Sertão Hoje

Sertão Hoje

Coelba alerta para cuidados com a rede elétrica no São João

Sábado / 20.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Reprodução/Internet

Mês de junho é sinônimo de festa no Nordeste. Na Bahia não é diferente. Os preparativos para as festas juninas incluem comidas típicas, música, quadrilha. Mas toda festa também envolve cuidados e dicas de segurança. Para contribuir com um São João seguro e com mais energia, a Coelba alerta baianos e turistas para os cuidados com a rede elétrica durante as comemorações. Atitudes simples ajudam a evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

Para assegurar um São João longe de acidentes, a Coelba faz um alerta para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício, bem como a instalação de decoração junina, próximos à rede de distribuição de energia elétrica. A primeira recomendação da Coelba é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. Estes artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirolas e outros materiais inflamáveis. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados. Em casos de  ligações  provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiás ou barracas que comercializam comidas típicas e bebidas, o serviço apenas pode ser executado por profissionais. Ligações clandestinas (gatos de energia) além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro. E, em caso de fios caídos, não se aproximar e avisar imediatamente à Coelba.

A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. Outro alerta é quanto aos balões. A Coelba lembra que soltar balões é crime e é uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.