Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Bandidos assaltam motociclista em estrada da zona rural e atiram contra caminhonete que transitava no local

Sexta / 22.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os bandidos efetuaram três disparos contra o veículo, o que causou a reação imediata do condutor em ir com a caminhonete em direção aos assaltantes.

Após informação de roubo com uso de arma de fogo nesta quinta-feira (21), uma guarnição da 34ª CIPM/Brumado se deslocou até a estrada de Cachoeirinha sentido Terra Vermelha. Ao chegar no local, o motociclista Cícero relatou aos policiais que dois indivíduos armados, em uma Yamaha YBR 125 cor azul, placa DJJ-7797, havia roubado sua Honda Bros. O cidadão conduzia sua motocicleta pela estrada quando foi fechado pelos bandidos, mas no momento da abordagem surgiu uma camionete Ford F 1000, conduzida por Joselito. Ao perceberem a aproximação os bandidos efetuaram três disparos contra o veículo, o que causou a reação imediata do condutor em ir com a caminhonete em direção dos mesmos. Os indivíduos fugiram em direção ao matagal. Após as informações, imediatamente foram realizadas diligências pelas Guarnições do Pelotão Especial e Rádio Patrulhamento, sendo então recuperadas as duas motocicletas e apresentadas juntamente com as vítimas na Delegacia de Brumado.

Seleções de Caculé e Urandi estrearam o 1º Campeonato Regional de Futebol Society

Sexta / 22.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Seleção de Caculé venceu por 3x0.

No ultimo final de semana, a Seleção de Futebol de Caculé estreou no 1º Campeonato Regional de Futebol Society no Potosi Social Clube, na cidade de Licínio de Almeida, vencendo a Seleção de Urandi por 3x0. Comandada pelo treinador Valdecir Prates, a Seleção entrou em campo com a seguinte escalação: André Alisson, Galego, Tatinha, Rafinha, Igor, Cueca, Renavan, Torim, Obina, João, Roseno e Marcos. “Temos que incentivar o esporte no nosso município, é muito bom ver uma competição saudável, com todos participando, vendo os atletas se preparando com responsabilidade e respeito”, destacou o treinador.

Prefeito de Guanambi reivindica curso de medicina no Campus XII da Uneb

Sexta / 22.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães recebeu o reitor da universidade em seu gabinete para solicitar empenho na implantação do curso de medicina.

Nesta quarta-feira (20), ao receber em seu gabinete o reitor da Uneb campus Guanambi, professor José Bites de Carvalho, o prefeito Jairo Magalhães reafirmou sua disponibilidade em fortalecer as parcerias existentes com a instituição e ampliar para outras áreas. “Estamos avançando para viabilizar o nosso grande centro poliesportivo e vamos precisar da participação efetiva do quadro da Uneb”, frisou Jairo. Na oportunidade, o prefeito solicitou empenho do Reitor para implantação do curso de medicina. “É uma demanda da sociedade, dos jovens que aspiram por este curso em uma instituição pública e vamos dar nosso apoio político-administrativo nesta importante reivindicação”, finalizou o gestor.

Caetité: Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável elege nova diretoria

Sexta / 22.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Eleição aconteceu na sede da COOTRAF, onde estiveram presentes representantes da sociedade civil e poder público.

Nesta quarta-feira (20), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) reuniu-se extraordinariamente para eleger sua nova diretoria. Gledson Moreira, o então presidente, destacou a importância deste conselho para o município no que diz respeito ao desenvolvimento das políticas públicas, plano municipal de desenvolvimento sustentável, etc. Criado em 20 de julho de 2013 pela Lei Municipal 752, o CMDS tem realizado diversas ações de garantia das políticas públicas da Agricultura Familiar, a exemplo do programa Garantia Safra, o qual para ser executado é necessária a participação do Conselho na homologação dos agricultores familiares. Isso demonstra o grande número de agricultores que aderiam ao programa; hoje são mais de 3.000 beneficiários. O CMDS tem participado na homologação de ações governamentais como o Bahia produtiva.

