Sertão Hoje

Sertão Hoje

Prefeitura de Caetité realiza pela segunda vez Mutirão do Glaucoma

Sexta / 12.06.2015

Por Thayná Lima

Mais de 300 pessoas foram atendidas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou pela segunda vez em Caetité o Mutirão do Glaucoma. O atendimento, realizado em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA), aconteceu no ginásio poliesportivo Hélio Negreiros.

De acordo com a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, no primeiro mutirão 183 pessoas foram identificadas com glaucoma. “O glaucoma não tem cura, mas tem controle, principalmente se identificado no início. O nosso objetivo aqui hoje não é somente identificar a doença, mas também, viabilizar o tratamento e atendimento daqueles que foram detectadas com a pressão ocular elevada. As pessoas que estão sendo atendidas aqui passam por uma triagem, fazem uma avaliação, colocam colírio, medem a pressão ocular, em seguida são atendidos por um médico e uma enfermeira. Se identificado o glaucoma o paciente já sai com o colírio e é cadastrado no sistema para receber a medicação e ser acompanhado”, informou a Secretária.

Os exames foram realizados por uma equipe montada para atender às pessoas previamente cadastradas pelos agentes de saúde do município. Dessa vez, foram realizados 308 atendimentos e 196 pessoas foram identificadas com glaucoma. Elas receberam um colírio para fazer o tratamento dos olhos e participarão de uma revisão no prazo de três meses, a contar da data do atendimento.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.