Sertão Hoje

Sertão Hoje

INSS começa a pagar 1ª parcela do 13º salário de aposentados

Segunda / 27.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A 2ª parcela será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, nesta segunda-feira (27), a primeira parcela do 13º salário dos aposentados, que será de 50% do valor do benefício. Ao todo, serão 30 milhões de pagamentos. Os depósitos serão feitos até 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS. Já a segunda parcela do 13º será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada.

Tem direito ao 13º quem, ao longo do ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.

O pagamento da 1ª parcela começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro. O depósito será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consulta no site meu.inss.gov.br e nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

Os depósitos serão feitos até 10 de setembro, junto com a folha mensal de pagamentos do INSS. (Foto: Divulgação / INSS)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.