Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Acontece nesta quinta-feira (09) a 1ª Corrida do Projeto Vida Ativa

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Podem participar os alunos do Programa e demais interessados. Não precisa de inscrição.

A 1ª Corrida Vida Ativa de Caetité, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, acontece nesta quinta-feira (09), saindo às 18h da Praça Rodrigues Lima (Feira Velha) em direção à Praça Parque das Árvores. De acordo com a Secretaria, podem participar os alunos do Programa e demais interessados. Não precisa de inscrição. Após a corrida, terá um aulão de dança e aeróbica com Letícia Figueiredo, Jeferson Nogueira e Darlan Alves no Parque das Árvores.

Começou a 4ª Semana do Bebê em Caetité; confira a programação

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa da campanha consiste em melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. (Fotos: Direcom Caetité)

Começou na manhã dessa segunda-feira (06), em abertura realizada na Creche Rainha da Paz, a Semana do Bebê de 2018 que chega a sua 4ª edição em Caetité, com o tema “Direito de Brincar”. A iniciativa da campanha consiste em melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Na abertura, as crianças acompanharam a apresentação “Galinha Pintadinha”, desenvolvida por integrantes do CRAS Urbano.  Ainda durante toda a semana, serão realizadas outras atividades. A Semana do Bebê é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social do Município. A Enfermeira e integrante da comissão Selo Unicef, Raysa Messias, explicou sobre a campanha. “É uma semana que trabalhamos temas voltados para a família e para os cuidados dos pequenos durante a primeira infância, com atividades na sede e na zona rural durante essa semana”, explicou. Confira abaixo a programação da 4ª Semana do Bebê 2018 em Caetité:
 

Aula inaugural marca o retorno da Fanfarra Municipal de Guajeru

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O projeto de reativação da Fanfarra foi idealizado pela primeira-dama Marta Lima e pelo prefeito Gil Rocha. (Fotos: Ascom Guajeru)

A aula inaugural, realizada nesta segunda-feira (06), marcou a reativação da Fanfarra Municipal de Guajeru (FMG). Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guajeru (Ascom Guajeru), o projeto de reativação da Fanfarra, idealizado pela primeira-dama Marta Lima e pelo prefeito Gil Rocha, será executado pelo Governo de Guajeru através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Ainda conforme a Assessoria, o Governo Municipal investiu na recuperação dos antigos instrumentos e na aquisição de novos equipamentos e uniformes para atender à demanda de alunos inscritos.

A FMG terá como instrutores de percussão Darlan Silva e Edgar Dias (instrutor da antiga Fanfarra do município) e Eliana Silva Araújo, instrutora de dança (baliza). O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Terezinha Souza; da Secretária de Assistência Social, Ivanilde Meira e do Assistente Social do CRAS, Rogério Meira. Os futuros integrantes da Fanfarra Municipal de Guajeru que estavam presentes na aula inaugural tiveram a oportunidade de conhecer alguns instrumentos que foram apresentados por integrantes da Fanfarra de Malhada de Pedras (FAMAP).

Mais de 800 mil crianças devem ser vacinadas contra sarampo e poliomielite na Bahia

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O último caso de poliomielite na Bahia foi registrado em 1989, em Irecê. E não há casos de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no estado desde 1999. (Foto: Divulgação/SMS)

Entre esta segunda-feira (6) e o dia 31 de agosto, 849.361 mil crianças com idades entre 1 e 5 anos devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite na Bahia, durante a campanha nacional de vacinação. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A ação começou oficialmente nesta segunda, mas de acordo com a Sesab, 73 das 417 cidades baianas tiveram a vacinação contra sarampo intensificada desde o dia 20 de julho, por conta do risco de contaminação nesses locais. Além disso, outras 63 cidades estão com cobertura vacinal contra a poliomielite abaixo de 50% em crianças com menos de 1 ano. Os nomes desses municípios não foram divulgados.

Segundo a Sesab, o Ministério da Saúde enviou 2,1 milhões de doses das duas vacinas para a Bahia. Elas devem ser aplicadas nas crianças nos postos de saúde e em diversos pontos das zonas urbanas e rurais do estado, incluindo escolas e creches. O Dia D da campanha ocorrerá no dia 18 de agosto. A meta da ação é atingir 95% de todo o público-alvo. De acordo com a Sesab, o último caso de poliomielite na Bahia foi registrado em 1989, no município de Irecê. E não há casos de pessoas infectadas pelo vírus do sarampo no estado desde 1999. Entre o ano passado e esse ano, 46 casos suspeitos de sarampo foram registrados no estado, mas 24 já foram descartados e os outros 22 estão em investigação, segundo a secretaria.

