Sertão Hoje

Sertão Hoje

Programa Partiu Estágio lança terceira convocação nesta terça-feira (8)

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

: Quem não comparecer dentro do prazo estipulado de 10 dias úteis, ou deixar de entregar algum item da documentação exigida, perderá a vaga de estágio.

A Secretaria da Administração (Saeb) divulgou, nesta terça-feira (8), mais uma convocação do Programa Partiu Estágio. Até o dia 21 de maio, 530 estudantes universitários selecionados pelo programa devem se apresentar nas secretarias ou órgãos públicos nos quais irão atuar, entregando toda a documentação necessária listada no edital 001/2018. A relação dos contemplados pela segunda convocação do programa em 2018 pode ser consultada no site (www.saeb.ba.gov.br). Além da lista, os estudantes universitários também serão convocados por e-mail. Quem não comparecer dentro do prazo estipulado de 10 dias úteis, ou deixar de entregar algum item da documentação exigida, perderá a vaga de estágio. Desde o lançamento do Partiu Estágio, em abril do ano passado, já foram contratados mais de 5,8 mil jovens para atuarem no serviço público baiano. O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que oferta oportunidades a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. A participação é exclusiva a universitários regularmente matriculados em cursos presenciais, com idade mínima de 16 anos e que tenham cumprido mais de 50% do seu curso de formação.
 

Caculé: Secretaria Municipal de Saúde realiza I Reunião Itinerante da Comissão Intergestores Regional

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A reunião que era realizada mensalmente em Guanambi, acontece agora de forma itinerante.

Demandas relacionadas a Políticas Públicas de Saúde foram amplamente discutidas na última sexta-feira (04) durante a reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). Fizeram se presentes Secretários de Saúde da região de saúde de Guanambi, representantes do Núcleo Regional de Saúde de Vitória da Conquista, representantes das Bases Regionais de Saúde de Caetité e Guanambi e o Prefeito de Caculé, José Roberto Neves. Foram debatidos temas como a oferta de exames e procedimentos de médias complexidades pactuadas com a UNACOM de Vitória da Conquista, Panorama Epidemiológico da Doença de Chagas e Leishmaniose na região de Saúde de Guanambi, assistência aos pacientes do Projeto Glaucoma, dentre outros. A CIR, é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião que era realizada mensalmente na cidade de Guanambi, acontece agora de forma itinerante. Isso oportuniza que os gestores conheçam a realidade dos municípios que fazem parte da região de saúde de Guanambi, a qual abrange 22 municípios, destaca a secretária de saúde, Maria de Fátima Mesquista.

Prefeitura de Caetité realiza gratuitamente teste para detectar leishmaniose em cães

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os testes são feitos de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde. (Fotos: Direcom Caetité)

Agentes da equipe de Endemias da Prefeitura de Caetité têm feito coleta de sangue de cachorros em alguns bairros da cidade às terças e quintas. O material é usado no teste de detecção da leishmaniose visceral, doença que tem no animal o principal hospedeiro. O resultado do teste sai com 15 minutos. A leishmaniose visceral, ou calazar, é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha. É a forma mais letal das leishmanioses e ataca todo o organismo. De acordo com Palanda Nunes de Barros, Gerente Municipal de Endemias, a coleta de sangue desses animais começou pelos bairros Alto do Cristo e Observatório, e, posteriormente, será realizada nos demais bairros da cidade. “Para a realização desse exame, apenas uma gota de sangue do animal é suficiente e, em 15 minutos, pode ser constatado o resultado. Caso dê positivo, esse material é encaminhado ao laboratório do LACEN, na cidade de Salvador, para a realização do exame de contra prova. Caso dê positivo novamente, é realizada a eutanásia nos cachorros contaminados, pois essa doença não tem cura”, explica Palanda. Os testes são feitos de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, antiga DIRES.

Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional promove oficinas na Semana Nacional de Educação do Surdo

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“É preciso que todos conheçam esta língua para que assim possam se comunicar melhor com as pessoas surdas e, em diversos ambientes sociais”, relata a interprete Andressa Araújo.

Na última semana, o Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO), órgão ligado a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, organizou oficinas em alusão ao dia Nacional de Educação do Surdo (23 de abril). A ação trouxe como objetivo sensibilizar os alunos e as famílias sobre a temática, divulgando a cultura, a identidade e a língua brasileira de sinais (LIBRAS). “É preciso que todas as pessoas conheçam esta língua para que assim possam se comunicar melhor com as pessoas surdas e, em diversos ambientes sociais, como: escolas, hospitais, igrejas, bancos e outros”- relata a interprete de LIBRAS da Instituição, Andressa Araújo. Todas as crianças que recebem atendimento pela Instituição foram contempladas com oficinas voltadas para noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais. A culminância do Projeto contou com a participação dos alunos surdos que frequentam e já frequentaram a Instituição, os professores, intérpretes de LIBRAS e alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA), sendo oferecido um minicurso para a Instituição. O evento ainda foi marcado pelas presenças de estudantes do curso de história da UNEB de Caetité, do presidente e vice-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) de Guanambi, que falou sobre a importância da entidade em apoio à comunidade surda e suas famílias.

