Sertão Hoje

Sertão Hoje

PM captura homem em Contendas do Sincorá com Mandado de Prisão aberto em Ituaçu

Segunda / 28.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Adalberto Souza Alves, vulgo “Beto”, é réu em um processo criminal em Ituaçu. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) capturaram em Contendas do Sincorá, na tarde deste domingo (27), um homem com um mandado de prisão em aberto na Comarca de Ituaçu. Segundo a Companhia, os militares estavam realizando rondas no município de Contendas do Sincorá e procedendo inúmeras abordagens e averiguações, quando identificaram Adalberto Souza Alves, vulgo “Beto”, que é réu em um processo criminal em Ituaçu. Adalberto foi conduzido e apresentado a Delegacia Territorial de Brumado.

Guajeru: Prefeito e equipe participam de reuniões em Comunidades da zona rural

Segunda / 28.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“As reuniões são fundamentais para as comunidades, sempre ouvindo a população e buscando a melhoria da qualidade de vida do povo na zona rural”, destaca o prefeito Gil Rocha.

O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, junto com sua equipe, estiveram reunidos, neste sábado (26), com moradores das Comunidades de Mandacaru, de Posse, de Lajedo e de Arrecife, localizadas na zona rural do município. O objetivo das reuniões foi a apresentação do Plano de Ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Na Comunidade de Posse serão destinados 3.600m de tubulação para a construção do Sistema Simplificado de Abastecimento, Indicação do vereador Manoel de Noca e viabilizado graças as emendas parlamentar dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. Além disso, o governo municipal irá realizar a limpeza da barragem que abastece a Comunidade e também se comprometeu a cobrar junto a CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) a instalação do Poço Artesiano. Já na Comunidade de Lajedo, foram discutidas a viabilização da construção da sede da Associação para Apoio a Comunidade, a limpeza do Poço Artesiano da Comunidade e realização da Barragem do Arrecife. Gil declarou estar satisfeito com esse modelo de reuniões. “Muito participativas e proveitosas, as reuniões são fundamentais para o desenvolvimento de nossas comunidades rurais, sempre junto ouvindo nossa população através das associações buscando a melhoria da qualidade de vida de nosso povo da zona rural”, destaca o prefeito.
 

Vara do Trabalho de Brumado vai voltar a contar com Juiz Auxiliar

Segunda / 28.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Desde a retirada do Juiz Auxiliar e, também, com o aumento de novos processos, vínhamos travando uma batalha para tal nomeação”, declara o Dr. Osvaldo Laranjeiras.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Brumado, a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/5ª Região) confirmou que será publicado um Provimento com designação de um Juiz Auxiliar para a Vara do Trabalho de Brumado. Segundo o Presidente da OAB-Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, “desde a equivocada e inexplicável retirada do Juiz Auxiliar da VT de Brumado e, também, com o aumento expressivo de novos processos entre 2016/2017, vínhamos travando uma batalha para tal nomeação, com absurdo Parecer do ex-Corregedor em contrário”. Ainda segundo o Presidente, a atual Corregedora, logo que assumiu, tinha sinalizado que a crítica situação da VT de Brumado (com apenas uma Juíza, quando necessitava no mínimo de dois juízes) seria resolvida após discussão com a AMATRA5- embora muito reduzido o quadro de juízes. Na última sexta houve a reunião da Corregedoria com a AMATRA5 e, enfim, se sinaliza a efetiva designação de Auxiliar para a VT de Brumado, o que implicará na tramitação mais célere dos processos.

Secretaria Municipal de Educação de Guanambi suspende aulas a partir desta segunda-feira (28)

Domingo / 27.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria garante que a paralisação temporária não prejudicará o cumprimento dos dias letivos, que posteriormente será debatido os dias da sua reposição. (Foto: Ascom Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretária Municipal de Educação, suspendeu neste domingo (27), as aulas da rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (28). Segundo a nota, postada em seu site oficial (www.guanambi.ba.gov.br), a suspensão se deve ao “desabastecimento de combustível que atinge todo o país, devido à greve nacional dos caminhoneiros, impossibilitando o deslocamento de funcionários do setor administrativo, professores e alunos, além do sistema de transporte escolar dos alunos da zona rural e da merenda escolar”. Ainda segundo a nota, a Secretaria garante que a paralisação temporária não prejudicará o cumprimento dos dias letivos, que posteriormente será debatido os dias da sua reposição. 

Brumado: Faculdade Pitágoras oferece 150 vagas em cursos gratuitos de capacitação

Domingo / 27.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Além disso, os interessados terão a oportunidade de assistir à apresentação de uma das 20 mais notáveis palestrantes do Brasil, Leila Navarro.

