Sertão Hoje

Sertão Hoje

Peixamentos reforçam estoque de pescado em Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Xique-Xique

Quarta / 06.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação beneficiou as comunidades com o incremento de mais de 130 mil alevinos de espécies nativas em lagoas marginais do Médio São Francisco baiano.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, até o momento, realizou cinco peixamentos no primeiro semestre do ano. A ação beneficiou comunidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Xique-Xique com o incremento de mais de 130 mil alevinos de espécies nativas em lagoas marginais do Médio São Francisco baiano. A lagoa Largamar, no município de Ibotirama, recebeu 40 mil alevinos, enquanto a lagoa da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, recebeu 20 mil alevinos. Outros cerca de 60 mil alevinos foram distribuídos em Lagoa Comprida e Ipueira, no município de Xique-Xique.

“É importante observar que as secas dos últimos anos afetaram severamente a produção pesqueira na bacia do São Francisco, principalmente pela ausência de cheias, o que compromete diretamente a dinâmica das lagoas marginais, principais ambientes de manutenção das populações de peixes nativas do São Francisco. Mesmo com a melhora pluviométrica no ano de 2018, o que fez com que algumas lagoas fossem abastecidas com água das chuvas, não ocorreu a entrada dos peixes. Portanto, o ciclo reprodutivo continua comprometido, tornando as ações de repovoamento como medida essencial para a conservação das espécies nativas do São Francisco”, explicou o técnico da Codevasf e chefe do Centro, Antônio Nascimento.

Além da importância para o repovoamento imediato das lagoas beneficiadas, as ações de peixamento têm uma função de promover a educação ambiental, contando com a participação da comunidade, por meio de escolas, colônias de pescadores ou secretarias municipais de meio ambiente, por exemplo. Nas ocasiões, é passado para os presentes o trabalho dos Centros Integrados da Codevasf e a importância das medidas de proteção para a ictiofauna do São Francisco.

As ações de peixamentos ainda promoveram a educação ambiental, contando com a participação de escolas, colônias de pescadores ou secretarias de meio ambiente.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.