Guajeru: Sudesb garante apoio para realização do Campeonato de Futebol Society em 2018

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito também tratou do andamento das obras da Quadra Poliesportiva da Comunidade de Tanque Novo. (Foto: Ascom Guajeru)

Em reunião realizada nesta segunda-feira (07) na Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em Salvador, o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, esteve com Elias Dourado onde foi apresentada a prestação de contas do convênio celebrado com o órgão que possibilitou o apoio da Superintendência na realização do Campeonato Municipal de Futebol Society. Segundo o prefeito, Elias Dourado reafirmou o compromisso de apoiar financeiramente a realização do campeonato em 2018 com o fornecimento de uniformes, materiais esportivos e premiação. O Campeonato, que começou em a ser realizado em 2013, vai pra sua 5ª edição. A competição é uma das maiores do estado da Bahia e em 2017 contou com a participação de 24 equipes nas categorias: principal, máster e sub-18. Na reunião, Gil também tratou do andamento das obras de construção da Quadra Poliesportiva da Comunidade de Tanque Novo, onde haverá a substituição da empresa que retomará as obras que são fruto de emenda dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo.

Aracatu: PM recupera veículo roubado de empresa brumadense

Terça / 08.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O veículo recuperado foi apresentado na Delegacia de Polícia de Brumado. (Foto: 34ª CIPM)

Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados na cidade de Aracatu, recuperaram um veículo que foi roubado no último sábado (05) em uma empresa de usina de asfalto na cidade de Brumado. Durante a ação, os meliantes amarraram e agrediram o vigilante do local. Segundo a polícia, em ronda de rotina na cidade de Aracatu, os oficiais encontraram um veículo abandonado nas proximidades da creche Municipal. Diligências estão sendo realizadas pela 34ª CIPM, na tentativa de encontrar os autores do crime. O veículo recuperado foi apresentado na Delegacia de Polícia de Brumado.

Denúncias ao TCM poderão ser feitas pela internet

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Cidadãos ou agentes políticos municipais não precisam se dirigir à sede do TCM, em Salvador, ou às sedes das Irce’s nas grandes cidades, para protocolar uma denúncia.

O Tribunal de Contas Municípios (TCM) da Bahia disponibiliza em seu site na internet, uma ferramenta que permite a apresentação de denúncias à corte sobre desvios ou malversação de dinheiro público, de forma rápida e segura. A nova ferramenta é mais um passo no processo de modernização do TCM, no sentido de dar maior agilidade e transparência no exame das contas públicas. O presidente da corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, destacou a agilidade que é dada com a nova mudança. “A partir de agora, cidadãos ou os agentes políticos municipais não precisam se dirigir à sede do TCM, em Salvador, ou às sedes das Inspetorias Regionais de Controle Externo (Irce’s) nas grandes cidades, para protocolar uma denúncia. Documentos ou mesmo vídeos com provas ou evidências do ilícito poderão ser anexadas para serem analisadas pelos técnicos do TCM e, depois, pelos conselheiros”, explicou o conselheiro.
 

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na quarta-feira, dia 09

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (09), das 8h às 13h, na Fazenda Ariri e no Povoado Ariris, no município de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Termina nesta quarta-feira (09) o prazo para transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A biometria será obrigatória em cerca de 2.800 municípios. (Foto: TSE/Divulgação)

Os eleitores podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até esta quarta-feira (9) para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. O voto é facultativo apenas para analfabetos e os eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos. O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral. Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Neste ano, a biometria será obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados. Nesses municípios, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

CONSULTE O SITE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO SEU ESTADO

Brumado: COMDICA e SESOC promovem a II Conferência Livre dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

As propostas escolhidas serão encaminhadas para a Conferência Municipal prevista para ser realizada no mês de setembro. (Fotos: Ascom Brumado)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), objetivando garantir o fortalecimento dos Conselhos de Direitos e da participação efetiva de crianças e adolescentes nas discussões e políticas públicas, promoveram no dia 26 de abril, a II Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. Inicialmente, houve o acolhimento e o credenciamento de crianças e adolescentes da Escola Professora Maria das Graças Assis Correia. A abertura da conferência, que teve como tema a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, ficou a cargo da Presidente do Comdica, Sra. Célia da Silva Santos, e da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maria Nicéia de Oliveira Almeida Silva.
 

Vitória da Conquista: Mulher é presa em ônibus com cocaína dentro de latas de açaí; droga seria levada para outros países

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na cidade, ela detalhou que o entorpecente seria encaminhado, via Correios, para China e países da África. (Foto: divulgação PRF)

Uma mulher de 49 anos foi presa transportando em um ônibus cerca de 2 Kg de cocaína na forma líquida no município de Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (6). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a passageira estava em um ônibus que fazia linha São Paulo - Natal. A droga foi localizada durante rondas de rotina e estava armazenada dentro de latas com rótulos de concentrados de açaí. Segundo a PRF, a mulher disse que recebeu a droga em São Paulo e que levaria para Natal. Na cidade, ela detalhou que o entorpecente seria encaminhado, via Correios, para China e países da África. A mulher contou que receberia R$ 1 mil pelo transporte e também relatou que a droga estava na forma líquida para que não pudesse ser identificada nos equipamentos de raio-x.

