Sertão Hoje

Sertão Hoje

Apagão afeta fornecimento de água em Malhada de Pedras e Brumado

Quinta / 22.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada e evitem todas as formas de desperdícios.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o sistema de abastecimento de Brumado opera com capacidade máxima na manhã desta quinta (22), após o período de seis horas paralisado em função do problema de fornecimento de energia elétrica registrado no Norte e Nordeste do país nesta quarta (21). A paralisação exigirá um período para recuperação gradativa do sistema de abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras. Os imóveis que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. Até a completa regularização, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada e evitem todas as formas de desperdícios.

Centenas de crianças participam de espetáculo circense em Caetité

Quinta / 22.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Essa sendo a semana do circo, as crianças ficam encantadas por terem essa oportunidade de estar assistindo a esse espetáculo”, finalizou a diretora Rita de Cássia Públio.

Centenas de crianças de creches, escolas e da Apae de Caetité, participaram na manhã desta segunda (19) de um espetáculo circense na Companhia Incaros, por ocasião do dia do circo que é comemorado em 27 de março. Essa ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A estudante Mirele Moraes, de 10 anos de idade, do Grupo Escolar Waldir Cardoso, contou o seu fascínio com o espetáculo. “Achei tudo muito interessante, o globo da morte, os palhaços, as mágicas, gostei de tudo”, disse a aluna. Para a diretora da Escola Dácio Alves de Oliveira, Rita de Cássia Públio, é muito importante essa ação da administração municipal para a valorização da cultura. “Essa sendo a semana do circo, as crianças ficam encantadas por terem essa oportunidade de estarmos com elas assistindo a esse espetáculo em nossa cidade”, finalizou a diretora.

Polícia Civil prende sequestrador de empresário de Brumado

Quinta / 22.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Rodrigo foi preso quando se preparava para entrar em seu veículo. O mesmo ainda tentou reagir, mais foi imobilizado pelos policiais. (Foto: Polícia Civil)

Polícias Civis prenderam no final da tarde desta quarta-feira (21), em São Félix do Coribe, região Oeste da Bahia, Rodrigo Sampaio Lima Araújo, acusado de participar do sequestro de um empresário, em Brumado. O crime aconteceu em janeiro desse ano. Após investigações, os policiais descobriram que o suspeito, teria fugido para a referida cidade, onde estaria escondido em uma residência juntamente com Ana Paula dos Santos Alves, comparsa no crime.  Rodrigo foi preso quando se preparava para entrar em seu veículo. O mesmo ainda tentou reagir, mais foi imobilizado pelos policiais. Ana Paula conseguiu empreender fuga. O carro foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para ser periciado. O preso será transferido para a custódia da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado.

Prefeitura de Guanambi realiza melhorias no cemitério municipal

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Além de atender a indicação do vereador Fausto Azevedo, o prefeito ainda autorizou ação de melhorias na iluminação do local, que será ampliada. (Fotos: Ascom Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi está realizando diversas ações e melhorias no Cemitério Municipal Santo Antônio. Está sendo feita a manutenção rotineira de limpeza geral, conforme anualmente é realizado, antes do período da Sexta-feira Santa, onde o local recebe vários visitantes. O Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do vereador Fausto Azevedo, visitou na tarde desta terça-feira (20), a etapa final das obras de pavimentação em bloquetes de todas as vias principais de acesso, o que irá minimizar ao longo do tempo, o custo de manutenção e limpeza, visto que diminuirá de forma considerável, a área de propagação de cobertura vegetal. Além de atender a indicação do vereador, o prefeito ainda autorizou ação de melhorias na iluminação do local, que será ampliada. “Com a pavimentação de todas as vias de acesso interno do cemitério, os familiares terão maior facilidade para visitar os túmulos dos seus entes queridos, e diminuirá de forma considerável a propagação do mato durante todo o ano”, disse o prefeito. O vereador Fausto Azevedo agradeceu ao prefeito o atendimento de sua indicação. “A obra ficará pronta para a sexta-feira Santa, onde o cemitério recebe grande visitação, conforme a tradição”, salientou Fausto.

