Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brumado: Prefeitura recupera trecho Umburaninha-Caldeirão e alarga pista em Lagoa de Tocadas

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Essas eram antigas reivindicações da população.

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, visando mais segurança, conforto e qualidade de vida para os motoristas da região, está realizando o processo de recuperação da estrada Umburaninha/Caldeirão e o alargamento da pista em Lagoa de Tocadas. Essas eram antigas reivindicações da população. 

Malhada de Pedras: Prefeita assina Termo de Compromisso para apoio técnico na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Também estiveram presentes, entre outras autoridades, a Superintendente da FUNASA Andréia Cajado e o Reitor do IFBA Renato Filho. (Foto: Reprodução Facebook)

Na última quinta-feira (18), a prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro, esteve em Salvador para a assinatura de Termo de Compromisso para apoio técnico na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico junto com mais 50 prefeitos. Esta parceria entre o FUNASA (Fundo Nacional de Saúde) e o IFBA (Instituto Federal da Bahia) visa capacitar às cidades para que possam elaborar este Plano para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, a Superintendente da FUNASA Andréia Cajado e o Reitor do IFBA Renato Filho.

Fonte: Informe Cidade

Serviço de Internação Domiciliar está sendo implantado em Brumado

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

A equipe é composta por médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e enfermeiro.

O Melhor em Casa é um Serviço de Internação Domiciliar proposto pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado no município de Brumado com o objetivo de apresentar melhorias na qualidade da atenção e cuidado integral à saúde. A atenção domiciliar caracteriza-se por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, promoção à saúde e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia contínua de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde, humanizando o cuidado e colocando o usuário como sujeito do processo e menos de objeto de intervenção. A modalidade da atenção domiciliar implantada em Brumado destina-se aos usuários que possuem problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado. A equipe é composta por médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e enfermeiro.

Programa “Internet para Todos” será apresentado para prefeitos baianos

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

O “Internet para Todos” tem objetivo de levar conectividade para 40 mil localidades de todo o País. A ação de inclusão social tem início previsto para janeiro de 2018.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, junto com o senador baiano, Otto Alencar, apresentam na segunda-feira (29), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), o programa “Internet para Todos”, que tem o objetivo de levar conectividade a milhares de localidades do país inteiro. Prefeitos de toda Bahia serão convidados para a solenidade. O “Internet para Todos” tem objetivo de levar conectividade para 40 mil localidades de todo o País. A ação de inclusão social tem início previsto para janeiro de 2018.

Os municípios interessados em aderir ao programa, devem fazer suas inscrições previamente junto ao MCTIC, bem como o credenciamento das empresas de telecomunicações que levarão o serviço para as localidades. Caberá às prefeituras indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão. Este termo define a infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação dos equipamentos para prestação do serviço de internet banda larga. O município selecionará uma área na localidade para a instalação de uma antena pela empresa de internet credenciada para prestar o serviço. Além de garantir a segurança desse terreno, a prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que essa antena vai consumir. A prefeitura deverá ainda encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para isentar essa operação da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) de todas as atividades ligadas ao Programa. Os municípios podem indicar mais de uma localidade para receber a banda larga do programa Internet para Todos. Também podem sugerir pontos que não estejam na lista a ser divulgada pelo MCTIC. Não existe nenhum mecanismo de seleção. Todo município que quiser pode participar do programa. Ele tem apenas que cumprir com as suas obrigações. Além do ISS, as operações serão isentas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e contarão com infraestrutura local.

O Internet para Todos não oferecerá o serviço gratuito, mas a preços reduzidos, pois, muitas vezes, a empresa tem um ônus para manter essa infraestrutura. Então, a empresa que atender essas localidades, por ter essas garantias e isenções, pode oferecer um produto com um preço menor. A conexão será por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Prefeitura de Brumado divulga a relação dos estudantes contemplados com a Bolsa Estudantil

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Dos 198 estudantes que realizaram as inscrições online, apenas 42 entregaram a documentação exigida.

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), divulgou a relação dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil. Dos 198 estudantes que realizaram as inscrições online, apenas 42 entregaram a documentação exigida. Assim, de acordo com a avaliação da assistente social feita através de análise de documentos, visitas domiciliares e deliberação do Conselho de Acompanhamento do Programa de Bolsa de Estudo Rotativo, considerou 35 estudantes como aptos a receberem a bolsa, outros 7 candidatos fora do perfil, 6 com renda superior e 1 concludente da graduação. Para receber a Bolsa Estudantil, os estudantes aptos deverão entregar o comprovante de matrícula do semestre atua, 01 (uma) foto 3x4 e comprovante de conta bancária do Banco Bradesco. Confira abaixo a relação dos estudantes aprovados.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES APROVADOS

Governo divulga resultado provisório de concurso para soldado da PM-BA

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

O resultado final do certame será divulgado em 24 de março e os aprovados já poderão se matricular três dias depois. (Foto: Joá Souza / A TARDE)

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (20) o resultado provisório com a lista dos classificados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da corporação. Ao todo, foram convocados aproximadamente 2.500 candidatos. Após a realização da prova teórica em agosto, os candidatos aprovados foram convocados dois meses depois para realizarem o Teste de Aptidão Física (TAF), as avaliações médica, odontológica e psicológica. Eles também passaram por investigação social e entregaram toda a documentação necessária e exigida em edital. No Diário Oficial desta sexta (19) também foi publicado o cronograma das próximas etapas, que envolvem entrega dos laudos aos candidatos, interposição, julgamento, devolução e resultado dos recursos, datas para novos exames, resultado final e apresentação para matrícula, que está prevista para 27 de março.

