Sertão Hoje

Sertão Hoje

Câmara de Dom Basílio reinicia trabalhos legislativos após recesso parlamentar

Quinta / 02.08.2018

Por Leonardo Oliva

A Câmara de Dom Basílio realizou a sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos em 2018, após o período de recesso parlamentar (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na manhã desta quinta-feira (02), a Câmara de Vereadores de Dom Basílio realizou a sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos em 2018, após o período de recesso parlamentar. A sessão contou com a presença de sete dos nove vereadores: Zilmar Chaves (Presidente), Marcão (Vice-Presidente), Juvenal (1º Secretário), Ney da Van (2º Secretário), Dr. Silvio e Gonçalo, sendo registrada a ausência justificada dos vereadores Chico da Ana e Edy Frutas. A sessão foi aberta pelo Presidente e, após a leitura e aprovação da ata da última sessão, como não havia nenhuma matéria em pauta, a palavra foi franqueada aos vereadores presentes que dela quisessem fazer uso. Em suas falas, os vereadores foram unânimes em agradecer a deus pelo retorno ao trabalho, assim como manifestaram a expectativa de que o segundo semestre legislativo será ainda mais produtivo.
 

A sessão contou com a presença de sete dos nove vereadores: Zilmar Chaves, Marcão, Juvenal, Ney da Van, Dr. Silvio e Gonçalo (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Caetité recebe a palestra “O Poder da Ação” nesta quinta-feira (02)

Quinta / 02.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento, que começa a partir das 20h, será ministrado pela Master Coach, formada pela Febracis, Ana Luiza Cortês. (Foto: Divulgação Direcom Caetité)

O auditório da UNEB (Universidade Estadual da Bahia) de Caetité recebe, nesta quinta-feira (02), a Palestra “O Poder da Ação. O evento, que começa a partir das 20h, será ministrado pela Master Coach, formada pela Febracis, Ana Luiza Cortês. De acordo com os organizadores, “o encontro tem o de objetivo de apresentar aos participantes o conteúdo do livro o Poder da Ação, propondo uma reflexão de vida para eliminação da zona de conforto conduzindo os participantes a assumirem o comando da sua vida”. As inscrições são feitas pela internet (Clique aqui) e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta quarta-feira (01)

Quinta / 02.08.2018

Por Eliana Costa

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na sexta-feira (03)

Quinta / 02.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Bairro Mutans, em Guanambi, na próxima sexta-feira (03), das 9h às 12h, nos seguintes locais: Fazenda Pau Ferro, Rua 2 de Julho, Rua Castro Alves, Rua Dom Pedro II, Rua da Piteira, Travessa Guaranésia, Rua Guaranésia, Rua Joana Angélica, Rua Joaquim Angélica, Rua Maria Quitéria e Rua São Francisco.
 

Senai oferece 950 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica na Bahia; vagas para Barreiras, Caetité, Vitória da Conquista e mais 13 municípios

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos para participar, a depender do curso escolhido. (Foto: Alfredo Filho/Coperphoto/Sistema FIEB)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece 950 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica na Bahia. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto, no site da instituição (fieb.org.br/senai). Há oportunidades para Barreiras, Caetité, Vitória da Conquista e mais 13 municípios. Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos para participar, a depender do curso escolhido. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As aulas terão início entre os meses de outubro de 2018 a janeiro de 2019.

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que a fase escolar do SENAI. Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo; Assistente de Produção; Auxiliar de Operações Logísticas; Costureiro Industrial do Vestuário; Eletricista Industrial; Inspetor de Análise da Qualidade; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânico de Usinagem Convencional; Montador e Reparador de Microcomputador; Operador de Suporte Técnico em TI.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL

Divulgada a programação do 1º Fórum Ambiental de Guanambi

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O tema central do encontro é “desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”. (Foto: Ascom Guanambi)

Guanambi irá sediar, no dia 08 de agosto, o 1º Fórum de Educação Ambiental. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. O tema central do encontro é “desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”. O Fórum será realizado na sede da Secretaria, ao lado da sede da Codevasf. Confira a programação abaixo:
 

Luiz Viana confirma que vai disputar eleição para presidente nacional da OAB

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito durante o lançamento do Movimento Avança OAB, nesta terça-feira (31), em Salvador. (Foto: Thiago Vieira)

Durante o lançamento do movimento Avança OAB, liderado pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Fabrício Castro, foi anunciado que Luiz Viana integrará a chapa como candidato a uma vaga no Conselho Federal da entidade nesta terça-feira (31), em Salvador. Isso o credencia para concorrer à vaga de presidente ou vice-presidente da OAB nacional. A eleição da seccional baiana da Ordem ocorrerá em novembro. Já para a presidência da OAB nacional acontecerá em janeiro de 2019, quando o novo conselho tomará posse. Atualmente, o Conselho Federal da OAB é formado por 81 conselheiros. Fabrício, em seu discurso, afirmou que, com a candidatura de Viana, a advocacia baiana terá mais espaço no cenário nacional. Destacou que com a gestão do atual presidente, a advocacia da Bahia foi mais representada em órgãos de importância para a categoria, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Bahia Notícias

