Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi sedia encontro regional do TCM e UPB nesta quinta e sexta

Quarta / 14.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A aplicação da Lei Geral de Micro e Pequenas empresas nas licitações e o entendimento do TCM sobre essa forma de contratação estão na programação do 2º dia

Prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de municípios dos territórios Sertão Produtivo participam nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/10), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores em Guanambi, do Encontro Regional de Orientação de Gestores. O evento realizado pela UPB, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), faz parte do projeto Capacita Municípios que já orientou mais de 8 mil servidores municipais na Bahia, nos últimos dois anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.upb.org.br ou no local do evento.

O prefeito de Guanambi Charles Fernandes, anfitrião do encontro, será o mediador do  painel sobre Geração de Emprego e Renda. “É uma satisfação para a nossa cidade receber um encontro desta magnitude, reunindo gestores públicos e servidores de nossa microrregião e de várias cidades do estado, que buscam uma gestão mais eficiente para os seus municípios”, disse Charles.

No encontro, além de apresentar a forma de atuação dos órgãos de controle, técnicos do Sebrae, da Organização de Cooperativas e Secretaria Estadual do Trabalho e da Administração vão orientar sobre o fomento ao cooperativismo e a contratação de micro e pequenas empresas pela administração pública, gerando alternativas de renda e estimulando a economia local. A aplicação da Lei Geral de Micro e Pequenas empresas nas licitações de prefeituras e o entendimento do TCM sobre essa forma de contratação estão na programação do segundo dia do evento. Logo depois de cada apresentação será aberto espaço para debates, tirando dúvidas dos gestores municipais.

A presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, destaca que a realização desses encontros regionais tem sido de grande importância para qualificar a gestão pública no interior do estado. “Conseguimos reduzir as contas rejeitadas por falta de informação e alinhamento entre as prefeituras e o tribunal, porque o TCM é um órgão orientador e não só de punição. Nossas vindas aos municípios diminuiu a distância que existia do tribunal e incentivou as consultas ao órgão antes de fazer uma licitação ou contratação. Isso resulta na qualificação dos servidores e no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica Maria Quitéria.

Brumado: Vereador José Ribeiro Neves homenageia trabalho de Lia Machado e Centro Espirita Viveiro de Luz

Quarta / 14.10.2015

Por Eliana Costa

O parlamentar destaca que Lia Machado sempre foi uma pessoa que se preocupou com o seu semelhante (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Na sessão desta terça-feira (13.10) o vereador José Ribeiro Neves apresentou duas Moções de Aplauso homenageando o trabalho do Centro Espírita Viveiro de Luz e Maria de Jesus Viana Machado Meira. O parlamentar destaca que Lia Machado sempre foi uma pessoa que se preocupou com o seu semelhante, tendo ingressado na Associação Luíza de Marilac no ano de 1964, desenvolvendo a função de cuidadora dos idosos necessitados.  

No ano de 1993 passou a fazer parte do grupo do Centro Viveiro de Luz, tendo sido presidente da instituição por três mandatos.  Tia Lia, como é carinhosamente chamada pela população do bairro, não se abateu diante das adversidades da vida e continua na sua peregrinação incansável de visitas às famílias assistidas pelo CEVIL, dando o apoio necessário à população carente.

O Centro Espírita Viveiro de Luz foi fundado em 02 de novembro de 1980 pelos senhores Edson Santos Meireles, Valter Alves de Castro, e a senhora Nair Rocha, antigos trabalhadores do Centro Espírita Fraternidade que resolveram abrir mais uma frente de trabalho espírita em um bairro periférico da cidade de Brumado. O Centro Espírita Viveiro de Luz, sempre manteve a simplicidade pregada por Jesus, sem, contudo, deixar de observar os critérios da austeridade moral quanto aos princípios que a Doutrina exige.

