Sertão Hoje

Sertão Hoje

Infectologista alerta para os riscos da Chikungunya

Quinta / 04.06.2015

A doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e Aedes albopictus, porém os sintomas podem perdurar por meses

Há pouco tempo desconhecida dos brasileiros, a Chikungunya não passava de um nome estranho, até entrar na lista das prováveis epidemias nacionais. Segundo o médico clínico geral e infectologista do Hospital da Beneficência Portuguesa, Dr. Luiz Meirelles o potencial epidêmico da doença é grande. "Como a doença é transmitida pelo mesmo vetor da dengue, que se encontra amplamente distribuído, e pelo fato da grande maioria da população ser suscetível, é possível sim que a Chicungunya se torne epidemia e com grande repercussão clínica, pois mais de 70% dos casos são sintomáticos", alerta o especialista.

Muito parecida com a Dengue, Chikungunya apresenta sintomas similares como febre alta, geralmente acima de 39 graus, dores no corpo, náuseas e manchas pelo corpo. "Na fase crônica podem condicionar sintomas incapacitante com dores nas articulações e tendões que tornam a locomoção difícil. Além disso, as formas mais graves são mais frequentes em pacientes com diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e em pacientes acima de 65 anos", explica Meirelles. Apesar da semelhança, a Dengue é mais crítica, na fase aguda, e mais letal que a Chikungunya.

O médico ressalta que a capacidade de transmissão de ambas as doenças é grande no Brasil. "Os mosquitos transmissores da Dengue e Chikungunya são o Aedes aegypti e Aedes albopictus, eles estão amplamente distribuídos no território nacional e em São Paulo, em particular. É um mosquito que pica durante todo o dia, mas pode também se alimentar à noite". Segundo ele, as medidas de prevenção são as mesmas que as da Dengue: evitar o armazenamento de água em recipientes abertos, tomar cuidado com descartes de materiais que possam coletar água e utilizar repelentes. Ainda não há vacina eficiente. 

1

Comentários
01.09.2015
Marina Costa
Oi tudo bem? Meu nome e Marina Costa, sou consultora da Lojamundi, uma das maiores empresas de telefonia do Brasil com mais de 15 anos de experiencia. Atraves desse contato gostaria de ter oportunidade de apresentar meu portfolio de servicos e produtos, bem como realizar uma consultoria (sem custos) para reducao real de despesas com telefonia(celular, ddd, fixo, etc.) Entre em contato atraves do telefone 08006088700 ou acesse http://www.lojamundi.com.br/asterisk-servicos.html. Aguardo seu contato para atravessarmos juntos esses tempos dificeis. Obrigado.