Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Ivana Bastos e comitiva se reúnem com secretário de Educação

Terça / 22.12.2015

Por Camila Queiroz

A comitiva e a parlamentar se reuniram com o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, na manhã da última quinta-feira (17).

Representantes do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, a Deputada Ivana Bastos e a Vereadora Kelly Fraga uniram forças para evitar o bloqueio do turno noturno da instituição, que fica localizada em Caetité. A comitiva e a parlamentar se reuniram com o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, na manhã da última quinta-feira (17). Durante a audiência foram apresentados os motivos pelo qual o bloqueio não seria viável.

Com 1.250 alunos matriculados, o colégio é referência na cidade. A instituição já representou o Estado da Bahia no I Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador, em São Paulo e na Conferência Estadual do Mais Educação. Em 2013, a unidade superou a meta estabelecida para 2015 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que era de 4.1 alcançando 4.3. Além de obter a maior média de proficiência em Língua Portuguesa no município, superando as redes municipal, estadual e federal.

Após a explanação, o secretário agradeceu o empenho e o comprometimento dos profissionais para melhorar a qualidade do ensino, junto aos programas do governo. Barreto destacou ainda a possibilidade de rever a decisão diante do resultado positivo que o colégio tem obtido. Para a Deputada Ivana Bastos, a manutenção do turno noturno é fundamental para a continuidade do projeto que a instituição desenvolve. “O Secretário ficou sensibilizado e satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo colégio. Acredito que ele entendeu a necessidade de fazer uma releitura do reordenamento da Rede Estadual de Ensino”, destacou a parlamentar.

Durante a audiência foram apresentados os motivos pelo qual o bloqueio do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira não seria viável.

Secretaria de Saúde de Guanambi encerra Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Terça / 22.12.2015

Por ASCOM/Guanambi

O grande sucesso dos índices alcançados pelas campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul foi comemorado com um evento esportivo festivo.

O grande sucesso dos índices alcançados pelas campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul foi comemorado com um evento esportivo festivo na última segunda-feira (21). Realizado na quadra central da Praça Manoel Novaes, as campanhas movimentaram toda a estrutura da Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Atenção Básica.

Foi realizado uma performance de ginástica com as funcionarias de diversos setores da secretaria e um jogo de futebol entre times formados por funcionários da pasta. Ao final, diversos brindes foram sorteados entre os presentes. Mais de uma centena de ações foram realizadas nos últimos dois meses, palestras, blitz educativas, distribuição de material informativo, feiras de saúde e realizações de exames, que alertaram para a importância da prevenção do câncer de próstata e de pênis para o homem e de mama e colo do útero para as mulheres.

“De forma intensiva e incessante, a equipe da Secretaria de Saúde, através de todos os seus equipamentos públicos, estiveram imbuídos no propósito de levar a prevenção, a cada ano alcançamos índices maiores”, disse Paula Melo, Diretora do Departamento de Atenção Básica. Dentre alguns exames, ao todo, foram realizados 2.378 Mamografias e 6.689 exames papanicolau em mulheres e 1.835 atendimentos aos homens. Para Manoel Paulo, Secretário de Saúde de Guanambi, “estas campanhas ajudam a criar e fundamentar a cultura da prevenção nas mulheres e homens, e o êxito se deu pelo comprometimento da equipe”, enfatizou.

Foi realizado uma performance de ginástica com as funcionarias de diversos setores da secretaria e um jogo de futebol entre times formados por funcionários da pasta.

Ministério Público lança aplicativo de celular para cidadãos

Terça / 22.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A novidade está na Apple Store e na PlayStore do Google para download gratuito (Foto: Reprodução/Internet).