Em abril de 2008, o Centro Espírita Viveiro de Luz adquiriu através de doação e campanhas um imóvel de mais de 250 m2 para ampliação da Escola de Evangelização Joana de Ângelus. Foram construídas 03 salas amplas e confortáveis, um refeitório, 03 banheiros (01 para crianças com necessidades especiais) tudo isso para atender mais de 100 crianças e jovens que recebem aulas de moral cristã; além de palestras, lanche, escovação, aplicação flúor, etc.

Assim com esta ampliação, uma grande frente de trabalho se instalou em prol da comunidade dos Bairros São Félix, Irmã Dulce e adjacências. “Ficamos muito satisfeitos em poder homenagear o trabalho das pessoas que compõem o Centro Viveiro de Luz e também nossa querida Lia Machado”, destaca o vereador.

Igaporã: Campanha Outubro Rosa oferece exames de mamografia para mulheres

Quarta / 14.10.2015

Por Samuel Gonçalves

O Outubro Rosa é uma campanha realizada em todo o mundo, que tem como objetivo alertar sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama

Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, nos últimos dias 9 e 10, uma Unidade Móvel esteve no município de Igaporã, onde realizou exames de mamografia. Os exames foram disponibilizados gratuitamente às cidadãs por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Igaporã e Guanambi por meio da Secretaria Estadual de Saúde.  O mês da campanha é outubro, porém os cuidados com a saúde devem ser durante todo o ano. Inicialmente foram oferecidas 120 mamografias, porém os mesmos serão oferecidos no município sempre que houver demanda, a previsão é que a Unidade Móvel retorne ao município já no mês de novembro.

Estão sendo realizados exames em mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. A triagem acontece pelos atendimentos nas Unidades de Saúde e ambulatorial do Hospital. Para Elza Pereira Neves Cardim, que realizou o exame a ação é importante para as mulheres que querem cuidar da saúde. “Eu acho muito importante a realização da mamografia, pois assim podemos cuidar melhor da nossa saúde. Poder fazer o exame aqui na cidade facilita nossa vida, pois o deslocamento para outros municípios é muito difícil.” Afirmou Elza Pereira Neves Cardim.

Governador em exercício inaugurou obras em Urandi e Candiba

Quarta / 14.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O vice-governador João Leão inaugurou obras nos municípios de Urandi e Candiba, no último final de semana (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O governador em exercício, João Leão, visitou no último sábado (10), os municípios de Urandi e Candiba. Em Urandi, o vice-governador inaugurou diversas obras municipais, além da Praça Ananias de Matos, que foi recuperada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), com recursos da ordem de R$ 300 mil. Na ocasião, em que se comemorou os 97 anos do município, o governador em exercício também visitou uma indústria têxtil que, com o algodão comprado in natura na região de Barreiras, produz desde o fio de algodão até a peça de roupa pronta.

De Urandi, o governador em exercício vai, seguiu para o município de Candiba, onde inaugurou uma praça e uma rua pavimentada - obras realizadas com recursos municipais -, e ainda uma creche, implantada com recursos federais. “São obras de qualidade, é um bom serviço prestado à população. Fico feliz de inaugurar essas obras todas em nome do governador Rui Costa. Estamos trazendo progresso e desenvolvimento, as crianças terão a oportunidade de frequentar essa escola que está fantástica”, concluiu João Leão.

Caetité: Agricultores do PAA participam de palestra com o tema 'Vender para o Governo no Campo'

Quarta / 14.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A palestra foi oferecida através de uma parceria da Prefeitura de Caetité com o Sebrae

No último dia 07, os agricultores de Caetité, cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) participaram de uma palestra cujo tema foi ‘Vender para o Governo no Campo’. O evento aconteceu do auditório da BahiaTer, antiga EBDA, e foi realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Caetité, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, e do Sebrae.

O principal objetivo da palestra foi fornecer aos produtores locais as noções básicas sobre o processo de comercialização de seus produtos para órgãos públicos, orientando os agricultores familiares sobre a implantação e o desenvolvimento de negócios de forma estratégica e inovadora. Os principais tópicos abordados na palestra foram: os programas e as iniciativas de compras governamentais; instrumentos indispensáveis para a comercialização da produção no mercado institucional e; as vantagens de vender para o governo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, afirmou que o fornecimento de produtos pelos agricultores locais gera renda ao município. “A aquisição direta de produtos da agricultura familiar melhora a qualidade de vida do povo caetiteense ao mesmo tempo em que desenvolve o município, pois gera mais renda às famílias. E o nosso objetivo é dar subsídios para que os produtores estejam em constante crescimento”, afirmou o secretário.