A Eleição aconteceu na sede da COOTRAF, onde estiveram presentes representantes da sociedade civil e poder público. O presidente Gledson Moreira agradeceu a todos por terem confiado durante os dois mandatos a responsabilidade conduzir os trabalhos e representar o conselho nas diversas ações municipais. A diretoria ficou assim definida: Vandré Francisco Xavier – Presidente, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; o vereador, Zacarias Fernandes Nogueira – vice-presidente, representando a Câmara de Vereadores; Rosimeire Brito – secretária, representando o Sindicato dos Pequenos Produtores.

Como conselheiros, foram eleitos os representantes das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Quilombolas, Paróquia Senhora Sant’Ana e Federação das Associações. O presidente eleito, Vandré Xavier, solicitou de todos os membros empenho e colaboração para que os trabalhos do Conselho sejam constantes e agradeceu pela confiança a ele delegada.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro São Sebastião

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo (24), das 08h às 16h, no bairro São Sebastião, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Governador Nilo Coelho, Rua A, Avenida Algaroba, Rua Delfim Moreira, Rua B, Rua C, Rua D, Rua Rodrigues Alves e Rua Belém do Pará. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Jairo Magalhães e Hugo Costa inspecionam etapa final das obras de climatização do Mercado Municipal

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Jairo Magalhães e o vice-prefeito Hugo Costa inspecionaram o andamento das obras e conversaram com os comerciantes e consumidores.

As obras de climatização do pavilhão 3 do Mercado Municipal de Guanambi encontram-se em fase final de implantação. Ao todo, 20 climatizadores de grande capacidade estão sendo instalados, os quais rirão proporcionar a melhoria da temperatura do ambiente. Recentemente o mercado foi totalmente reformado e ganhou toda a adequação necessária para o comércio de carne bovina, suína, frangos e peixes, atendendo às exigências das normas sanitárias.

Nesta semana, o prefeito Jairo Magalhães e o vice-prefeito Hugo Costa inspecionaram o andamento das obras e conversaram com os comerciantes e consumidores, constatando a satisfação de todos. Com investimentos na ordem de R$ 203 mil reais, em recursos próprios do município, a obra irá beneficiar também os usuários dos diversos restaurantes do local. “Estamos investindo na melhoria da estrutura da nossa feira, dotando de um dos mais modernos sistemas de climatização do interior da Bahia”, disse Hugo.

Já o prefeito Jairo Magalhães reafirmou o seu compromisso com os feirantes de continuar modernizando os demais pavilhões do mercado. “Esta foi a primeira etapa das obras de melhoria na feira, investimos no Pavilhão 3, e os demais serão beneficiados em breve”, frisou o prefeito.

Ao todo, 20 climatizadores de grande capacidade estão sendo instalados, os quais rirão proporcionar a melhoria da temperatura do ambiente.

Caetité: Confira o cronograma de vacinação antirrábica para este sábado (23)

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Campanha Antirrábica 2017 continua. Em Caetité, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas pelo agente comunitário da localidade, dois vacinadores e motorista, estarão nas seguintes comunidades para vacinação neste sábado (23):

8h – Tabua, Pedra Redonda, Lagoa Aparecida, Lamarão II, Candonga, Impueira;
09h – Lagoa de Dentro, Fazenda Coxo, Fundo dos Morros, Peri Peri, Sítio da Manga, Baraúna;
09h30 – Sítio Mandacaru, Bar do Toni (Cerâmica);
10h – Escadinha II, Fazenda Santa Bárbara, Morros, Fundão, Pedra Grande, Anguá (Prédio);
10h30 – Lagoa de Félix Pereira;
11h – Cuba, Vargem do Anguá, Pinga, Palmeira, Pau Ferro, Anguá (Igreja);
11h30 – Café Baiano;
12h – Mutamba, Passagem da Onça, Quebra Braço, São Miguel, Mangueira;
12h30 – Barrinha I;
13h – Vargem Formosa, Cachoeirinha, Lagoa de Fora;
13h30 – Barrinha II.

Ampliação da Subestação de Barra da Estiva garante energia de qualidade para cerca de 60 mil habitantes

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A subestação passou de 6,25 MVA para 12,5 MVA, em 13,8kV (Foto: Reprodução).