Fonte: G1

Prefeitura de Guanambi recebe premiação do Instituto Euvaldo Lodi pelo seu programa de estágio

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito ressaltou que a parceria entre o IEL e a Prefeitura trouxe diversos benefícios e destacou que alguns estagiários atualmente são funcionários em cargos estratégicos.

Na última quarta-feira (01), aconteceu em Salvador, na Sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a 15ª edição do Prêmio IEL de Estágio, que destacou os estagiários, empresas, instituições e órgãos públicos. A Prefeitura de Guanambi concorreu com diversos órgãos, se consagrando como a vencedora na etapa regional, polo Vitoria da Conquista, passando a concorrer na etapa Estadual, juntamente com a Prefeitura de Salvador e a Procuradoria Geral do Estado. Na ocasião, o Prefeito Jairo Magalhães ressaltou que a parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Prefeitura Municipal trouxe diversos benefícios para o município e destacou que alguns estagiários atualmente são funcionários em cargos estratégicos na atual gestão. Representando Guanambi, o Prefeito Jairo Magalhães, o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Paulo Costa e as servidoras da Secretaria de Administração, Andreza Santana e Natália Moraes, receberam o certificado de finalista do prêmio na categoria Órgão Público.

Caculé: inaugurada a Unidade de Saúde da Família do bairro Lagoa de Cima

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“A unidade recebeu o nome de Diva Fagundes de Lima Araújo em homenagem a memória de uma moradora muito conhecida e querida em nossa cidade”. (Foto: Ascom Caculé)

A Prefeitura de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última sexta-feira (03) a Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Lagoa de Cima. Segundo a administração municipal, “a unidade recebeu o nome de Diva Fagundes de Lima Araújo em homenagem a memória de uma moradora muito conhecida e querida em nossa cidade”.  Davi Lima de Araújo esteve presente acompanhado de seus irmãos e filhos, agradeceu a homenagem feita a sua mãe. “É muito gratificante participar de um momento tão importante como este, onde posso dividir esta bela homenagem com toda sociedade Caculeense”. Para o Prefeito Beto Maradona, “a Sede da Unidade trará grandes benefícios aos moradores do bairro Lagoa de Cima e Adjacências, que precisam de um atendimento de qualidade com profissionais qualificados, ao mesmo tempo informaram aos presentes que no momento usará o espaço improvisado, mas que em breve estará em iniciação da construção de sua própria sede’’.

Projeto Resgate Cívico nas Escolas: Policiamento da Chapada ministra palestras todas sextas-feiras em escolas de Itaberaba

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a SSP, o projeto já atendeu 8 instituições de ensino, nos bairros mais periféricos da cidade. (Foto: Divulgação SSP-BA)

A cada sexta-feira uma escola no município de Itaberaba recebe a visita de integrantes do Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPRC) para a realização de palestras sobre as consequências das drogas e a necessidade dos estudos. Na última sexta (3), cerca de 90 crianças da Escola Nelson Alves de Guimarães Carvalho participaram do evento. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), o projeto, intitulado de 'Resgate Cívico nas Escolas', já atendeu 8 instituições de ensino, nos bairros mais periféricos da cidade e foi criado com a intenção de mostrar a esse público os maus provocados pelas drogas.  Antes da palestra os alunos recebem lanches acompanhados dos professores. Com a presença de guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, abordagens a veículos e pessoas são realizadas ao redor das escolas.

Fonte: SSP-BA

Acontece nesta quarta-feira (08) o 1º Fórum Ambiental de Guanambi

Terça / 07.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O tema central do encontro é “desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”. (Foto: Ascom Guanambi)

Guanambi sedia, nesta quarta-feira (08), o 1º Fórum de Educação Ambiental. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. O tema central do encontro é “desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”. O Fórum será realizado na sede da Secretaria, ao lado da sede da Codevasf.
 

