Sertão Hoje

Sertão Hoje

TCE/BA vai lançar ferramenta inspirada no IEGM do TCM

Sábado / 23.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O IEGM foi tema central de palestra proferida na sala de treinamentos da ECPL, do TCE/BA, como parte da terceira edição do projeto Tribunal em Debate (Foto: Reprodução).

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do TCM/BA foi tema central de palestra proferida na última quarta-feira (20), na sala de treinamentos da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), como parte da terceira edição do projeto Tribunal em Debate. O IEGM é uma ferramenta de diagnóstico que visa aferir a efetividade da gestão administrativa das prefeituras e, portanto, a qualidade da aplicação dos recursos públicos.

O evento teve como palestrantes três integrantes do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA): o superintendente de Planejamento e Gestão, Luiz Humberto Freitas, a diretora de Planejamento e Modernização, Cristiane Costa, e o chefe da Divisão de Banco de Dados, Fabrício Muniz. Participaram dezenas de servidores do TCE/BA, gerentes de áreas e coordenadores, além dos conselheiros Gildásio Penedo Filho (presidente do TCE/BA) e Carolina Matos Alves Costa.

Para o presidente Gildásio Penedo Filho, a apresentação do IEGM foi muito importante, não somente pela comprovação de sua eficácia na avaliação das gestões municipais, mas também pelo fato de o TCE/BA estar em processo de implantação da versão estadual do IEGE. “A troca de informações e o aproveitamento da experiência do TCM/BA com o IEGM nos deram uma boa contribuição para a implantação do IEGE, permitindo a nossas equipes consolidar o conhecimento que já possuem da ferramenta e colher dados para as adaptações necessárias para a estruturação do índice em nível estadual”, ressaltou.

“A palestra serviu para confirmar a utilidade do IEGM como ferramenta para o diagnóstico das gestões, mas há pontos que o controle externo precisa trabalhar mais, como é o caso do planejamento, para que possamos empreender ações de indução ao gestor público, contribuindo assim para o aperfeiçoamento das gestões”, avaliou a conselheira Carolina Costa.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.