Sertão Hoje

Sertão Hoje

“Temos buscado governar próximo aos municípios”, afirma Rui no 6º Encontro de Prefeitos da Bahia

Sábado / 17.03.2018

Por Redação Sertão Hoje

Secretarias e órgãos estaduais marcaram presença no encontro e oferecem orientações e suporte aos gestores municipais. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

A sexta edição do Encontro de Prefeitos realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), reuniu mais de 330 prefeitos de toda a Bahia no Senai-Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador, para debater assuntos relacionados à gestão pública municipal. O governador Rui Costa participou da solenidade de abertura das atividades, na manhã desta sexta-feira (16), e assinou um termo de compromisso com a UPB, que visa o compartilhamento, pelo Estado, das informações de tributos da competência dos municípios. “Eu quero aproveitar o encontro para agradecer aos prefeitos pela parceria. O ato de governar um estado ganha mais força e mais capilaridade quando é feito em parceria. O municipalismo não é um discurso de retórica, é uma estratégia de governo. Por isso, a gente tem buscado governar próximo aos municípios”, declarou o governador, ao defender o fortalecimento da esfera municipal. Rui destacou o diálogo próximo e as parcerias que o Governo tem mantido com os municípios. “Estamos sempre firmando parcerias, uma delas, que figura como importante ferramenta para o desenvolvimento, são os consórcios. Já temos os de infraestrutura e os de saúde, e estamos em busca da formação de consórcios para os resíduos sólidos, para que a gente consiga acabar com os lixões nas cidades”, revelou.

O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, destacou a importância do evento e a parceria com o governo do estado. “É um momento oportuno para os prefeitos se alinharem, discutirem grandes temas e também se projetarem para um momento muito difícil, que é um ano de crise. Foram muitos convênios assinados junto ao governo estadual esse ano, principalmente, com os pequenos municípios, que eu acho que é quem sofre mais com a crise política”, afirmou. Aproveitando a oportunidade, Eures cobrou do governo do estado, o repasse dos royalties do petróleo, recebendo prontamente uma resposta positiva do governador (Veja Aqui). O evento seguiu discutindo assuntos considerados fundamentais para a governança das cidades. Secretarias e órgãos estaduais marcaram presença no encontro e oferecem orientações e suporte aos gestores municipais.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.