Para aumentar a oferta e a confiabilidade do fornecimento de energia à região centro-oeste do estado, a Coelba ampliou a subestação de Barra da Estiva. A SE passou de 6,25 MVA para 12,5 MVA, em 13,8kV. Isso significa que a capacidade de energia duplicou para os municípios de Ibicoara, Ituaçu, Contendas do Sincorá, além da própria Barra da Estiva. No total, cerca de 60 mil moradores foram beneficiados.

Também foi construída nesta subestação nova linha em 13,8 kV na qual será interligado, ainda este ano, um novo alimentador. A Coelba realizou ainda ações de melhoramento em cerca de 19 km de rede elétrica já existentes, isso aumenta a qualidade do fornecimento de energia. O investimento da concessionária foi de cerca de R$ 8 milhões na obra que irá garantir níveis de tensão adequados, além de impulsionar o turismo e consequentemente a geração de novos empregos, levando benefícios econômicos à região.

Caetité: CRAS realizará atendimento psicossocial na quadra da Feira Velha

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O atendimento, que será das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, é direcionado às famílias localizadas nos bairros Feira Velha, Observatório, Santa Rita e adjacências.

Na próxima terça-feira (26), a secretaria de Desenvolvimento Social realizará, através do CRAS Urbano, o Plantão Psicossocial na quadra da Feira Velha. O atendimento, que será das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, é direcionado às famílias localizadas nos bairros Feira Velha, Observatório, Santa Rita e adjacências. Na oportunidade, estarão presentes: assistente social, psicóloga e cadastrador do bolsa família, além da equipe do Criança Feliz para atender as famílias com orientações psicossociais, referenciamento do CRAS, inclusão nas oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), orientação ao BPC e CadÚnico, dentre outros serviços.

Guanambi: Cursos de capacitação mobiliza Prefeitura Itinerante em Mutans

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ao lado da primeira-dama Gabriela, vereador Zaqueu Rodrigues, secretário de Assistência Social Francisco Donato e equipe, o prefeito visitou os cursos e abriu o Encontro da Família.

Nesta quarta-feira (20), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, destacou a importância dos cursos de capacitação que estão sendo oferecidos no distrito de Mutans no contexto da Prefeitura Itinerante.  Ao lado da primeira-dama Gabriela Barros, vereador Zaqueu Rodrigues, secretário de Assistência Social Francisco Donato e equipe, o prefeito visitou os cursos de salgados, atendimento ao cliente, cabeleireiro e abriu o Encontro da Família, realizado no Salão Paroquial.  Todas as vagas foram preenchidas e dezenas de cidadãs estão sendo beneficiadas.

"Estou satisfeito com o retorno dos alunos que nos manifestaram sua satisfação com os cursos, pois nosso objetivo é fazer para melhorar a vida das pessoas e estes cursos promovem a abertura de oportunidades na geração de emprego e renda", destacou o prefeito. O vereador Zaqueu Rodrigues enfatizou que "com a presença da Prefeitura Itinerante em Mutans, o prefeito Jairo está impactando o distrito com obras, serviços e atividades sociais, a exemplo dos cursos que traz o conhecimento para as pessoas". No último sábado, o prefeito inaugurou a Subprefeitura Distrital, onde atenderá a população todo o sábado, no gabinete instalado no equipamento público.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro São Francisco

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado (23), das 08h às 16h, no bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Teobaldo Andrade; Rua Dr. José Humberto Neves; e Av. Barão do Rio Branco. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Projeto de autoria do vereador Léo Vasconcelos propõe a criação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em sua justificativa, Léo salienta que esta é uma antiga reivindicação dos moradores dessas localidades, que vêm na elevação uma maior autonomia política e financeira.

Na sessão da última segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, deu entrada em projeto de lei que tem como objetivo a criação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife. O projeto de lei de nº 34/2017 ressalta que a criação dos distritos supracitados atenderá as definições da Lei de Divisão Territorial nº 140 de 22 de dezembro de 1948. Sendo que com a instalação dos distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife, todos os serviços públicos municipais e/ou estaduais deverão funcionar a fim de atender aos seus cidadãos.

