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 478/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 479/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 480/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 481/2017, de autoria do vereador Wanderley; Indicação N° 482/2017, de autoria do vereador Wanderley; Indicação N° 483/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 484/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 485/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 486/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 487/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 488/2017, de autoria do vereador Palito; Indicação N° 489/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 490/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 491/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 492/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 493/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 494/2017, de autoria do vereadorRey de Domingão; Indicação N° 495/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 496/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 497/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 498/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 499/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 500/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 501/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 502/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 503/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 504/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu.

CLIQUE AQUI E VEJA A PAUTA DA SESSÃO NA ÍNTEGRA

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira, dia 05/09, das 08h30 às 14h30, no distrito de Itaquaraí, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Pç. Nossa Sr.ª de Santana, Pç. do Mercado, Rua Maria Quitéria, Rua Jorge Amado, Rua Duque de Caxias, Rua Dom Pedro I, Pç. Castro Alves, Rua São João, Rua Edilson Pedro, Rua Bom Retiro, Rua Santa Luzia, Vila Itaquaraí, Rua Alto Aparecida, Av. Iguatemi, Et. Iguatemi, Fz. da Pedra, Rua Raposo Tavares, Fz. Sta. Luzia, Fz. Salina, Rua do Cemitério, Fz. Lagoa do Leite, Fz. São João, Fz. Licuri, Fz. Passa Vinte, Fz. Macambira, Fz. Queimada, Fz. Gameleirinha, Fz. Rancho Queimado, Estrada Brumado-Itaquarai - Fz. Gameleirinha, Fz. Pau Ferro, Fz. Salina de Baixo, Fz. Mancambira, Fz. Lagoa da Varzea, Fz. Poções, Fz. Carrasco, Fz. Tabua, Fz. Riachão, Povoado Paris, Povoado Poaja, Povoado Rio São João, Povoado Poça, Fz. Poaja do Rio São João, Povoado Roça Velha, Fz. Malhadinha, Fz. Amargosa, Fz. Lagoa do Cuji, Fz. Zuca, Fz. Lagoa da Ilha, Povoado Malhadinha, Povoado Jurema, Povoado Lagoa da Pedra, Rua Castro Alves, Povoado Itaquarai, Fz. Varzea, Fz. Baixinha, Fz. Boa Vista, Rodovia Brumado-Itaquarai - Fz. Passa Vinte, Fz. Cabaceira, Fz. Varzea do Capim, Fz. Ayrton Sena, Fz. Trairas, Pç. Igreja, Pç. Pobilio Amorim, Fz. Lagoa da Pedra, Fz. Cachoeira, Fz. Cruzinha, Fz. Capoeira do Meio, Povoado Formosa, Povoado Riacho do Paulo, Povoado Alto Alegre, Fz. Juazeiro, Fz. Brejinho, Fz. Vagem, Fz. Vargem, Fz. Traira, Povoado Salina de Baixo, Fz. Caraibas, Fz. Traira de Olho D’água, Fz. Rio São João, Salininha.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Missão do governo federal na China destrava Fiol e Porto Sul

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o deputado Aleluia, a conclusão da ferrovia e a construção do porto deverão ser objetos de uma concorrência pública federal.

“Em vez de ficar omitindo o papel decisivo do governo federal nas negociações com autoridades chinesas para destravar a execução da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, o governador Rui Costa deveria expressar publicamente gratidão ao presidente Michel Temer por está trabalhando pela Bahia”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que integra a comitiva presidencial em missão na China. O parlamentar explica que a conclusão da ferrovia e a construção do porto deverão ser objetos de uma concorrência pública federal a ser realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o que não vem sendo informado nos comunicados do governo estadual.