Inscrições para Enem começam dia 7 de maio

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

As provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão no dia 7 de maio e seguirão até o dia 18 do mesmo mês. A data foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (21), quando foi lançado o edital completo do exame. Quem precisar solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição deve fazê-lo entre os dias 2 e 11 de abril, através da página do participante (enem.inep.gov.br/participante). As provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro, com abertura dos portões das 12h até as 13h e início das provas previsto para 13h30. No primeiro dia, nas 5h30 de duração, serão aplicadas a redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No final de semana seguinte serão 5h de prova, para que sejam respondidas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática. Com o Enem, o candidato poderá ter acesso ao ensino superior em instituições federais e particulares, por meio de programas governamentais de financiamento ou apoio.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

Brumado: Prefeito e Secretário de Saúde celebram de Termo de Compromisso para a implantação da Faculdade de Medicina

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito existe a possibilidade de que, no final do ano, ou início de 2019, já se tenha a realização do vestibular. (Foto: Ascom Brumado)

Nessa terça-feira (20), o prefeito Eduardo Vasconcelos, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Claudio Feres e do chefe de gabinete Amarildo Bonfim, estiverem em Brasília participando do ato de assinatura do Termo de Compromisso para o curso presencial de Medicina, que será desenvolvido por uma faculdade particular conforme disposto na portaria nº 152 de 8 de março de 2018. O Ministério da Educação (MEC) foi representado por Henrique Sartori de Almeida Prado, titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES). O prefeito Eduardo Vasconcelos salientou que “esse é mais um momento histórico para Brumado, pois uma grande conquista foi consolidada, a qual representará um enorme salto de qualidade para diversos setores, inclusive para a nossa economia”. Segundo o prefeito existe a possibilidade de que, no final do ano, ou início de 2019, já se tenha a realização do vestibular.

Brumado: Polícia Civil prende casal por Tráfico de Drogas

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

André Luis e Linda Maria foram autuados em flagrante pelo Delegado Fábio Lago por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. (Fotos: Polícia Civil)

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Brumado (20ª Coorpin) cumpriu mandados de busca e apreensão no Loteamento Malhada Branca, resultando na prisão em flagrante de André Luis Abreu Ferraz, 25 anos, e Linda Maria Batista Oliveira, 34 anos. O casal guardava em suas residências 400 trouxinhas de maconha, 18 trouxinhas de cocaína, 25 pedras de crack, 01 balança de precisão e 01 caderno de anotações do tráfico. André Luis e Linda Maria foram autuados em flagrante pelo Delegado Fábio Lago por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. O casal permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado à disposição da justiça.

Câmara de Guanambi inicia análise de projetos do Executivo

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão foi rejeitado requerimento que solicitava formação de comissão especial para análise do novo código tributário sancionado pelo executivo. (Foto: Ascom Guanambi)

A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou sessão ordinária nesta segunda feira (19). Na reunião, iniciou-se a transmissão com a 1º discussão dos seguintes projetos: Projeto de lei nº 01 do Executivo que veda funcionamento de estabelecimentos que se utiliza da mão de obra infantil; Projeto de lei nº 06 e 07 do Executivo que prevê a regularização fundiária em áreas municipais; Projeto de lei nº 09 do Executivo que institui o programa municipal de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente do município; Projeto de lei nº 11 do Executivo que reajusta valores das multas a serem aplicadas as agencias bancarias que infringirem lei municipal. Na sessão foi rejeitado requerimento que solicitava formação de comissão especial para análise do novo código tributário sancionado pelo executivo. De acordo com o presidente da casa Dr. Agostinho Lira trata-se de matéria vencida por já ter sido votada e aprovada na casa.

Brumado: Polícia Civil age rápido e prende suspeito de feminicídio

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vítima foi encontrada sem sinais vitais, em sua própria casa, com diversas lesões espalhadas por todo o corpo. (Fotos: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Brumado (20ª Coorpin) prendeu nesta terça-feira (20), Valdenor Sena Gomes, de 54 anos, suspeito de ser o autor do assassinato de sua própria esposa, Vilma Amorim dos Santos, de 51 anos, no bairro Olhos D'água. O fato ocorreu na madrugada da segunda-feira (19). A vítima foi encontrada sem sinais vitais, em sua própria casa, com diversas lesões espalhadas por todo o corpo. Os Investigadores da Polícia Civil conseguiram localizar e prender Valdenor, que estava visivelmente embriagado e apresentava um comportamento bastante agressivo. Segundo a polícia, na casa do casal ainda foram encontradas diversas armas brancas, três revólveres, munições, chumbos e pólvoras. Os objetos foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Técnica.

