Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Superintendência Municipal de Transito de Guanambi já recolheu 258 animais nas vias públicas nos últimos 14 meses

Terça / 20.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os animais são recolhidos para o curral municipal, onde recebem tratamento adequado, com alimentação e todo cuidado. (Foto: Ascom Guanambi)

A Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito segue atuando de forma intensiva na ação de recolhimento de animais de grande porte, soltos nas vias públicas. Segundo a superintendência, já foram capturados nos últimos 14 meses, 258 animais, em sua maioria equinos, muares, asininos e bovinos, que rotineiramente causam acidentes nas vias urbanas e rurais. A Prefeitura, através do seu Departamento Jurídico, está estudando a revisão da legislação municipal, para que criadores que insistem em deixar animais soltos possam ser responsabilizados de forma mais dura, quando forem flagrados na prática ilegal. A prática já causou inúmeros acidentes com vítimas fatais nos últimos anos, além de diversos acidentes com danos materiais ou graves sequelas em condutores de veículos. Depois da operação de captura, os animais são recolhidos para o curral municipal, onde recebem tratamento adequado, com alimentação e todo cuidado.

Para a retirada, o responsável é obrigado a pagar uma taxa, assinar termo de compromisso de não mais soltar o animal, onde o mesmo é fotografado, ferrado com as iniciais do proprietário, onde também deixa uma cópia dos seus dados documentais e comprovante de residência. Em caso de acidentes com animais que já passaram pela Superintendência de Trânsito, os dados serão compartilhados com as autoridades policiais e judiciais, para facilitar a apuração das responsabilidades cíveis e criminais do proprietário. Caso o cidadão seja reincidente na soltura do animal, o mesmo perde a sua posse, que será doado para instituições. A Superintendência ampliou a equipe de fiscalização e captura, agora a população pode denunciar criadores que soltam animais no perímetro urbano ou perto de estradas, ligando para os números: 3451-5658 - (Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), ou 3452-4611 – (Superintendência Municipal de Trânsito).

A prática já causou inúmeros acidentes com vítimas fatais, além de diversos acidentes com danos materiais ou graves sequelas em condutores de veículos. (Fotos: Ascom Guanambi)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.