UFBA abre curso de pós-graduação na UAB de Brumado

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Foram disponibilizadas 45 vagas para a Especialização Lato Sensu de Alfabetização em Letramento para o Polo da UAB em Brumado. (Foto: Ascom Brumado)

As inscrições para os Cursos de Especialização Lato Sensu de Alfabetização em Letramento, Especialização em direitos humanos e contemporaneidade, Especialização em gênero e sexualidade na educação, estão abertas até o dia 20 de agosto. Segundo o edital, foram disponibilizadas 45 vagas para a Especialização Lato Sensu de Alfabetização em Letramento para o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), em parceria com a Pró Reitoria de Extensão (PROEXT) e as Unidades de Ensino: Faculdade de Direito, Faculdade de Educação e o Instituto de Humanidades, Artes e Cultura.

CONFIRA O EDITAL
CONFIRA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
CONFIRA O FORMULÁRIO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

Ex-prefeito de Itapetinga é multado pelo TCM

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Ministério Público de Contas opinou pela aplicação de multa ao ex-prefeito apenas em razão da ausência de cadeiras nas unidades escolares. Cabe recurso da decisão.

Na sessão desta terça-feira, 31 de julho, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente a denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o ex-prefeito de Itapetinga, José Carlos Cerqueira Moura, por suposta irregularidade na aquisição de merenda escolar e ausência de cadeiras nas unidades da rede municipal de ensino, no exercício de 2014. O relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, multou o gestor em R$ 1.200,00.

De acordo com o TCM, a inspeção realizada pelos seus técnicos não constatou nenhuma irregularidade na contratação da empresa CLJ Produtos Alimentícios para o fornecimento de gêneros alimentícios à prefeitura de Itapetinga. Os valores médios pagos pelos itens analisados foram considerados compatíveis com seu preço mercadológico e com os valores praticados por outras prefeituras baianos no mesmo ano, sendo assim considerada regular a aquisição de merenda escolar no exercício de 2014. Sobre a ausência de cadeiras nas unidades escolares, foi relatado à equipe técnica que o Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão esteve com cadeiras insuficientes e inadequadas para os alunos no período compreendido entre o mês de agosto de 2013 à abril de 2014, o que comprova a falta de planejamento na aquisição do material. A situação foi resolvida com a compra significativa de assentos ainda em 2014, sendo 1.200 unidades compradas em fevereiro e o restante em outubro, no importe de R$ 82.500,00. No momento da vistoria a situação já estava resolvida, estando as escolas servidas com cadeiras para os alunos. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, opinou pela aplicação de multa ao ex-prefeito apenas em razão da ausência de cadeiras nas unidades escolares. Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo; crianças de 1 a 5 anos são o público alvo

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Ministério da Saúde declarou que "oferta todas as vacinas recomendadas pela OMS no Calendário Nacional de Vacinação". (Foto: Divulgação/Antônio Gonçalves)

A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias). O Ministério da Saúde (MS) lançou nesta terça-feira (31) uma campanha nacional de vacinação. São três os objetivos da campanha: Vacinar quem nunca tomou a vacina; Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas. Segundo o ministério, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. A meta é chegar a pelo menos 95% delas. Esse tipo de campanha de reforço, informa o MS, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
 

Caculé: 1ª Copa Regional de Futsal Feminino acontece nos dias 11 e 12 de agosto

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Copa fará parte dos eventos em comemoração ao aniversário de cidade que é celebrado dia 14 de agosto. (Foto: Divulgação)

Nos dias 11 e 12 de agosto acontece em Caculé a 1ª Copa de Futsal Feminino “Breno Fabiano” que será realizada pelo Governo Municipal com o apoio de empresas locais. Ao total, dez equipes já confirmaram a participação na competição que será realizada nas Quadras de Esportes Gutemberg Viana (ao lado do INSS), sendo elas: Mortugaba, MAEC (Caculé), Beatriz Calçados (Caculé), São João do Paraíso, Jânio Quadros, Salinas, Igaporã, Urandi, Caetité e Espinosa. A competição recebe o nome do estudante de Educação Física morto em maio deste ano. Breno era um atleta e sempre estava envolvido em eventos esportivos realizados na cidade. A Copa fará parte dos eventos em comemoração ao aniversário de cidade que é celebrado dia 14 de agosto.

A competição recebe o nome do estudante de Educação Física morto em maio deste ano. Breno era um atleta e sempre estava envolvido em eventos esportivos realizados na cidade.

Brumado recebe ações de promoção do direito ao brincar do projeto ‘Ser Brincante’

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com o tema “O adulto brincante”, o evento, pretende provocar os participantes a refletirem sobre o direito e a importância do brincar na vida das crianças. (Foto: Avante.org)

O Instituto InterCement realiza, nesta quinta-feira (02), o encontro de formação de turma do projeto ‘Ser Brincante’ que reunirá mais de 50 profissionais do município de Brumado, no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), na Rua Antônio Carlos Magalhães, das 8h às 17h. De acordo com os organizadores, o evento desse ano tem como tema “O adulto brincante” e pretende, a partir vivências lúdicas e aprofundamento teórico, provocar os participantes a refletirem sobre o direito e a importância do brincar na vida das crianças, principalmente na primeira infância.