Justiça Federal aceita denúncia contra ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

No despacho, o magistrado dá um prazo de 10 dias para que os réus respondam à acusação presente na ação penal movida pelo MPF. (Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia)

A Justiça Federal em Guanambi aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, e mais seis pessoas, a qual investiga o esquema de fraudes em licitações liderado pelo empresário Kells Bellarmino Mendes. Segundo a Polícia Federal, o grupo desviava recursos públicos do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) em contratos com diversas prefeituras como: Camacan, Paramirim, Buerarema, Ibirapitanga, Ribeira do Pombal, Mirangaba, Uauá, Una, Água Fria, Livramento de Nossa Senhora e Teixeira de Freitas. Segundo despacho do juiz Filipe Aquino Pessoa de Oliveira, titular da 1ª Vara Federal de Guanambi, além do ex-prefeito Paulo Cesar e do empresário Kells Belarmino Mendes, foram denunciados o filho do ex-prefeito de Ruy Barbosa, Kleber Manfrini de Araújo Dourado, o representante das empresas participantes do esquema Marconi Edson Baya Souza, o irmão do deputado estadual Nelson Leal e filho do ex-prefeito de Livramento, André Souza Leal, o vereador de Livramento Paulo Roberto Lessa Pereira e Marisneia Sousa Dourado. No despacho publicado no Diário Oficial da Justiça Federal nesta terça-feira (20), o magistrado dá um prazo de 10 dias para que os réus respondam à acusação presente na ação penal movida pelo MPF.

Fonte: Sudoeste Bahia

Brumado: Equipes da Polícia Civil elucidam caso de extorsão mediante sequestro

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva, expedidos pelo Juiz Genivaldo Guimarães, titular da Vara Criminal de Brumado. (Foto: Polícia Civil)

Equipes da Polícia Civil, 20ª COORPIN/Brumado, DEPIN e DRACO, cumpriram nesta terça-feira (20), em Vitória da Conquista, nos bairros Campinhos e Terras do Remanso, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva, expedidos pelo Juiz Genivaldo Guimarães, titular da Vara Criminal de Brumado. No dia 30 de janeiro a 20ª COORPIN, passou a apurar o crime de extorsão mediante sequestro de um empresário brumadense. A investigação foi capitaneada pelo Delegado Titular Leonardo Soares e pelo Delegado Regional Leonardo Rabelo, contando com o apoio do Delegado Elvander Miranda, do DRACO de Vitória da Conquista. Por decisão de familiares da vítima o resgate foi pago e a pessoa libertada, cerca de 15 horas após o sequestro, na cidade de Vitória da Conquista. Mesmo após a liberação da vítima as investigações continuaram e a Polícia Civil conseguiu chegar à individualização de duas pessoas que participaram da empreitada criminosa, sendo eles Rodrigo Sampaio Lima Araújo, vulgo Galego, de 26 anos e Ana Paula dos Santos Alves, de 21 Anos, vulgo Paulinha.

Os policiais civis ainda identificaram o local do cativeiro, situado no Bairro Vila América, bem como o veículo utilizado pelos meliantes. A Polícia Civil convoca a população da região para que auxiliem na localização e prisão dos autores. Qualquer informação deve ser repassada ligando para o telefone 197, ou pela página da Polícia Civil/20ª COORPIN no Facebook.

“Governo promove injustiça com interior do estado ao injetar mais de 50% dos investimentos em Salvador”, diz líder da Oposição em audiência pública

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Para onde foi esse dinheiro que seria injetado na segurança pública, um setor que virou um caos, sendo o estado campeão em homicídios no país?”, provocou Luciano Ribeiro.

A concentração de investimentos pelo governo do estado, apenas na capital baiana e a ausência de mais recursos e obras nos municípios do interior do estado foi um dos questionamentos feitos pelo líder da Bancada de Oposição, na Assembleia Legislativa da Bahia, Luciano Ribeiro (DEM) ao secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, durante a audiência pública sobre a explanação das contas do estado. O deputado destacou que em 2017, o governo aplicou 51,83% dos investimentos em Salvador, o que explicaria a lacuna de ações no interior. “Há uma injustiça do governo estadual com os demais municípios. Houve um investimento de R$2,46 bilhões e mais de 50% desse total foi aplicado em Salvador, sacrificando o interior do estado”, avaliou. Durante a audiência, realizada no Plenarinho da Casa Legislativa, o líder oposicionista também questionou a ausência de R$246 milhões que seriam injetados na segurança pública do estado. O governo aprovou uma operação de crédito com o Banco do Brasil em 2013, no valor de 1,250 bilhão, sendo R$526 milhões para a segurança pública. Contudo, de acordo com relatórios do Flipan, do valor alocado, até 2017 foram realizadas despesas no montante de R$279 milhões, havendo portanto esse saldo a realizar de R$246 milhões. “Para onde foi esse dinheiro que seria injetado na segurança pública do estado, um setor que virou um caos na Bahia, sendo o estado campeão em homicídios no país?”, provocou.