A Faculdade Pitágoras de Brumado está com as inscrições abertas para o preenchimento de 150 vagas em cursos de capacitação gratuitos, que serão realizados durante o evento Pitágoras Conecta, nos dias 26 de maio e 9 de junho. Dentre os cursos oferecidos pela instituição, estão: Noções Básicas de Excel, Dicas para realização de entrevista para emprego: você está mandando bem? e Network: como não ser invisível? . Além disso, os interessados terão a oportunidade de assistir à apresentação de uma das 20 mais notáveis palestrantes do Brasil, Leila Navarro. As capacitações ocorrem nos períodos matutino e noturno, na sede da instituição, localizada Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, bairro Hospital. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (77) 98124-8666.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Prefeitos cobram apoio de parlamentares baianos nas pautas municipalistas

Domingo / 27.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O Congresso Nacional não pode ficar omisso. Precisamos fazer uma reforma que traga mais segurança para as prefeituras e prefeitos”, destaca o deputado federal Sergio Brito.

Em programação complementar à XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a União dos Municípios da Bahia (UPB) promoveu, na noite desta quarta-feira (23), uma reunião entre prefeitos e parlamentares baianos. O objetivo do encontro foi tratar das principais pautas municipalistas da Bahia em tramitação na Câmara e no Senado e pressionar os parlamentares para que votem em favor dos municípios. “A Marcha dos Prefeitos é o nosso momento de luta e reivindicação. Esse ano, nós tivemos um grande apoio, no pronunciamento dos presidentes da Câmara e do Senado (Rodrigo Maia e Eunício Oliveira), quando eles se comprometeram com a votação de projetos de total importância para os municípios”, disse o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que de antemão justificou a ausência de alguns deputados. “Muitos não estão aqui nessa reunião porque o presidente da Câmara, cumprindo o que prometeu, acabou de colocar os nossos projetos em votação”, afirmou.
 

Caminhões-pipa que abastecem Rio do Antônio e Guajeru podem interromper atividades nos próximos dias

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Em Caculé não há motivo de pânico, apenas economizem água até que a greve termine”, ressalta o Gerente da Embasa Marcondes Guimarães. (Foto: Aloíso Costa | Informe Cidade)

A falta de combustível nos postos de gasolina de toda região pode levar à interrupção os serviços de abastecimento de água que tem sido feito pelos caminhões-pipa nas cidades de Rio do Antônio e Guajeru. Os caminhões são abastecidos diariamente em Caculé para suprir as necessidades hídricas dos municípios acima, bem como dos distritos de Ibitira e Umbaúba. Sem abastecimento os motoristas dizem que só poderão manter as viagens por pelo menos mais dois ou três dias. Como é o caso do Sr. Aurindo Oliveira, da cidade de Rio do Antônio, que faz em média três viagens por dia. “Nesse caminhão aqui que só dá pra rodar até amanhã. Se essa greve ai não acabar a gente não vai ter como vim”. Segundo Sr. Aurindo, alguns motoristas já não estão rodando mais por falta de combustível. Segundo a EMBASA, são cerca de 30 caminhões rodando diariamente nos trechos de Rio do Antônio, Ibitira, Umbaúba e Guajeru. Caso a greve não acabe o fornecimento de água a essas localidades ficará comprometido.

O Gerente do Escritório Local da Embasa em Caculé, Marcondes Guimarães, alerta os moradores dos municípios para que economizem água. Segundo ele a continuidade da greve comprometerá todos os serviços da Embasa que depende de produtos vindos de fora para fazer o tratamento da água. “Os caminhões não estão conseguindo passar com produtos químicos para fazer o tratamento da água e o estoque desses produtos já está bem baixo. Pelo menos em Caculé ainda não há motivo de pânico, apenas que seja feita economia de água até que a greve termine”, ressalta.

Fonte: Informe Cidade

“Nesse caminhão aqui que só dá pra rodar até amanhã. Se essa greve ai não acabar a gente não vai ter como vim”, explica o Sr. Aurindo. (Foto: Aloíso Costa | Informe Cidade)

Atletas do Jiu Jitsu de Barra da Estiva e Ituaçu do CT Barra Fight fazem sucesso em Salvador

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Sensei agradeceu a prefeitura de Barra da Estiva pelo apoio, sua nutricionista Jaqueline Medeiros e todos seus alunos.

Entre os dias 19 e 20 de maio, foi realizado, em Salvador, o Fall Open de Jiu-jitsu, um importante campeonato do calendário internacional de Jiu-Jitsu.  Os atletas do CT Barra Fight, comandado pelo Sensei Edson Silva, representaram com sucesso os municípios de Barra da Estiva e Ituaçu. Três atletas da equipe Go Team Barra formaram o pódio, o Sensei Edson Silva, Gilson Jhou, ambos de Barra da Estiva, e o ituaçuense Rafael Luz, terminando o campeonato em 3º, 2º e 1º, respectivamente. Já o atleta Marcus Gusmão obteve experiência, participando de sua primeira competição desse porte. O Sensei agradeceu a prefeitura de Barra da Estiva pelo apoio, sua nutricionista Jaqueline Medeiros e todos seus alunos. Como guerreiros dedicados, os atletas seguem treinando forte para obterem melhores resultados nas próximas competições.