Em sua justificativa, Léo Vasconcelos salienta que esta é uma antiga reivindicação dos moradores dessas localidades, que vêm na elevação uma maior autonomia política e financeira, assim como o maior alcance de progressos para a comunidade. “Anteriormente à apresentação do referido projeto, fizemos uma ampla pesquisa para sabermos das reais possibilidades da elevação dos povoados a distrito e verificamos que elas existem, pois apresentam escolas públicas, unidades de saúde e demais critérios para a formação distrital. Após aprovado pela Câmara, o projeto seguirá para a administração municipal, que após sanção deverá realizar um novo mapeamento geográfico. Esperamos que esse sonho dos moradores dessas localidades em breve se torne realidade”, destacou Léo Vasconcelos.

Câmara de Guanambi concede Título de Cidadão Guanambiense ao Reitor da Uneb José Bites

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A honraria foi recebida das mãos do presidente da Câmara, Agostinho Lira, do prefeito Jairo Magalhães e dos vereadores Fabrício Lopes, Fausto Luiz de Azevedo e Rafael Macedo.

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Guanambi, José Bites de Carvalho, recebeu o Título de Cidadão Guanambiense em ato realizado no gabinete municipal, na manhã desta quarta-feira (20). A honraria foi recebida das mãos do presidente da Câmara, Agostinho Lira, do prefeito Jairo Magalhães e dos vereadores Fabrício Lopes, Fausto Luiz de Azevedo e Rafael Macedo. A iniciativa de homenageá-lo partiu do vereador Fabrício Lopes, sendo o título concedido por unanimidade, devido os relevantes serviços prestados na cidade.

“O trabalho sério e valoroso, e toda a contribuição e seriedade de José Bites para a consolidação de um ensino público superior de qualidade, transparente e democrático, justificam totalmente esta honraria”, salientou o prefeito. Muito agradecido, o reitor destacou que a homenagem amplia a visibilidade e responsabilidade na cidade, e reafirmou a sua missão de continuar trabalhando com afinco, contribuindo para a evolução do ensino público superior.

Na ocasião, o presidente Agostinho Lira entregou um ofício de intenção para que a Uneb realize o concurso público da Câmara Municipal de Vereadores. “No último concurso da Prefeitura de Guanambi, realizado pela Uneb, a instituição deu uma clara demonstração de competência e compromisso social, já que a realização do certame era um anseio de quase duas décadas da população. O mesmo foi realizado com total lisura, transparência, o que credencia a Uneb em continuar contribuindo com Guanambi”, destacou Fabrício.

Luciano Ribeiro: Salvador sem o Centro de Convenções tem prejuízo de R$ 200 milhões por ano

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O deputado avaliou o custo gerado pela inexistência do Centro de Convenções, com prejuízo de R$ 200 milhões por ano.

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na última terça-feira (19), avaliou o custo gerado pela inexistência do Centro de Convenções. O prejuízo chega a R$ 200 milhões por ano, especialmente pela característica essencialmente turística de Salvador. Diante da decisão do Governo do Estado de construir outro Centro de Convenções e não reformar o atual, o deputado Luciano Ribeiro conclamou a Casa legislativa para uma discussão. “Não podemos admitir uma decisão imposta, de cima para baixo, sem reflexão, sem ouvir a sociedade, e visivelmente equivocada. Na Bahia estamos vendo um instrumento que era para gerar receitas, dando prejuízo. Não podemos aceitar isso. A reforma seria muito menos dispendiosa, mais rápida, além do fato de que já existe toda uma infraestrutura pronta, com investimentos terceirizados envolvidos, como rede hoteleira e restaurantes, que atendem o atual Centro”, contestou Ribeiro a favor de uma decisão mais sensata e melhor para a Bahia.

Governo de Caetité realiza grande festa em comemoração ao Dia Municipal do Evangélico

Quinta / 21.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Show de Samuel Mariano emocionou o grande público.

Em comemoração ao dia municipal do Evangélico, o Governo de Caetité realizou nesta terça-feira (19), através da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Ordem dos Ministros Evangélicos de Caetité (OMEC), uma grande comemoração. Com muito louvor e adoração, o cantor Samuel Mariano foi a grande atração da noite e emocionou as milhares de pessoas que lotaram a Praça da Catedral. O Dia Municipal do Evangélico foi uma lei criada pelo vereador Mário Rebouças, aprovada pela Câmara em junho de 2016. A iniciativa é um reconhecimento a esse credo religioso, que muito apoia socialmente os cidadãos.

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Catedral.