O resultado final do certame será divulgado em 24 de março e os aprovados já poderão se matricular três dias depois. Os futuros soldados irão estudar, durante nove meses de curso, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), e aprenderão disciplinas como Direitos Humanos, Abordagens, Tiro Policial, Policiamento Comunitário, Legislação, Policiamento de Trânsito, entre outras, além de passarem por estágio operacional antes de reforçarem o policiamento em todo o estado. A PM orienta que o candidato acompanhe as publicações do Diário Oficial, pois as datas do cronograma podem sofrer alterações.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A RELAÇÃO DOS CANDIDATOS

Governo de Caculé oferece aulas de dança e ginástica para profissionais da educação

Segunda / 22.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

As aulas acontecem duas vezes por semana na Praça da Lagoa Manoel Caculé, a partir das 17 horas.

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu inicio na última terça-feira (16), as aulas de dança e ginástica para os profissionais da educação. A ação faz parte do projeto EMEEC (Escolinha Municipal de Esporte Educacional de Caculé). O objetivo das aulas é oferecer mais qualidade de vida não só para os profissionais da educação, mas também toda população Caculeense. As aulas acontecem duas vezes por semana na Praça da Lagoa Manoel Caculé, a partir das 17 horas. Além da dança e ginástica, também são ofertados as modalidades: Futebol, futsal, vôlei, basquete e capoeira com profissionais qualificados que atendem crianças de toda rede municipal. Para a Secretária de Educação Adailde Cruz Teles, o projeto tem finalidades de reduzir, ou até mesmo eliminar o cansaço físico e mental, contribuindo para o bom desempenho dos nossos profissionais.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na segunda-feira, dia 22

Domingo / 21.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta segunda-feira (22), das 8:45 h às 14:45 h, na Rua Antônio Jorge Cerqueira, Rua Frei Caneca, Rua Feliciano Pereira dos Santos, Rua Felipe dos Santos, Rua Monteiro Lobato, Rua João 23, Rua Paulo VI, Rua Padre Miguelino, Travessa Marlucia Oliveira Mirante, no Bairro das Flores, na cidade de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

SESAB e Secretários de Saúde se reúnem em Paramirim para discutir assistência em saúde na região

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

A reunião foi avaliada como positiva, pois contribuiu para o alinhamento entre as Secretarias de Saúde da região, incluindo Paramirim, e Sesab. (Foto: Ascom Paramirim)

Secretários de saúde de 15 cidades da região, desde Jussiape até Brotas de Macaúbas, estiveram reunidos no Centro Cultural, em Paramirim, para discutir assistência à saúde na região. A representante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trouxe dados mostrando o desequilíbrio que há entre os recursos pactuados pelos municípios e o serviço recebido em Paramirim. A Secretaria de Saúde Municipal, por sua vez apontou as possíveis soluções imaginadas para resolver o problema. Também se falou sobre a mudança do contrato do Hospital José Américo Resende com a Sesab. A Secretaria de Saúde do Estado tem desenvolvido uma política de saúde em municípios com mais de uma unidade hospitalar, como é o caso de Paramirim, em que os hospitais passam a trabalhar cada um com um perfil de assistência. No caso do Hospital José Américo, a Secretaria não vai mais oferecer serviços de internação em clínica médica, apenas cirurgias eletivas, obstetrícia e pediatria. A Sesab sugeriu que o Hospital Aurélio Rocha passe a ser referência em clínica médica e cirurgia de urgência e o José Américo, referência para maternidade e assistência infantil. A reunião foi avaliada pela Secretaria Municipal de Saúde como muito positiva, pois contribuiu para o alinhamento entre as Secretarias de Saúde da região, incluindo Paramirim, e Secretaria de Saúde do Estado.

Vitória da Conquista: Mulher é baleada durante assalto; Confira o vídeo

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento assalto em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (18). (Foto/Vídeo: WhatsApp | Leitor Sertão Hoje)

No final da manhã desta quinta-feira (18), em uma via pública da cidade de Vitória da Conquista, uma mulher teve o seu veículo da marca Hyundai, modelo HB20, tomado de assalto por dois bandidos. A mulher estava deixando um estabelecimento comercial e havia acabado de entrar no veículo, quando foi abordada por um dos assaltantes com arma em punho. O bandido disparou a arma, o tiro atravessou o vidro e pegou de raspão no rosto da mulher. A vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Prefeitura de Guanambi realiza melhorias em diversas áreas do município

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

“São ações de continuidade, no contexto do governo Jairo, para melhorar cada vez mais o aspecto urbano e a mobilidade urbana de Guanambi”, afirma Hugo.