Guanambi: Prefeito e Secretário de Cultura, Esporte e Lazer cumprem agenda em Salvador

Domingo / 05.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito e o secretário visitaram as instalações de um dos Colégios da PM, onde tiveram reunião com o diretor da instituição. (Foto: Ascom Guanambi)

O Prefeito e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Jairo Magalhães e Paulo Costa, respectivamente, estiveram em Salvador, na semana passada, onde firmaram parcerias a adiantaram entendimentos para importantes ações e projetos para Guanambi, sobretudo, nas áreas e cultura, esporte, educação e cidadania. Em audiência com o Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, se discutiu ampliação da parceira com a Prefeitura de Guanambi em ações de geração de emprego, renda e fortalecimento do esporte. Já na Superintendência dos Desportos (Sudesb), o prefeito e o secretário tiveram audiência com o Diretor da pasta, Elias Dourado, onde ficou definido a realização de uma nova licitação para a conclusão dos vestiários do Estádio Municipal 2 de Julho, após a empresa contratada abandonar a obra e ter o contrato rescindindo. Na reunião foi formalizado ainda ações de parceria para a estruturação do esporte em Guanambi.

O prefeito e o secretário visitaram ainda as instalações de um dos Colégios da Polícia Militar, onde tiveram reunião com o diretor da instituição, Tenente Coronel PM Machado. A visita teve como finalidade, buscar sugestões e informações para conclusão do projeto de adequação de uma unidade municipal de ensino para a implantação de um Colégio Militar em Guanambi, onde já se iniciou as tratativas de parceria com o Governo do Estado e com o Comando Estadual da Polícia Militar. Outra importante audiência ocorreu na tarde desta sexta-feira (03), na Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com o Secretário Cézar Lisboa, onde foi feita a solicitação de instrumentos para a criação de uma orquestra municipal, para a formação de novos talentos e também para a reativação da fanfarra municipal. Também foi solicitado a realização da Caravana da Cidadania e da Juventude, onde uma grande estrutura oferece inúmeros serviços para a comunidade. 

Novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Caetité são empossados

Domingo / 05.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O CMDCA é importante para as políticas ao público infanto-juvenil, bem como, no sentido de fiscalizar essas políticas e a garantias dos direitos”, lembrou a Secretária Mara Rebouças.

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira (02), foram empossados os novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) de Caetité. O Conselho tem composição paritária constituído por 12 membros representantes do poder executivo municipal e da sociedade civil organizada e igrejas. A função desses integrantes é de interesse público relevante e não é remunerada, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros titulares empossados foram Dácio Neto, Renan Santos, Eliane Rebouças, Tarcila, Anselmo e Adalton (representando o poder executivo) e Nelson Batista, Nilson Ladeia, Patrícia, Noêdson da Silva e Leiliane (representando a sociedade civil). Na oportunidade também foi eleita a nova diretoria, com Dácio Neto presidente e Nelson Batista vice, e Patrícia e Tarcila eleitas 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

O CMDCA é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas às crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos. A presidente atual do Conselho que conduziu a reunião, Daniana Cotrim, agradeceu aos conselheiros que encerraram o mandato, deu as boas vindas aos novos integrantes e prestou contas das atividades realizadas durante sua gestão. Dácio Neto, presidente eleito para o próximo biênio, agradeceu a confiança em seu nome e se colocou a enfrentar os desafios que virão e fazer um trabalho junto às entidades que trabalham com crianças e adolescentes. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças, também esteve presente na reunião e enfatizou a importância do CMDCA para o município. “O CMDCA é importante para o fomento de políticas ao público infanto-juvenil, bem como, no sentido de fiscalizar essas políticas e a garantias dos direitos”, lembrou Mara.

Convenção neste sábado (04) oficializa candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia

Domingo / 05.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O registro das candidaturas será feito no dia 15 de agosto no TRE, em Salvador, quando também será entregue o PGP 2018 do pré-candidato Rui Costa.

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou a candidatura do governador Rui Costa à reeleição neste sábado (4), durante Convenção Estadual no Parque de Exposições de Salvador. O ato teve início às 9h e também confirmou os nomes dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), na chapa majoritária. O nome da chapa majoritária, “Mais Trabalho Por Toda a Bahia”, também foi oficializado durante a convenção. Além de PT, PSD, PP, PC do B, PSB, PR e PRP, que possuem representantes na chapa majoritária, também formam a coligação principal PDT, Podemos, Avante, PMB, PTC, PMN e Pros, totalizando 14 partidos.