Consulta pública para inspetores tem a participação de mais de 2.800 profissionais

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Consulta Pública para indicação de Inspetores foi realizada nos dias 15 e 16. (Foto: Crea-BA)

Mais de 2.800 profissionais baianos da área tecnológica mostraram o seu engajamento com o futuro das inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), em suas cidades. A Consulta Pública para indicação de Inspetores foi realizada nos dias 15 e 16. Segundo o Crea-BA, as cidades com maior número de votantes foram Feira de Santana, com 585 votos, Luis Eduardo Magalhães, 256 votos, e Vitória da Conquista, 235 votos. Dos municípios menores, o destaque fica para Ribeira do Pombal, que teve ao total 221 votos. O processo foi realizado via portal profissional (SITAC), e terá o resultado divulgado no dia 27, após deliberação do presidente do Crea-BA, conforme o art. 3º da Portaria nº31 de 07 de fevereiro de 2018. A gestão do Conselho é pioneira neste tipo de ação no Bahia, que tem como objetivo aproximar profissionais e inspetores.

O processo foi realizado via portal profissional (SITAC), e terá o resultado divulgado no dia 27. (Foto: Sertão Hoje)

Governo convoca 2.622 universitários do programa Partiu Estágio

Quarta / 21.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio da nova convocação foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), durante o #PapoCorreria. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

O Governo do Estado convocou nesta terça-feira (20), 2.622 estudantes para ocupar as vagas do edital 001/2018 do programa Partiu Estágio, que teve 17 mil inscritos. Eles devem se apresentar ao órgão ou entidade em que irão estagiar no prazo de dez dias úteis. O anúncio da nova convocação foi feito pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (20), durante o #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais. Os estudantes selecionados serão informados da convocação por meio do e-mail cadastrado no momento de sua inscrição no programa. Quem não entregar toda a documentação exigida, ou não se apresentar ao órgão ou entidade no prazo estipulado, perderá a vaga de estágio.

O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Podem participar universitários regularmente matriculados em cursos presenciais, desde que tenham idade mínima de 16 anos e que tenham cumprido pelo menos 50% do seu curso de formação.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS CONVOCADOS

Secretário de Saúde de Brumado faz uso da tribuna livre da Câmara para falar sobre suspensão do Projeto Glaucoma

Terça / 20.03.2018

Por Eliana Costa

“Aguardaremos que o próprio Ministério nos dê o direcionamento para o atendimento dos pacientes prioritários. Não temos como definir quais serão assistidos.”

Na sessão do último dia 16 de março, o secretário municipal de Saúde de Brumado, Claudio Feres, fez uso da tribuna livre da Casa a fim de fazer esclarecimentos sobre a suspensão por parte do governo federal do Projeto Glaucoma. Segundo explicou o secretário o fato se deu em razão do corte do orçamento realizado pelo Ministério da Saúde que anteriormente disponibilizava o valor aproximado de R$ 2,6 milhões passou a repassar somente R$ 945 mil, insuficientes para atendimento de todos os pacientes cadastrados no programa, que hoje gira em torno de 4.800. Cláudio salientou que os secretários de saúde de forma consensual decidiram que não existe possibilidade de continuarem o programa, já que teriam que arcar com os custos, que são de responsabilidade do Ministério da Saúde. “Aguardaremos que o próprio Ministério nos dê o direcionamento para o atendimento dos pacientes prioritários. Não temos como definir quais serão assistidos ou não. Nos traz muita preocupação essa situação, pois os pacientes ficarão até mesmo sem receber os colírios. Esperamos que essa ocorrência seja resolvida o mais rápido possível para que não sejam prejudicadas essas milhares de pessoas que passaram por atendimento através do Projeto”, pontuou Cláudio.