Já está disponível para aparelhos celulares e tablets de usuários das plataformas Android e IOS o aplicativo MPBA Mobile. A novidade está na Apple Store e na PlayStore do Google para download gratuito. Por meio do aplicativo, a população vai poder acessar o Mapa da Improbidade e verificar as ações de improbidade administrativa nos municípios baianos. Além de localizar a Promotoria de Justiça mais próxima, fazer denúncias de corrupção, acessar o Diário de Justiça Eletrônico, vídeos do 'MP Explica', as redes sociais da instituição, solicitar informações e acessar o Portal Transparência. Elaborado durante três meses pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o aplicativo surgiu de uma idéia alinhada com a Controladoria de Gestão Estratégica e a Chefia de Gabinete do Ministério Público estadual. Tem por objetivo aproximar a instituição e o cidadão, aumentando a presença do MP na sociedade. O aplicativo tem todas as suas funcionalidades disponíveis 24 horas por dia.

Convênio entre Governo de Caetité e CONDER garante asfaltamento de ruas

Terça / 22.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Até o início do ano que vem oito ruas do município serão pavimentadas.

Moradores de oito ruas em diferentes bairros de Caetité têm motivos para comemorar. A Prefeitura de Caetité deu início ao processo de asfaltamento graças a um convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). O investimento total para a pavimentação das oito ruas do município está avaliado em mais de R$ 968 mil.

No Bairro Buenos Aires, os moradores estão satisfeitos com o asfaltamento da Rua Almerinda de Brito, que teve início na última semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a obra já está concluída na Rua 1 da Escola Agrícola e na Travessa Livramento. Na Rua Entorno Parque Paulo Jackson (saída para Brumado) parte da via também já recebeu asfalto. Além das ruas citadas, estão dentro do planejamento para serem pavimentadas as ruas Rua 1 Barro Preto, Travessa Érico Veríssimo, Rua Érico Veríssimo, Travessa Coração de Maria e Rua Cícero Vieira de Souza.

FG publica editais para portadores de diploma e transferência externa e interna de alunos

Terça / 22.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

O prazo para as solicitações estão previstos no Calendário Acadêmico da Faculdade Guanambi, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

A Faculdade Guanambi publicou, na última sexta-feira (11), o Edital 16/2015, que abre o processo seletivo para portadores de diploma de curso superior que queiram matricular-se em algum curso de graduação oferecido pela FG. Também foram publicados os Editais 17/2015 e 18/2015, que dispõem, respectivamente, sobre a transferência externa e interna de alunos dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. O prazo para as solicitações estão previstos no Calendário Acadêmico da Faculdade Guanambi, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

CLIQUE AQUI PARA VER OS EDITAIS

Guajeru realizou Final do Campeonato de Futebol Society 2015

Terça / 22.12.2015

Por Luís Gustavo

Competiram as equipes sub-18 Tigre X Picadas, equipes dos Veteranos Rações Rocha X Sitio União e o Jogo Principal entre as equipes Pingaiada X Descobertos.

O Governo de Guajeru realizou, neste último sábado (19), a Final do Campeonato de Futebol Society de Guajeru 2015, contando com as equipes sub-18 Tigre X Picadas, equipes dos Veteranos Rações Rocha X Sitio União e o Jogo Principal entre as equipes Pingaiada X Descobertos. Onde foi premiado o melhor goleiro, melhor jogador e artilheiro do campeonato de cada categoria. Além de premiação em dinheiro para os times campeões e vice-campeões. Após o encerramento do torneio de Futebol Society, o trio com Renan Moreira e Banda seguiu para a praça da Prefeitura de Guajeru onde realizou um grande show animando a população Guajeruense. Logo depois subiu no trio para continuar a festa a Banda Dona Maria, tocando vários estilos musicais encerrando o evento.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Foi premiado o melhor goleiro, melhor jogador e artilheiro do campeonato de cada categoria. Além de premiação em dinheiro para o time campeão e vice-campeão.

Caetité: 2º campeonato de Karatê da Academia Tigre Branco Shotokan

Terça / 22.12.2015

Por Maria Nunes

O campeonato contou com um grande número de participantes e pais de atletas, que foram torcer e apoiar os competidores.