Caculé: SEMEIA realiza culminância do Projeto de Reflorestamento do Rio do Antônio

Quarta / 14.10.2015

Por Tayga Ribeiro

Ação ambiental foi realizada em parceria com os alunos do Colégio Estadual Ana Teixeira

Em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), os alunos do Colégio Estadual Ana Teixeira realizaram no dia 07 de outubro, quarta-feira, a culminância do Projeto de Reflorestamento do Rio do Antônio.

Essa ação ambiental visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza ou ações humanas. “O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. É preciso atenção para o trabalho, principalmente nas nascentes, margens e áreas degradadas. Sem a proteção oferecida pelas matas ciliares, os rios e nascentes ficam vulneráveis a escassez de água ou ressecamento dos olhos d’água, erosão e assoreamento”, avalia a Chefe da divisão de meio ambiente, Morgana Xavier.

O processo de reflorestamento também é aplicado em áreas de encostas com o intuito de impedir os deslizamentos de terras, sendo ainda eficaz no combate à erosão do solo.

Coribe terá sistema de abastecimento de água e reivindica a sinalização das ruas pelo Detran

Quarta / 14.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na audiência com o Secretário Josias Gomes, o prefeito Manuel Rocha foi acompanhado pelo Deputado Estadual Marquinho Viana

O prefeito de Coribe, Manuel Azevedo Rocha (PR), e o deputado estadual Marquinho Viana foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes, ocasião em que apresentaram algumas demandas do município.

Entre elas, a implantação da sinalização horizontal de trânsito da cidade, a ser realizada em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia. “Nos foi prometido que ela acontecerá até o final deste ano. No encontro com Josias solicitei a presença do governador Rui Costa em Coribe para assinar a ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) beneficiando a sede do município”, informa o prefeito.

Segundo ele, a obra será feita pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) com recursos de R$ 10 milhões repassados pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). “O sistema fará a captação de água do Rio Formoso e atenderá cerca de 10 mil pessoas”, complementa o prefeito de Coribe.

Brumado: Rede Sustentabilidade não terá 'dono'

Quarta / 14.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Questionado sobre a o que teria motivado a emissão da Nota Oficial, o Professor Júlio Rocha esclareceu que a Rede trabalha com um novo conceito de fazer política

A Rede Sustentabilidade emitiu uma nota oficial, assinada pelo Porta Voz da Executiva Estadual, Júlio César de Sá da Rocha, esclarecendo que Brumado é um município importante para a construção de uma nova política para a Bahia, tanto pela sua posição estratégica, quanto pela força da sua economia e cultural. Esclareceu ainda que, embora diversas lideranças tenham iniciado conversação com a Executiva estadual, ainda é necessário maturar as ideias e os compromissos com o novo modelo de organização partidária.

Questionado pelo Site Sertão Hoje sobre a o que teria motivado a emissão da Nota Oficial, o Professor Júlio Rocha esclareceu que a Rede Sustentabilidade trabalha com um novo conceito de fazer política, respeitando a diversidade e promovendo a integração dos seus integrantes. Ele esclareceu que a Rede não trabalha com a perspectiva de Diretórios, mas sim de ‘Elos’ e, desta forma, não admite que ninguém seja considerado ‘dono’ da sigla em determinado município, não sendo diferente com Brumado.

Para a construção do ‘Elo Brumado’, a Rede Sustentabilidade pretende realizar reuniões públicas, manter o diálogo com lideranças locais, regionais e imprensa para buscar a sua organização e estruturação. ‘O nosso objetivo é construir um projeto político para Brumado, que permita um salto qualitativo na sua qualidade de vida e economia’, afirmou Professor Júlio Rocha.

