Sertão Hoje

Sertão Hoje

Coincidência inédita na Mega-Sena provoca dúvidas nas redes sociais

Terça / 26.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a classificar o sorteio como fraude, roubo e até viram o fato como sinal de corrupção.

Os números sorteados no último concurso da Mega-Sena, realizado no dia 23 de junho, geraram teorias da conspiração em função de uma semelhança entre eles: todos fazem parte de uma mesma dezena, a 50. Foi a primeira vez que isso aconteceu, o que deu margem para teorias a respeito da loteria. Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a classificar o sorteio como fraude, roubo e até viram o fato como sinal de corrupção. As bolas escolhidas foram: 50 - 51 - 56 - 57 - 58 – 59.

Quatro apostas - um bolão em Salvador, e jogos individuais em Canoas (RS), Maranguape (CE) e Marabá (PA) - dividiram mais de R$ 38,5 milhões. "Existe uma diferença entre improvável e impossível", pontua o professor Waldeck Schutzer, chefe do Departamento de Matemática da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). "Essa sequência de números não é improvável nem impossível". Segundo o matemático, só seria impossível sair esses números se 50, 51, 56, 57, 58 nem 59 estivessem entre as dezenas possíveis de serem sorteadas.

"Todas as combinações têm a mesma probabilidade", pontua Schutzer, que atribuiu a estranheza de alguns sobre o concurso à falta de conhecimento de algumas pessoas sobre teorias de probabilidade. "O conhecimento que as pessoas têm sobre probabilidade é muito pouco e insuficiente". Questionada sobre os comentários postados nas redes sociais, a assessoria de imprensa da Caixa não respondeu até o momento. Fonte: Uol Notícias.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.