A última sexta-feira (18) foi de muita emoção para os medalhistas da Academia de Karatê Tigre Branco Shotokan, que realizaram provas competitivas de um Campeonato Interno dos grupos do Clube. Estiveram envolvidas as cidades de Caetité, Matina, Guanambi, Mortugaba e Jacaraci. O campeonato foi realizado na Quadra de Esportes, localizada na antiga praça da feira velha em Caetité e contou com um grande numero de participantes e pais de atletas, que foram torcer e apoiar os competidores. Os competidores foram premiados com medalhas e troféus.

 “Esse campeonato visa preparar os atletas para o Campeonato Baiano, os nacionais e até internacionais. Hoje temos a presença de um dos nossos alunos, Izaac Matos, que no Brasil é atleta da categoria de 12/13 com mais títulos ganhos, e estava ali para fazer uma demonstração”, destacou o Prof. Nilson de Albuquerque, Faixa Preta IV Dan. O Presidente do Clube, que também falou da sua satisfação em estar ali promovendo mais um evento na cidade de Caetité, deixou uma mensagem aos alunos, “que sejam firmes, perseverantes para vencerem as dificuldades da vida, pois é isso que a Academia de Karatê ensina; a ter disciplina, respeito ao próximo, a ter um reflexo para vencer as adversidades da vida”, pontuou.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Estiveram envolvidas as cidades de Caetité, Matina, Guanambi, Mortugaba e Jacaraci. Os competidores foram premiados com medalhas e troféus.

Academia de Letras e Artes de Brumado realizou lançamento da 2ª Antologia Poética

Terça / 22.12.2015

Por Luís Gustavo

Fizeram-se presentes como convidados varias autoridades responsáveis e participativas para a cultura no município.

Na noite da última quinta-feira (17), a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) realizou o lançamento da segunda Antologia Poética no Clube Social de Brumado. O evento foi apresentado por membros da ALAB, onde por sua vez têm suas obras publicadas no livro. A solenidade contou com show musical da cantora Silvia Mello juntamente com o guitarrista Amarildo. Fizeram-se presentes como convidados varias autoridades responsáveis e participativas para a cultura no município.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Em solenidade foram apresentados por membros da ALAB, onde por sua vez tem suas obras publicadas no livro.

Faculdade Guanambi recebe homenagem da Câmara Municipal

Terça / 22.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Joventino Neto, que contou com a aprovação de todos os vereadores.

A FG recebeu, da Câmara Municipal de Guanambi, a Medalha Dr. Laert Ribeiro, que foi conferida “pela relevante contribuição da FG na área de educação”, segundo o Presidente da Casa em sessão do dia 26 de novembro. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Joventino Neto, que contou com a aprovação de todos os vereadores. Estavam presentes autoridades e representantes dos mais diversos segmentos sociais de Guanambi. O Legislativo também concedeu medalhas de Honra ao Mérito e Títulos de Cidadãos Guanambienses a personalidades que não são naturais de Guanambi, mas contribuem para o desenvolvimento do município.

O Diretor Acadêmico Administrativo da FG, Prof. Georgheton Nogueira, recebeu a honraria em nome da instituição e agradeceu aos vereadores pela homenagem. O Professor ressaltou a decisiva participação da Faculdade Guanambi no que diz respeito ao crescimento do município, que se firma como polo educacional na região do semiárido baiano. “A FG vem servindo não apenas a Guanambi, mas a outros tantos municípios situados na Bahia e norte de Minas Gerais, representando uma das mais importantes convergências já experimentadas na história local. Sem dúvidas, a instituição se identifica com o crescimento e a prosperidade da região”, afirmou.

Paramirim: Secretaria de Saúde receberá premiação nacional em gestão de excelência

Segunda / 21.12.2015

Por Fagner Abreu

O Secretário José Arlindo Barbosa vai receber a Comenda Grand Gestor Municipal do Brasil 2015/2016 durante o 4º Seminário Brasileiro de Gestores Públicos Municipais.