Barra da Estiva: Prefeito exonera servidores após recomendação do Ministério Público

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Logo depois da exoneração de Helder, foi nomeada a irmã do prefeito, Cassionília Machado Ribeiro, para o mesmo cargo”, explica o promotor Adriano Nunes de Souza.

O prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, exonerou três servidores por prática de nepotismo após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Segundo o promotor de Justiça Adriano Nunes de Souza, o prefeito exonerou inicialmente o servidor Helder Luz Neves do cargo de secretário municipal de Infraestrutura, mantendo seu filho Caio Henrique Coelho Franco no cargo em comissão de assessor do setor de Esportes e Lazer. “No entanto, logo depois da exoneração de Helder Luz Neves, foi nomeada a irmã do prefeito João Machado Ribeiro, Cassionília Machado Ribeiro para o mesmo cargo”, afirmou o promotor de Justiça, explicando que a nomeação configurou novo caso de nepotismo. No dia 16 de abril, atendendo recomendação expedida pelo MP, o Município exonerou a irmã do prefeito Cassionília Ribeiro, e, no dia 17 de abril, exonerou Maria Malvina de Almeida Dias, esposa do prefeito, do cargo de secretária municipal de Administração. O promotor de Justiça Adriano Souza ressaltou que os Municípios devem se atentar à Súmula Vinculante nº 13, segundo a qual a “nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, viola a Constituição Federal”.

Cipe Chapada e Bope prendem quadrilha de tráfico de drogas em Ruy Barbosa

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Chegamos neles durante monitoramento de um restaurante utilizado como ponto de venda”, conta o Major PM Ricardo Passos. (Foto: Divulgação SSP-BA)

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) desarticularam, na tarde de domingo (05), uma quadrilha especializa em tráfico de drogas no município de Ruy Barbosa. O comandante da Cipe Chapada, Major PM Ricardo Passos, destacou a importância da operação, “A quadrilha é responsável pelo tráfico de drogas em Ruy Barbosa e região. Chegamos neles durante monitoramento de um restaurante utilizado pelos criminosos como ponto de venda de drogas. Conseguimos pegar todos eles e trazer tranquilidade para o município”, conta o Major. Na ação foram presos José Carlos Trindade Damasceno, Agnaldo Santos Silva, Caio Santana Lima, Edvan Lima Alves dos Santos e um adolescente, também integrante da organização criminosa. Com o bando foi apreendido um veículo modelo Gol, placa CMW-7108, de São Paulo, 16 pinos de cocaína, seis trouxinhas de maconha, seis celulares, quatro relógios e a quantia de R$ 337. Os criminosos foram encaminhados para Delegacia Territorial de Ruy Barbosa, com mais cinco usuários, que no momento estavam negociando a compra de drogas.

Fonte: SSP-BA

Inscrições abertas para o concurso do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas; salário de até R$ 2.305,63

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 14 vagas, sendo cinco para cadastro reserva, com salários que variam entre R$ 1.134,18 a R$ 2.305,63.

Foram abertas nesta segunda-feira (7) as inscrições para concurso público que visa preencher vagas de nível fundamental e médio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade de Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ao todo, são 14 vagas, sendo cinco para cadastro reserva, com salários que variam entre R$ 1.134,18 a R$ 2.305,63. As vagas são para agente administrativo (1 vaga), auxiliar de operação (1 vaga - cadastro reserva), eletricista (1 vaga - cadastro reserva), encanador (1 vaga - cadastro reserva), leiturista (1 vaga - cadastro reserva), motorista (1 vaga - cadastro reserva), operador de ETA (1 vaga), operador de pequeno sistema (4 vagas), agente operacional (2 vagas) e auxiliar de serviços gerais (1 vaga). As inscrições devem ser feitas pela internet, até as 23h59 de 25 de maio. A taxa de inscrição para os cargos de nível médio custa R$ 50, enquanto para os de nível fundamental custa R$ 40. O certame será realizado em duas etapas, a depender do cargo pleiteado, com prova objetiva e prova de títulos. A prova objetiva está prevista para ser realizada em 17 de julho, enquanto a publicação do resultado final deve ser feita em 24 de agosto.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

Forró do Sítio Novo: Garanta seu Ingresso com preço promocional

Segunda / 07.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Forró do Sítio Novo 2018 acontece no dia 16 de junho e vem em ritmo de copa do mundo.

A festa mais esperada do ano está chegando. É o Forró do Sítio Novo 2018, a festa All Inclusive acontece no dia 16 de junho e vem em ritmo de copa do mundo. Garanta seu ingresso com preço promocional no valor de R$ 180,00 nos pontos de venda: Tiazinha Distribuidora, Boutique Monarca, Padaria KIPÃO, Villas Lounge, Bar do Rei, Loja PG Store na Power Gym, Boutique Sandes, MM Armazem, Subway, Padaria e Mercadinho Pão de Mel no Bairro São Félix e em Aracatu você encontra na Farmácia Santo Antônio. Não fique de fora da melhor festa da região.