Prefeito e Secretário de Saúde de Guanambi garantem atendimento do SAMU e ambulâncias por mais dias

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Conseguimos fazer a máxima reserva de segurança possível, para que o SAMU não paralisasse o atendimento”, explica o Prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Ascom Guanambi)

Assim que tomou conhecimento da greve nacional dos caminhoneiros, o prefeito Jairo Magalhães tomou diversas atitudes para garantir os serviços emergenciais de saúde na cidade de Guanambi. O prefeito se encontrava em Brasília, onde cumpriu uma vasta agenda oficial, com compromissos em ministérios, onde conseguiu a liberação de recursos e ainda participou de um importante evento municipalista ao lado de centenas de gestores do país. De Brasília, na última quarta-feira (23), assim que o movimento de paralisação tomou uma projeção nacional, Jairo entrou em contato com o Secretário de Saúde André Moitinho, onde traçaram um plano emergencial para garantir uma reserva de segurança de combustível para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que totalizam 4 veículos, sendo 1  motocicleta para deslocamento rápido e 3 ambulâncias, que atendem ocorrências na cidade, zona rural e distritos, e ainda as 9 ambulâncias da Secretaria de Saúde, que atendem a toda rede municipal no deslocamento de pacientes para diversas cidades.

 

Câmara de Ituaçu divulga Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2018

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão foram aprovadas quatro indicações de obras ao poder executivo, feitas pelos vereadores Marcinho de Noé, Ronaldo Rocha e Otacílio Caires (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ituaçu divulgou a ata aprovada da 11ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo do ano de 2018, realizada no dia 11 de maio. A sessão contou com as presenças dos vereadores Ronaldo Rocha (Vice-Presidente); Joel Teixeira (1º Secretário); Elza Marillu (2ª Secretária); Otacilio Caires, Almir Pessoa, Branco do Guigó, Sivaldinho, Adriano Machado e Vade. Justificaram as ausências dos Vereadores Marcinho de Noé e Nenê de Dona Santa. Constou na Ordem do Dia: Indicação do Vereador Marcinho de Noé solicitando a reforma da Quadra de Esporte do Povoado do Riachão; Indicação do Vereador Ronaldo Rocha solicitando a recuperação da iluminação pública na localidade do Mato Grosso; Indicação do Vereador Ronaldo Rocha solicitando que seja preenchida a vaga de recepcionista no Posto de Saúde do Campo Grande; Indicação do Vereador Otacilio Caires solicitando  a conclusão da Quadra de Esporte do Povoado de Almas Pobres, todas aprovadas por unanimidade. Não houve a tramitação de nenhum projeto de lei, mas no Grande Expediente os vereadores debateram diversos assuntos de interesse do município. Clique no link abaixo e acesse o conteúdo da ata da íntegra.

Ata da 11ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2018

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta sexta-feira (25)

Sábado / 26.05.2018

Por Eliana Costa

O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Brumado: Membro da Igreja Adventista do 7º Dia usa Tribuna Livre da Câmara para falar sobre projeto Impacto Esperança

Sábado / 26.05.2018

Por Eliana Costa

Ao final de sua explanação o Sr. Jaldemir realizou uma oração pedindo bênçãos a todos os que estavam presentes na sessão, estendendo à comunidade brumadense.

Na manhã desta sexta-feira (25), o Sr. Jaldemir Batista dos Santos, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Brumado, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre o projeto Impacto Esperança, desenvolvido pela referida igreja, que tem como objetivo principal a distribuição gratuita de literatura incentivando a leitura através de temas que buscam a valorização do ser humano. Durante sua explanação destacou a importância do movimento iniciado em 2006 com a distribuição do livro o Grande Conflito de forma condensada. Na ocasião foram distribuídos 1,2 milhões de livros. Destacou que os adventistas ao realizarem o ato saem às ruas em mais de oito países sul-americanos a fim de distribuírem revistas e livros com mensagens bíblicas à comunidade, tendo para isso um dia especifico. Jaldemir Batista informou que em Brumado esse ato estará sendo efetivado neste dia 26 de maio, quando os membros da igreja entregarão à comunidade o livro “O Poder da Esperança”, que trata sobre temas atuais como: ansiedade, estresse, depressão, entre outros. Ao final de sua explanação o Sr. Jaldemir realizou uma oração pedindo bênçãos a todos os que estavam presentes na sessão, estendendo à comunidade brumadense. Distribuindo também o exemplar do livro a todos. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos agradeceu a presença de todos os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destacando a importância do movimento realizado pela instituição religiosa.