O registro das candidaturas será feito no dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Salvador, quando também será entregue o Programa de Governo Participativo (PGP 2018) do pré-candidato Rui Costa. De 7 de julho a 2 de agosto, Rui realizou reuniões plenárias com sua militância em 18 cidades baianas para ouvir propostas para construção do PGP. As demandas prioritárias de cada um dos 27 territórios de identidade que compõem o estado estarão no programa de Governo.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na segunda-feira (06)

Domingo / 05.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural de Guanambi, nesta segunda-feira (06), das 9h às 11h, na Fazenda Tanque caldeirão e na Fazenda Batateira.
 

Guanambi realiza nesta terça (07) o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Sábado / 04.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Selo é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. (Foto: Ascom Guanambi)

Acontecerá na próxima terça-feira (07), às 8h da manhã no Clube de Campo de Guanambi, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF (edição 2017-2020), com o objetivo de articular, promover e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O Fórum Comunitário é um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogos sobre as políticas públicas municipais. Na ocasião, será construído um instrumento que terá como objetivo principal, orientar a condução das ações estabelecidas em conjunto para mudança atual na busca de melhorias sustentáveis na garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, buscando fortalecer e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e a adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes.

PMs surpreendem bandidos em cafezal no município de Encruzilhada

Sábado / 04.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Cessados os disparos, foi encontrado, alvejado ao solo, um indivíduo com um revólver calibre .38. Os policiais conduziram ao Hospital, porém não resistiu. (Foto: Divulgação PM)

No início da noite desta sexta-feira (03), a Guarnição CESG 04 estava realizando rondas pelo Distrito de Vila Bahia, no município de Encruzilhada, a fim de verificar informações que homens armados estavam em uma área de cafezal traficando entorpecentes. Segundo os militares, a Guarnição se deslocou ao local e de maneira furtiva, em modalidade de patrulhamento rural, adentrou ao cafezal, onde se deparou com alguns indivíduos, que ao avistarem a patrulha, efetuaram disparos contra os policiais. Diante da injusta agressão, os policiais revidaram, a fim de protegeram suas vidas. Cessados os disparos, foi realizada uma varredura no local, onde foi encontrado, alvejado, ao solo, um indivíduo em posse de um revólver calibre .38, municiado. A Guarnição prestou imediato socorro, conduzindo-o ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Encruzilhada, onde identificaram o rapaz como V. H. S. L., que não resistiu, sendo constatado seu óbito, pelo médico plantonista. Ainda de acordo com os policias, foram encontradas 40 petecas de substância análoga à crack, acondicionadas para comercialização, as quais se encontravam em um dos bolsos. O material encontrado foi apresentado à Polícia Civil na Delegacia de Vitória da Conquista.

Convenção do Democratas lança José Ronaldo como candidato ao governo da Bahia

Sábado / 04.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

José Ronaldo apresentou a médica Mônica Bahia como candidata a vice e terá ao seu lado os candidatos ao senado Jutahy Junior e Irmão Lázaro. (Foto: Ângelo Pontes)

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, foi oficializado como candidato ao governo da Bahia pelo Democratas nesta sexta-feira (03). Com 67 anos de idade e mais de 40 anos de atuação política, ele disputa pela primeira vez o Palácio de Ondina. Traz no currículo a experiência de quem foi vereador e quatro vezes prefeito de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, três mandatos como deputado estadual, um como deputado federal, além de ter presidido a União dos Municípios da Bahia (UPB).

 Durante a convenção, que contou com a participação do prefeito de Salvador, ACM Neto, foram confirmados também os nomes de Jutahy Junior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) para a disputa do senado. A surpresa da manhã ficou com a divulgação do nome da médica Mônica Bahia (PSDB), membro da Ordem dos Médicos do Brasil e uma das lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL), como candidata a vice-governadora. O anúncio foi guardado em sigilo e só revelado pelo próprio José Ronaldo ao final do seu discurso. O agora candidato ao governo do estado informou também a composição de partidos que vai caminhar sob o slogan “A mudança vem do interior”. A coligação une os partidos Democratas, PSDB, PRB, PSC, SD, PV, PHS, PSL, PPS e PTB. Segundo José Ronaldo, outros dois partidos devem se unir à coligação. A Convenção reuniu milhares de lideranças políticas, como os ex-governadores Nilo Coelho e Paulo Souto, prefeitos, deputados, candidatos ao parlamento e vereadores.