A Prefeitura de Paramirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá ser reconhecida mais uma vez como excelência no trabalho que vem realizando em prol da saúde do município. O Secretário José Arlindo Barbosa vai receber a Comenda Grand Gestor Municipal do Brasil 2015/2016, pela Premium Brasil Group, durante o 4º Seminário Brasileiro de Gestores Públicos Municipais. O evento acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro de 2016, em Salvador.

Este já é o quinto prêmio que o secretário municipal recebe como reconhecimento em excelência na gestão da saúde, sendo um internacional. Em 2012, a Secretaria foi laureada com uma certificação através do Prêmio de Integracion Latinoamericano, através da Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social. Em 2012 e em 2013, recebeu o prêmio por ter ficado entre os 100 e 50 melhores gestores municipais de saúde do Brasil respectivamente. E em 2014 recebeu o Prêmio Carlos Chagas de Gestão Pública. “É uma felicidade enorme receber prêmios como este. Esses prêmios são reflexos da qualidade da nossa saúde, da administração do nosso hospital, dos nossos postos de saúde, dos nossos programas em saúde, de todos os nossos profissionais que dedicam suas vidas ao que fazem. Salvar a vida de nosso povo. E vamos caminhar assim. Somos respeitados na nossa região como centro de excelência em saúde. E vamos trabalhar para conseguirmos atingir mais sucesso” afirmou o secretário.

Brumado: 1º Torneio de Futsal do Programa de Ação Social da VIX

Segunda / 21.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Participaram do torneio as escolas de futsal Ajax, São Felix, Lusac e Pequeno Craque.

O Programa de Ação Social “Amigos do Grupo Águia Branca” (AMIGAB) realizou, no último domingo (6), o 1º torneio de futsal no ginásio poliesportivo de Brumado. Participaram do torneio as escolas de futsal Ajax, São Felix, Lusac e Pequeno Craque onde as crianças puderam apresentar belíssimas jogadas. Todos os participantes foram premiados com medalhas, o campeão e vice-campeão receberam troféus. A comunidade, parentes e amigos prestigiaram as crianças e elogiaram o trabalho social do Grupo Águia Branca (VIX Logística). O Programa tem como objetivo incentivar e elevar a autoestima das crianças e adolescentes através de ações envolvendo esportes, educação, lazer e cultura. “Parabéns as nossas crianças que mostraram interesse e dedicação no que fazem!”, são os votos de toda a equipe VIX Logística.

O Programa tem como objetivo incentivar e elevar a autoestima das crianças e adolescentes através de ações envolvendo esportes, educação, lazer e cultura.

Sebastião Laranjeiras recebe praça com academia ao ar livre

Segunda / 21.12.2015

Por Camila Queiroz

Presentes na inauguração a Deputada Ivana Bastos e a Prefeita Luciana Muniz.

No último sábado (19), a Deputada Ivana Bastos comemorou junto à população de Sebastião Laranjeiras e a Prefeita Luciana Muniz, a entrega da Praça Avenida 7 de Setembro com academia ao ar livre. Segundo a deputada, a nova praça é mais uma conquista dos moradores e reflete o empenho da administração em garantir, mesmo em tempos de crise econômica, obras e mais desenvolvimento para o município. “Parabenizo esta administração porque traz resultados que nos orgulha muito. A prefeita não tem medido esforços para garantir obras para este município mesmo enfrentando grandes problemas. Essa gestão, com o apoio de toda a sua equipe, tem lutado e com muita força conseguiu controlar essa dificuldade", pontuou Ivana Bastos.

A Praça Avenida 7 de Setembro agora conta com academia ao ar livre.

FG publica lista da segunda chamada do Vestibular 2016.1

Segunda / 21.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os aprovados para os cursos deverão efetuar a matrícula nos dias 18/12 e 21, 22 e 23/12, em horário comercial na Secretaria Geral da FG.