O Prefeito interino de Guanambi, Hugo Castro, acompanhou diversas obras no município nesta semana, como os serviços de recuperação na quadra da Praça Manoel Novaes, além de iluminação, dando um novo visual ao tradicional ponto de encontro e lazer. No Parque da Cidade, serviços de limpeza e colocação de nova iluminação para melhorar o acesso e segurança das pessoas que ali realizam suas atividades físicas diárias.

No Mercado Municipal, atendendo antiga demanda, através da Superintendência Municipal de Trânsito, está sendo concluída a colocação de elevatórias, visando melhorar a trafegabilidade dos pedestres. “São ações de continuidade, no contexto do governo Jairo, para melhorar cada vez mais o aspecto urbano e a mobilidade urbana de Guanambi”, afirma Hugo. Ainda na agenda de trabalho, Hugo vistoriou obras de pavimentação nas ruas Riachuelo e Afonso Lessa. Em Morrinhos, ao lado do Vereador Homero Castro, ex-vereador Agostinho Paes e do Secretário de Infraestrutura, Márcio Luiz, visitou a Ladeira da Batateira autorizando a licitação para pavimentação, em paralelepípedo, de trecho com 700 metros.

Rui anuncia publicação de edital do concurso da Polícia Civil

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet pelo site da Fundação Vunesp.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publica, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital Saeb 01/2018 de abertura de inscrições para o concurso público da Polícia Civil da Bahia. O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa, nesta quinta (18). O certame vai oferecer mil vagas na corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. As inscrições para o concurso da Polícia Civil começam às 10h (horário de Brasília) do dia 1º de fevereiro e ficarão abertas até 2 de março. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet pelo site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp). A taxa custa R$ 160 para os candidatos que vão disputar uma das vagas para delegado e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão.

Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os interessados em disputar os cargos de investigador ou de escrivão de polícia é exigido diploma de conclusão de curso superior (em qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores devem possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo. A remuneração inicial para os delegados de polícia, com regime de trabalho de 40 h semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais. Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, enquanto 264 vão ser para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para a para cota racial. Outras 44 vagas de investigador serão reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011. Para delegados, vão ser 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães serão 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência. 

Léo Vasconcelos participa de reunião para assinatura de importantes projetos para Brumado

Quinta / 18.01.2018

Por Eliana Costa

“Temos contado com o apoio do deputado Vitor Bonfim, que tem demonstrado todo seu comprometimento para o desenvolvimento e crescimento de Brumado”, destaca Léo.

Na última quarta-feira (17), o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (PDT), acompanhado do Deputado Estadual Vítor Bonfim (PDT) esteve na Secretaria de Recursos Hídricos, cuidando da assinatura da ordem de serviço do abastecimento de água tratada, que será efetivada pela Embasa para todo o distrito de Ubiraçaba, além da solicitação da vereadora Lia Teixeira para o distrito de Cristalândia, para beneficiamento da localidade com água tratada.

Outros dois importantes assuntos também foram discutidos que são o tão esperado projeto do esgotamento sanitário de Brumado, que deverá ser efetivado em três etapas (iniciando pelo sistema de tratamento) e elevação da Barragem de Cristalândia, sendo a proposta da Administração Municipal de que seja realizada a 2ª etapa triplicando o sistema, embora o governo queira fazer um sistema provisório. Léo destacou a importância das conquistas, observando que durante a reunião contaram com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que interagiu via telefone com o secretário Cassio Peixoto, passando todas as informações necessárias para que os benefícios sejam efetivados para Brumado. “Temos contado com o apoio do deputado estadual Vitor Bonfim, que tem demonstrado todo seu comprometimento e disposição para o desenvolvimento e crescimento de nossa cidade”, pontuou Léo Vasconcelos.

MPF convoca estagiários para Barreiras, Guanambi e mais cinco unidades na Bahia

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

s candidatos habilitados deverão comparecer à respectiva unidade para a qual concorreram à vaga até o dia 23 de janeiro.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) convoca 13 estagiários aprovados no processo seletivo para vaga de nível médio e para vagas nas áreas de Direito e Jornalismo. Os treze candidatos deverão assumir seus cargos nas unidades de Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Paulo Afonso ou Salvador, de acordo com o definido no Edital de Convocação. Os candidatos habilitados deverão comparecer à respectiva unidade para a qual concorreram à vaga até o dia 23 de janeiro, às 14h, portando os documentos constantes no edital. Mais informações sobre processos seletivos para estágios realizados pelo MPF/BA podem ser encontradas na Página do Candidato.

Nota do Enem 2017 é divulgada

Quinta / 18.01.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sisu 2018.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram divulgadas nesta quinta-feira (18). O resultado deve ser consultado individualmente: para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante e incluir CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado no dia 19 de março. Na mesma data, o Ministério da Educação (MEC) também vai disponibilizar os chamados "espelhos da redação", que são a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas. Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As vagas já podem ser consultadas.

CLIQUE AQUI PARA IR A PÁGINA DO PARTICIPANTE