Palestra sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será realizada em Caetité

Sexta / 09.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O consultor do Sebrae, Hélio Mesquita, apresentará a lei e seus benefícios aos empresários e microempreendedores de Caetité

Na próxima quarta-feira, dia 14, no auditório da Câmara de Vereadores de Caetité, será realizada uma palestra sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006). O Evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor. Na oportunidade, o Consultor do Sebrae, Hélio Mesquita, abordará os benefícios da referida lei. O evento está marcado para começar às 19h30. Estarão presentes ainda o Gerente do Sebrae da Regional de Vitória da Conquista, Júlio Chompanidis, e a analista da Unidade de Políticas Públicas, Jaqueline Barqueiro.

Prefeitura de Guanambi é destaque em evento sobre empreendedorismo em Irecê

Sexta / 09.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Fabrício Lopes, Secretário de Indústria e Comércio, representou o Prefeito Charles Fernandes, apresentando as políticas públicas empreendedoras de Guanambi

As políticas públicas, parcerias e reconhecimento feito pelo Sebrae Nacional das ações realizadas pela Prefeitura de Guanambi foram destaque no ‘Outubro Empreendedor’, realizado nesta quarta-feira, dia 7, no auditório do Hotel Quatro Rodas, em Irecê. Na oportunidade, Fabrício Lopes, Secretário de Indústria e Comércio, representou o Prefeito Charles Fernandes, proferindo palestra e apresentando as políticas públicas empreendedoras referenciadas de Guanambi, para prefeitos, secretários e convidados. Para Fabrício, ‘palestrar no evento para um público seleto, teve o objetivo de socializar projetos e ações vencedoras, com a finalidade de auxiliar na melhoria da gestão pública nos municípios’.

Durante o evento, houve uma vasta programação durante toda a Semana, de 05 a 09, que contou com palestras de consultores do Sebrae, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e também do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outros. ‘O reconhecimento feito pelo Sebrae, onde a Prefeitura de Guanambi foi vencedora nacional da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e das políticas públicas empreendedoras implementadas pela gestão municipal, faz com que continuamos a levar o nome de nossa cidade e o exemplo de vanguarda do prefeito Charles Fernandes para os eventos em que somos convidados’, enfatizou Fabrício.

Brumado: Weliton Lopes homenageará matriarca Rita Ataíde com Moção de Aplauso

Sexta / 09.10.2015

Por Eliana Costa

Weliton Lopes declarou que é uma grande satisfação prestar esta homenagem, na semana do aniversário de Dona Rita Alves Ataíde, que vai completar 93 anos

Na próxima terça-feira (13.10) o vereador Weliton Lopes estará apresentando Moção de Aplauso a Sra. Rita Alves Ataíde em homenagem a sua história de vida ao longo de seus noventa anos de idade. O vereador declarou que para ele é uma grande satisfação poder na semana do aniversário de Dona Rita Alves Ataíde, que estará completando 93 anos de idade no próximo dia 17 de outubro, também prestar homenagem a essa mulher exemplar, que é motivo de orgulho não só para seus familiares, mas também a todos que têm o prazer de poder estar em sua companhia.

Rita Alves Ataíde foi professora, sua grande paixão. Sua religiosidade também sempre foi e ainda o é muito viva, devota de Nossa Senhora Aparecida foi a responsável em organizar durante vinte e cinco anos grande romarias a cidade que leva o nome da Santa. Com toda essa determinação, que lhe é peculiar, não poderia deixar de participar de momentos históricos da política brumadense, tendo inclusive filhos que militam, ainda hoje, ativamente na política da cidade. Sua preocupação com o social também sempre foi muito evidente realizando trabalhos em prol das famílias mais carentes.

Sua neta Ednéia foi a autora de um livro no qual contou a história dessa mulher determinada e de muita garra, que aos seus noventa anos de vida ainda continua a ser a fortaleça de uma família, que possui bases estruturadas e de muita união. Recentemente foi agraciada com a entrega de selo oficial dos correios com sua imagem.