A Faculdade Guanambi divulgou o resultado da Segunda chamada do Vestibular FG 2016.1. Os aprovados para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, GTI, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária deverão efetuar a matrícula nos dias 18/12 e 21, 22 e 23/12, em horário comercial na Secretaria Geral da FG, no Campus da Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, Bairro São Sebastião.

São necessários os seguintes documentos para a matrícula: certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar; cédula de identidade; título de eleitor; certificado de alistamento militar ou reservista; CPF do aluno, ou do pai ou responsável legal; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência, duas fotos 3×4 recentes, além de outros documentos necessários que podem ser encontrados disponíveis no site da FG.

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA COMPLETA

Município de Brumado é contemplado com 302 cisternas do programa ‘Água para todos’

Segunda / 21.12.2015

Por Luís Gustavo

Esta nova etapa vem para complementar o trabalho que foi iniciado no ano de 2014, onde foram feitos cerca de 400 cadastros de produtores.

O Município de Brumado recebeu, na última semana, mais 302 cisternas com capacidade de 16 mil litros do Programa do Governo Federal “Água para todos”. Adquirido através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado e Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Ano passado o município só havia recebido 32 cisternas.

Segundo o Secretário de Agricultura, Frederico Maciel (SEMAR), esta nova etapa vem para complementar o trabalho que foi iniciado no ano de 2014, onde foram feitos cerca de 400 cadastros de produtores. Também foi enviado ao Prefeito Aguiberto e ao Deputado Vitor Bonfim uma solicitação para que reavaliasse a demanda do município de Brumado. O Coordenador do Programa, Leonardo Miranda, encaminhou um técnico para fazer o levantamento onde constou a necessidade da continuidade do programa fornecendo mais 302 novas cisternas. O Secretário informa que buscará junto a CAR enviar um novo técnico ao município para uma nova avaliação, pois segundo ele ainda há famílias que não foram beneficiadas e que necessitam dessas cisternas para passar os períodos de estiagem com água. Ainda destaca que o governo delimita algumas exigências para serem beneficiadas pelo programa, as famílias que não tenham acesso à água e com renda de no máximo meio salário por pessoa.

SIHS avança na implementação de água potável nos assentamentos baianos

Segunda / 21.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa vai alocar recursos da ordem de R$ 32 milhões, beneficiando mais de 4 mil famílias baianas conforme convênio entre o Instituto e o Governo. (Foto: Mário Marques)

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) debateu em reunião, na última sexta-feira (18), com pelo menos 12 movimentos rurais. O debate foi voltado aos critérios que serão utilizados para a implementação da primeira parcela liberada no valor de R$ 5 milhões. Também avança na implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em 39 assentamentos no Estado. No total, a iniciativa vai alocar recursos da ordem de R$ 32 milhões beneficiando mais de quatro mil famílias baianas conforme convênio assinado entre o Instituto e o Governo da Bahia. Estiveram presentes ainda no encontro o Superintende Regional do Incra, Luiz Gugé, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e a Deputada Estadual Fátima Nunes.

O Secretário da SIHS, Cássio Peixoto, destaca que, “Em 2016, a meta é de mais R$ 15 milhões e que possamos levar água potável para um total de 22 localidades. A começar por Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Barra e Sítio do Mato. Estão na lista ainda os assentamentos de Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Malhada e Riacho de Santana”. Foi unanimidade durante o diálogo, a importância da ação desenvolvida pela SIHS, que conforme fizeram questão de frisar os líderes dos movimentos, mudará a realidade de milhares de pessoas, em especial no momento de crise hídrica que o país atravessa. Ouvindo atentamente a cada proposta, o secretário se comprometeu a analisar todas as demandas e informou que serão critérios um cadastro disponibilizado pelo Incra e os  estudos hidrológicos realizados. Terão prioridades também os assentamentos com maior probabilidade de encontrar água de qualidade e quantidade para o consumo humano e que não possuem sistemas.