Prefeitura e Sindicato não chegam a um acordo e professores vão iniciar greve em Barra da Estiva

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Diretoria do SINDSEMBE convocou uma nova Assembleia Geral, também na segunda-feira, no Barra Center, às 14h, para definir pela continuidade ou não da greve.

Uma reunião entre representantes da gestão municipal de Barra da Estiva, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e Sindicato dos Servidores Municipais de Barra da Estiva (SINDSEMBE) foi realizada nesta sexta-feira (25), mas as partes não chegaram a um acordo. Diante desse impasse, os professores de Barra da Estiva, atendendo o que ficou determinado em Assembleia Geral realizada na segunda-feira (21), vão deflagrar greve por tempo indeterminado. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira (28), pela manhã e a expectativa é que os representantes da gestão municipal e dos sindicatos cheguem a um acordo. A Diretoria do SINDSEMBE convocou uma nova Assembleia Geral, também na segunda-feira, no Barra Center, às 14h, para deliberar sobre a proposta do poder executivo, podendo ser dada continuidade à greve ou ocorrer a sua suspensão.

Temer aciona Forças Armadas para desbloquear estradas

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a parar a mobilização imediatamente”, discursou Presidente.

Como o protesto dos caminhoneiros continuou em rodovias federais e estaduais de todo o Brasil, o presidente Michel Temer (MDB) acaba de anunciar que acionou as Forças Armadas para reverter a situação. "Indico que acionei as Forças Federais de Segurança Pública para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo", ressaltou o presidente, em comunicado nacional. Ele acrescenta que, como o governo “tem sempre a coragem de dialogar”, ele também terá a “coragem de exercer sua autoridade”. Na noite dessa quinta-feira (24), o governo se reuniu com lideranças do protesto, que firmaram um acordo para paralisar a manifestação por 15 dias, mas parte dos caminhoneiros resistiu e o bloqueio ainda não acabou. "Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a parar a mobilização imediatamente. (...) Esse deveria ter sido o resultado do diálogo, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas e impedido que muitos caminhoneiros levem adiante o seu desejo de atender a população e fazer o seu trabalho", discursou o emedebista. O trato firmado previa a estabilidade no preço do diesel a cada 30 dias, um acordo feito com o Congresso Nacional para zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e a garantia dos transportes de cargas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Diante dos sucessivos aumentos no valor dos combustíveis, os caminhoneiros iniciaram o protesto na segunda-feira (21). Após cinco dias, cidades em todo o país já dão falta de combustível, produtos e alimentos, frotas de ônibus já foram reduzidas, aeroportos foram fechados, entre outros danos.

Policias Civil e Militar desmontam esquema de remessa de drogas de Goiás para a Bahia

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A quadrilha começou a ser investigada no ano passado, quando sete tabletes de maconha prensada foram embarcados de Anápolis (GO) com destino à Bahia (Barreiras).

A “Operação Bagagem”, promovido por unidades das polícias Civil e Militar, do Oeste baiano, desmontou, na manhã desta quinta-feira (24), um esquema de remessa de drogas de Goiás para Bahia. Um laboratório para refino de cocaína foi localizado na cidade de Barreiras e cinco criminosos terminaram presos. A quadrilha começou a ser investigada no ano passado, quando sete tabletes de maconha prensada foram embarcados de Anápolis (GO) com destino à Bahia (Barreiras). Durante cinco meses de investigação, equipes da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) descobriram que o material tinha sido enviado por Carla Cristina Santos da Silva, ex-esposa de 'Nego Jó', líder do tráfico, na região Oeste, morto em confronto com policiais baianos, no estado de Goiás. Os investigadores descobriram que Carla atuava em conjunto com o seu irmão Reginaldo Osano da Silva, custodiado, no sistema prisional goiano, enviando entorpecentes. O casal Itamário Lucas Monteiro e Josiene de Sousa Oliveira Monteiro eram os destinatários na Bahia. A dupla usava uma pousada de fachada para refinar a cocaína, embalar e distribuir. Erica de Souza Porto era uma das vendedoras.

Carla e Reginaldo foram presos em Anápolis pela Polícia Civil de Goiás. Na Bahia, Itamário, Josiene e Erica acabaram capturados por equipes da 11ª Coorpin, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, Delegacias Territoriais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com a quadrilha foram encontrados 2 kg de cocaína, liquidificadores industriais, produtos químicos, porções de crack e R$ 4,8 mil. "Belo trabalho em conjunto que culminou nesta ação exitosa e desarticulação da organização criminosa interestadual", declarou o titular da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Luz. Acrescentou que a participação da PM, com informações e nas diligências, foi imprescindível. A criminosa Carla está sendo transferida para Bahia, onde será interrogada e indiciada por tráfico e associação.

Fonte: SSP-BA