O projeto ‘Ser Brincante’ nasceu de um entendimento das instituições envolvidas de que a brincadeira é uma linguagem tipicamente infantil, que integra experiências da corporeidade, cognição, socialização e emoção. Neste sentido, o brincar pode ser o principal instrumento para a aprendizagem das crianças e incentivar isso é essencial. A metodologia do projeto contemplou a realização de um seminário e cinco encontros de formação sobre o Direito ao Brincar para representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança (SGD), com o objetivo de propiciar aos profissionais uma ampliação de repertório, reflexões quanto às práticas e favorecera implementação de ações de promoção ao brincar na rotina das instituições. A partir de cada formação, os profissionais têm incorporado no dia a dia das organizações os aprendizados adquiridos nos encontros. “O espaço que temos em nossa escola é pequeno, mas podemos transformá-lo em um ambiente que as crianças possam brincar”, relata Alcione Silva Lima, da Escola Arminda Azevedo.

Brumado: Vereador Elias Piau conquista Curso de Cabeleireiro pela SETRE

Quarta / 01.08.2018

Por Eliana Costa

“Novos cursos ainda virão, o que nos deixa mais animados, pois eles irão promover novas oportunidades e, consequentemente, melhorar a renda familiar”, explica Elias Piau.

O vereador Elias Piau (PV) obteve uma nova conquista por meio do seu mandato parlamentar, em mais uma parceria com o deputado federal Daniel Almeida (PC do B). Desta vez foi a vinda para Brumado do Curso de Cabeleireiro que é ofertado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Emprego (SETRE), através do Programa Qualifica Bahia. As aulas já se iniciaram e estão sendo ministradas na Universidade Aberta da Bahia (UAB). São 20 alunas que foram beneficiadas, as quais agradeceram ao vereador que ainda lembrou que novos cursos virão por meio do mesmo programa. “Conhecemos de perto a realidade de nosso município e o déficit que ainda existe na geração de emprego e renda, então, a vinda de cursos profissionalizantes é uma importante ferramenta nesse sentido”, destacou o vereador. Ele ainda citou que “novos cursos ainda virão, o que nos deixa ainda mais animados, pois eles irão promover novas oportunidades para os alunos e, consequentemente, melhorar a renda familiar”.

Ibicoara: PM apreende espingarda no Distrito de Cascavel

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A espingarda estava sendo transportada em um GM Monza. (Foto: PM)

Na tarde dessa terça-feira, 30 de julho, a guarnição de Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Ibicoara apreendeu uma espingarda no Distrito de Cascavel. Segundo o DPM, a guarnição abordou um veículo, GM Monza, cujos ocupantes estavam com atitude suspeita e no interior do carro encontraram uma espingarda, do tipo cartucheira. Uma das ocupantes assumiu o porte do armamento, sendo conduzida à Delegacia de Barra da Estiva.

Prefeito de Guanambi se reúne com representantes dos professores, reajusta salários e atende exigências da categoria

Quarta / 01.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Teremos que cortar investimentos perto de meio milhão, em outros setores, para garantir o pagamento em dia de todos os professores”, explica o prefeito Jairo Magalhães.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, ao lado Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante atendeu a todas as exigências propostas em documento formalizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região (Sispumur), em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta terça-feira (31).

De acordo com a Prefeitura, a proposta foi formalizada após assembléia com a categoria, na tarde de segunda-feira (30), na sede da entidade, onde a categoria rejeitou a proposta de 2% em forma de abono salarial. Na reunião desta terça, o prefeito garantiu o reajuste de 6,81% a todos os educadores que ainda não estão sendo contemplados com o piso nacional, e ainda o reajuste de 2%, já no salário do mês de agosto a todos os educadores que já ganham acima do piso. O prefeito ainda aceitou a proposta de reajuste de 4.81% (o que se somaria aos 2%, atingindo 6,81%) a partir dos resultados positivos do Plano de Aposentadoria Voluntária (PAV), garantindo também o retroativo de 2% a data-base da categoria que é o mês de janeiro, também a partir dos resultados do PAV.

 “Essa foi a proposta possível, tivemos muito diálogo com o sindicato e estamos fazendo um grande esforço para garantir o reajuste imediato aos educadores, onde teremos que cortar investimentos perto de meio milhão, em outros setores, para garantir o pagamento em dia de todos os professores, onde faço um pedido de sensibilidade, diante deste momento difícil que atravessa o país, de grave crise financeira, para que voltem às aulas e continuem desempenhando o valoroso sacerdócio de ser professor”, disse o prefeito Jairo Magalhães.  

Documento com as propostas formuladas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região. (Foto: Ascom Guanambi)