“Estou acompanhando de perto as tratativas do presidente Temer e do ministro Maurício Quintela com grupos chineses e dirigentes da Eurasian Mining Group, controladora da Bamin, que estão interessados na concorrência. Rui Costa participou do encontro e assinou protocolos dessa ação, que é do governo federal”, questiona Aleluia. Para o deputado baiano, o evento oficial Invest in Brazil, promovido pelo governo federal na China, está rendendo resultados positivos para a Bahia. “A Fiol, que nunca teve seu prazo de construção cumprido, e o Porto Sul, que não saiu do papel em tantos anos, vão enfim se tornar realidade com essa iniciativa da gestão Temer”, assinala.

Segundo Aleluia, durante as negociações com os investidores, foi proposto que o Porto Sul seja um terminal de uso múltiplo, ao invés da construção de dois, um para minérios e outro para grãos. “É uma sugestão que torna o empreendimento menos oneroso e poderá ser aproveitada pelo Ministério dos Transportes na elaboração da concorrência do Porto Sul”, concluiu Aleluia.

Parceria entre o TRE/BA e Prefeitura de Guanambi leva os serviços de revisão biométrica para o Distrito de Mutans

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ação segue o acordo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) e a Prefeitura Municipal no mês passado.

A equipe de servidores do Cartório Eleitoral local em parceria com Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Educação e demais setores, já estão oferecendo o serviço de recadastramento biométrico no Distrito de Mutans, desde a última quinta-feira (31).  A ação segue o acordo de cooperação técnica firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) e a Prefeitura Municipal no mês passado, com a finalidade de ampliar os serviços aos eleitores na cidade. O atendimento está sendo feito no Auditório do Colégio Pedro Barros Prates e seguirá até o dia 16 de setembro, das 8h às 14h, devendo o eleitor comparecer com cópia e original da identidade e do comprovante de residência, quem tiver o título também deve levar o original.

O recadastramento biométrico é obrigatório para os municípios de Guanambi e Candiba. Em virtude do feriado não haverá atendimento nos dias 07 e 08 de setembro. Para maiores informação, os cidadãos podem ligar no telefone 3451-3986, que pertence ao Cartório Eleitoral. Para o prefeito Jairo Magalhães, a intenção é levar os serviços de revisão biométrica para os três Distritos e zona rural. “Esta nossa parceria com o TRE e o Cartório Eleitoral tem esta finalidade, de aproximar o serviço oferecido aos cidadãos de regiões mais distantes da sede”.

Guanambi: Jairo Magalhães inspeciona fase final de terraplanagem das obras da nova Avenida Antonieta Pimentel

Segunda / 04.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em pista dupla, serão mais 2.8 km de extensão, com investimentos próprios da Prefeitura de Guanambi na ordem de mais de R$ 1,5 milhão de reais.

Conforme anunciado em reunião no mês passado com a comunidade local, segue a todo ritmo as obras da nova Avenida Antonieta Pimentel, em Guanambi. O prefeito Jairo Magalhães, ao lado de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores visitaram as obras na última sexta-feira (1º), que se encontra em fase final da sua etapa de terraplanagem. O prefeito se mostrou feliz pela evolução da obra e satisfação dos moradores dos bairros beneficiados. “Mesmo em tempos difíceis para a economia do país e de toda a região, seguimos efetivando os nossos compromissos, finalizando obras, e ainda iniciamos esta grandiosa avenida, que vai beneficiar diversos bairros, trazendo integração, desenvolvimento, qualidade de vida, e acima de tudo, progresso para esta região da cidade”, disse Jairo.

Em pista dupla, serão mais 2.8 km de extensão, com investimentos próprios da Prefeitura de Guanambi na ordem de mais de R$ 1,5 milhão de reais. A avenida será dotada de pista dupla, canteiro central, iluminação em led, pista para caminhada, aparelhos de ginástica e ciclovia, integrando os bairros: Loteamento Dr. José Humberto Nunes, Novo Horizonte, BNH, Pereira e Alazão. As obras de terraplanagem para pavimentação asfáltica da Rua “A”, que vai integrar o bairro BNH na nova avenida, também segue em curso.

O prefeito Jairo Magalhães, ao lado de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores visitaram as obras.