Antecipadamente, em nome de toda família, Ednéia Ataíde, agradece ao vereador Weliton Lopes pela homenagem que estará prestando a “Vó Rita”, pessoa extraordinária, que não só é o alicerce de uma família, mas também é a história viva de Brumado. “Ela com certeza é merecedora de todo o nosso reconhecimento, afeto e amor”, destacou Ednéia.

Governador em exercício vai entregar obras em Urandi e Candiba amanhã (10)

Sexta / 09.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Em Urandi, João Leão vai participar dos festejos pelo aniversário do município e participará de uma série de inaugurações. Em Candiba, vai entregar uma escola infantil

O Governador em exercício da Bahia visitará, neste sábado (10), os municípios de Urandi e Candiba. Em Urandi, João Leão vai participar dos festejos pelo aniversário do município e participará de uma série de inaugurações, a partir das 15h00. Serão entregues, em cerimônia na Praça Ananias Matos, a pavimentação do entorno de praças e calçadão do entorno da Igreja Matriz, boxes para feirantes, dentre outras ações. No mesmo dia, às 19h, o governador em exercício vai entregar à população do município de Candiba uma escola infantil para 120 crianças e obras de infraestrutura na cidade.

Já está no ar o site do Deputado Estadual Luciano Ribeiro

Sexta / 09.10.2015

Por Giselle Quintão

A página permite maior interatividade com a população, através de mensagens diretas ao Deputado Luciano Ribeiro (foto)

Já está no ar o site do Deputado Estadual Luciano Ribeiro - www.deplucianoribeiro.com.br – que possibilita o acompanhamento de todo o mandato do deputado, suas ações, conquistas e propostas, por meio de notícias, áudios, vídeo e fotos. Além disso, a página permite maior interatividade com a população, através de mensagens diretas ao Deputado, em que as sugestões, críticas e indicações serão sempre bem-vindas.

Moções de Congratulação - O deputado Luciano Ribeiro apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa do Estado Bahia, duas Moções de Congratulação pelas emancipações políticas dos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Contendas do Sincorá, em 06 de outubro, completando 94 e 54 anos, respectivamente. O deputado vem desejar progresso e desenvolvimento social a estas terras, que tanto tem apreço e admiração.

O deputado apresentou duas Moções de Congratulação pelas emancipações políticas dos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Contendas do Sincorá

Caetité: Campanha da 2ª dose de vacina contra HPV terá início dia 14

Sexta / 09.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Mais proteção para a menina e saúde para a mulher

Será iniciada no próximo dia 14, nas escolas municipais, particulares e estaduais na sede e distritos, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra HPV. A campanha está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e atenderá meninas de 9 a 11 anos. A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. As meninas que ainda não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a vacina.

Para Cynthia Lopes, secretária municipal de Saúde, a vacina é extremamente importante na prevenção contra o câncer do colo do útero. ‘O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Caetité convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz’, finalizou.

HPV - A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.

Malhada de Pedras: Parceria entre Prefeitura e A Tarde incentiva a leitura de jornal

Sexta / 09.10.2015

Por Luís Gustavo

Em Malhada de Pedras, as oficinas foram desenvolvidas nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB)

Uma parceria entre a Prefeitura de Malhada de Pedras e o Jornal A Tarde, que tem a sua sede na cidade de Salvador, está buscando incentivar o hábito da leitura, principalmente de jornal, entre os estudantes da rede municipal de ensino, que cursam o ensino fundamental II. Para a Pedagoga Flávia Barreto, contratada pelo Jornal A Tarde e responsável por ministrar as oficinas, a intenção é que os jornais sejam usados nas salas de aula como material de estudo para os alunos, pois está cada vez mais diminuindo o interesse por este tipo de leitura e os jornais são uma fonte de informação excelente e confiável. A parceria está sendo desenvolvida pela empresa com as prefeituras baianas que mantém assinatura do jornal e o projeto é intitulado ‘A Tarde Educação, construindo novos leitores’. Em Malhada de Pedras, as oficinas foram desenvolvidas nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB).