Sertão Hoje

Sertão Hoje

Brasil: sobe para 206,3 milhões de toneladas a produção de grãos em 2015

Sexta / 10.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A área de plantio das principais culturas é 0,8% maior que o da safra 2013/14, com um aumento de 457,7 mil ha

A estimativa da safra nacional de grãos aponta para novo recorde e chega a 206,3 milhões de toneladas. O aumento é de 6,6% ou 12,7 milhões acima da obtida na safra 2013/14, quando alcançou 193,62 milhões de toneladas. Os números são do 10º levantamento, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (9). Houve um aumento de 1,8 milhão de toneladas sobre o levantamento do mês passado, acréscimo que se deve ao ganho na produtividade do milho segunda safra que chegará a 51,5 milhões de t e ganho de 6,5% a mais que em 2013/2014. A produção de soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, com 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

    Área - A previsão é de 57,5 milhões de hectares, com correção nas culturas de inverno e feijão terceira safra frente ao último levantamento. Para as áreas dessas culturas, cujo plantio continua em andamento, ainda não há definição do total plantado. Já a evolução do cultivo de verão de primeira e segunda safras foi toda analisada pela pesquisa. 

     A área de plantio das principais culturas é 0,8% maior que o da safra 2013/14, com um aumento de 457,7 mil ha. A da soja, por exemplo, tem crescimento de 5,8% ou 1,7 milhão de hectares a mais que a área anterior, assim como o milho segunda safra, com acréscimo de 3,3% (299,4 mil ha). A área total da soja é de 31,9 milhões de hectares e a do milho segunda safra, 9,5 milhões.

      Os dados foram atualizados entre os dias 22 e 26 de maio, com informações de área plantada, produção e produtividade média estimadas, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, além de evolução da colheita e outras variáveis.

Caetité: campeonatos de futebol e futsal movimentam a cidade

Sexta / 10.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O campeonato Caetiteense de Futebol começa no próximo dia 19, com os jogos sendo realizados no Estádio Municipal

A prática esportiva em Caetité sempre foi intensa e agora, com o apoio da atual administração municipal, diversas competições estão sendo realizadas paralelamente. É o caso, por exemplo, a Copa Evangélica, que foi iniciada no último dia 03 e acontece toda sexta e sábado. A competição segue até o mês de setembro, com jogos na quadra de esportes do Parque das Árvores e no Ginásio Municipal de Esportes. Já na quadra de esportes do Bairro Santo Antônio, começou no último dia 09, Copa da Ladeia. Os jogos são realizados todas as quintas e sextas-feiras e a previsão é que a competição se encerre no mês de setembro. Duas novas competições serão iniciadas em breve: o Campeonato de Futsal da Divisão de Base, no próximo dia 13, com os jogos sendo realizados nas quadras de esportes dos bairros; e o Caetiteense de Futebol, no dia 19, com os jogos sendo realizados no Estádio Municipal. Compareça e prestigie o esporte Caetiteense. 

Caetité: divulgada programação da Festa de Sant'Ana 2015

Quinta / 09.07.2015

Por Thayná Lima

Mais uma vez a cidade é destaque e traz atrações de peso para um festival de cultura, fé e alegria

A Festa de Sant’Ana – Caetité Cidade Feliz é conhecida por trazer atrações reconhecidas nacionalmente, além de valorizar os artistas locais, se consagrando como um grande festival prestigiado em toda a região. Realizada pela Prefeitura de Caetité, com o apoio da Renova Energia, o evento tem uma vasta programação que se estende entre os dias 22 a 26 de julho.

A partir do dia 22 de julho a programação dá ênfase à cultura e às tradições do município com uma programação especial no Barracão Cultural (Anfiteatro da Praça da Catedral), começando com o já tradicional Festival de Rock. Serão quatro dias de apresentações musicais e culturais, com artistas locais e da região, além de uma Boate com o DJ LCJ. A partir do dia 23 o palco principal receberá atrações de peso, que prometem fazer a Festa de Sant’Ana 2015 inesquecível: Vanessa da Mata, Harmonia do Samba, Arreio de Ouro, Seu Maxixe, Diana e os Ecléticos, Roberto Dantily e o show de evangelização com música sertaneja com o padre Júnior Periquito.

O Stand da Saúde, que também sempre marca presença na festa, contará com profissionais que passarão orientações ao público, especialmente sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. A programação conta ainda com a tradicional Vila das Associações, com exposições de artesanatos e participação de diversos artistas locais que animam a charmosa “Vila” montada na Praça da Catedral, ao lado da Matriz.

Dia 22 de julho, no Barracão Cultural, tem o já tradicional Festival de Rock

Secretaria de Saúde de Paramirim realiza V Conferência Municipal de Saúde

Quinta / 09.07.2015

Por Fagner Abreu

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da sociedade civil organizada e profissionais da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram entre os dias 07 e 08 de julho, a 5ª Conferencia Municipal de Saúde com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro". O evento aconteceu no auditório principal do Centro Cultural Nabor Caires de Brito e contou com a participação da sociedade civil organizada e dos mais de 400 profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria de Saúde.

A Conferência foi mediada pela Coordenadora de Saúde Bucal, da secretaria, Denise Leão. Participaram como palestrantes, o enfermeiro sanitarista da Base Operacional de Saúde – Boquira, Vinicius Rodrigues dos Santos, e a enfermeira e membro do Conselho Estadual de Saúde, Maria do Carmo Brito de Morais. A mesa foi composta por: Robson Martins, vice-prefeito; João Teixeira Ramos, presidente da Câmara de Vereadores; Betio Evaristo, Agente de Saúde e membro Conselho Municipal de Saúde; e José Arlindo Barbosa, Secretário de Saúde.

Para José Arlindo Barbosa, a conferência foi produtiva, pois houve um grande comparecimento e elaboração de propostas para melhorar o setor. “Elaboramos propostas que visam à promoção de ações e estratégias em saúde. Foi bastante proveitosa a nossa conferência, aqui pudemos discutir com representantes de entidades e especialistas da área a problemática da saúde no nosso município e as medidas para avançarmos e proporcionarmos uma saúde de qualidade para todos”.

O vice-prefeito, Robson Martins, destacou a importância de um evento como este para a melhoria do município. “É de fundamental importância a participação popular nos serviços de promoção e prevenção no que se refere à saúde. A colaboração da comunidade é essencial para que possamos superar as dificuldades que encontramos no trabalho”. 

A mesa foi composta pelo vice-prefeito, presidente da Câmara, representante do Conselho de Saúde e dos Agentes de Saúde e secretário de Saúde

Luciano Ribeiro diz que Projeto de Lei aprovado pela ALBA é inconstitucional

Quinta / 09.07.2015

Por Giselle Quintão

O deputado Luciano Ribeiro (DEM) se posicionou contra a forma como o governo vem apresentando os projetos à casa legislativa

Foi aprovado ontem, dia 07 de julho, por 39 a 20, o Projeto de Lei Complementar 122, assinado pelo governador Rui Costa e pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, que trata da utilização de parcela de depósitos judiciais e extrajudiciais para pagamento de precatórios e de requisições judiciais de pequeno valor, além da capitalização do Funprev - Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado.

Sem ter chegado a tramitar nas comissões técnicas, o projeto foi relatado oralmente em plenário pelo deputado Rosemberg Pinto (PT). O deputado Luciano Ribeiro (DEM) se posicionou contra no voto - considerando o projeto inconstitucional, e contra a forma como o governo vem apresentando os projetos à casa legislativa. “O Governo lança mão, agora, do dinheiro alheio para poder cobrir aquilo que é fruto da sua inaptidão gerencial. Além do mais, este é mais um projeto que não se dá ao luxo de passar pelas comissões técnicas. É preciso repensarmos como a relação entre o executivo e legislativo vem ocorrendo. Estamos aqui para aprovar as proposições que atendam à comunidade e, para isso, necessitamos de tempo para análises devidas. Não temos que ser submissos ao executivo e não temos que votar os seus projetos com a ligeireza que vem sendo imposta. Afinal, o poder legislativo é livre e independente para exercer o seu papel”, salientou Luciano.

O projeto, que prevê a utilização de 50% do total de recursos depositados, sendo 25% para o Judiciário e 25% para o Executivo, foi alvo de apenas uma emenda, da bancada de oposição e foi rejeitada porque a modificação tornaria a proposição nula, ao suprimir o seu artigo primeiro. 

Abertura da IV Conferência Municipal de Saúde inicia novo ciclo de debate em Caetité

Quinta / 09.07.2015

Por Henrique da Mata

O encontro serviu para discutir aprimoramentos para o sistema público de saúde (Foto: Cláudio Amaral)

Com a presença de cerca de 500 participantes, foi aberta na noite desta terça-feira (7), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a IV Conferência Municipal de Saúde de Caetité. O evento seguiu na manhã de quarta (8), com credenciamento marcado para as 8h, e segue até às 17h. A iniciativa foi da Prefeitura de Caetité, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. Em seu discurso de abertura, a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destacou que a Conferência deve se pautar nas principais necessidades da população. “O que surge da demanda do povo é que tem que servir de base para as discussões aqui e para a construção de políticas de saúde que melhorem o SUS”, disse. Durante toda esta quarta-feira os participantes debaterão ideias e propostas para o aprimoramento da saúde no município. Os temas estarão divididos em 8 eixos.

Representando o prefeito José Barreira – que estava cumprindo a agenda do Executivo – a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, ressaltou a importância dos direitos de acesso dos cidadãos à saúde. “A saúde é um direito de todos. O prefeito tem se empenhado bastante em buscar investimentos para a Saúde, com os governos estadual e federal, que melhorem a qualidade de vida da população”.

Cléia disse ainda que a participação popular é fundamental para as discussões na Conferência de Saúde. “O acesso à saúde é um direito de todos, como também é um dever que a gente participe das discussões em nosso município. Por isso é importante que a sociedade participe desse encontro e debata esse tema tão fundamental para as nossas vidas”, destacou.

Participaram também da abertura da Conferência de Saúde a vice-prefeita de Caetité, Maria de Fátima de Oliveira, o vereador e presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de Caetité, Zacarias Nogueira, a técnica da Base Operacional de Saúde, Silvana Portella Cruz, a representante do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, Flávia Priscila de Araújo, o diretor da Fundação Hospitalar Senhora Santana, Antônio Gomes Neto, o presidente da Federação das Associações do Município de Caetité, Valdemir Louzada e a professora Juliane Amorim, representando o diretor do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI da Uneb, Ginaldo Araújo.

A iniciativa foi da Prefeitura de Caetité, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Cláudio Amaral)

Rui Costa: 'Todos os líderes da sociedade podem ajudar a superar a violência'

Quinta / 09.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rui também falou da importância da educação, um dos principais focos da sua gestão (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

Pela primeira vez, a reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida contou com a participação de líderes religiosos. Aberto pelo governador Rui Costa, o encontro, realizado nesta quarta-feira (8), na sede do Ministério Público (MP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), integra órgãos de segurança pública, secretarias estaduais, além de instituições como a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça da Bahia. Estiveram representadas as igrejas batista, católica, evangélica, presbiteriana, as religiões de matriz africana, espírita e judaica.

Para o governador, “é importante a iniciativa de convidar as religiões para que possamos, juntos, nos envolver e discutir um problema que não é só do governo, ou dos secretários, ou do Ministério Público, ou da justiça, mas é um problema da sociedade”. Ele destacou que “todos os líderes da sociedade podem e devem se envolver e ajudar a superar este quadro difícil da cultura da violência em nosso estado e nosso País. Queremos replicar isso com outras lideranças da sociedade”.

Rui também falou da importância da educação, um dos principais focos da sua gestão. “Não tenho a intenção de transformar a escola em um instrumento para cooptar as pessoas para as religiões. O importante é discutir a história do catolicismo, das religiões protestantes, os valores e princípios dos espíritas. O que pretendemos proporcionar é conhecimento e reflexão para essa juventude, que deve discutir filosofia e referências de vida”.

Guanambi: Charles Fernandes anuncia pavimentação de ruas do Bairro Paraíso

Quinta / 09.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito Charles Fernandes anunciou a pavimentação de diversas ruas do Bairro Paraíso

Durante reunião com moradores na noite desta terça-feira (07), o prefeito Charles Fernandes anunciou a pavimentação de diversas ruas do Bairro Paraíso. O encontro foi realizado na residência do Sr. Dorisvaldo Lobo (Dori), na Rua Bernardo Guimarães, ficando lotada de populares que prestigiaram o ato.  Serão mais de 702 mil reais investidos com recursos próprios do município, em 2.800 m2 de obra. “Depois de mais de 30 anos convivendo com a lama e a poeira, não haverão de faltar os recursos para trazer a dignidade, e a melhoria de vida para este bairro,” disse Charles, sendo calorosamente aplaudido por todos os presentes. As obras já iniciam nesta quarta-feira (08), com prazo de conclusão de no máximo 90 dias. “Por mais de 27 anos moro nesta casa, sofríamos muito com a falta de infraestrutura, agora com esta obra, vai chegar também a qualidade de vida,” disse Dori. Marcaram presenças na reunião, o Secretário de Planejamento, Jairo Magalhães, o presidente da Câmara Municipal Carlos Jackson (Loló), e os Vereadores Joel do Suruá, Nenzinho, Fausto, Cláudio Fiúza e Dr. Son, além de lideranças comunitárias. Veja a relação das ruas a serem pavimentadas: Vicente de Paula, Anísio Teixeira, Bernardo Guimarães, Benjamin Constant, Arlinda Pereira Donato, Profa. Nair Ivo Fernandes, 0 e Lino Teixeira. 

O encontro foi realizado na residência do Sr. Dorisvaldo Lobo (Dori)

Governo de Igaporã segue realizando melhorias nas estradas vicinais

Quinta / 09.07.2015

Por Samuel Gonçalves

Atualmente já foram recuperados mais de 200 km de estradas vicinais em todas as regiões do município

A Prefeitura de Igaporã, por meio de sua Secretaria de Infraestrutura e Obras segue realizando obras de melhorias nas estradas vicinais do município. Atualmente as ações estão concentradas na região rural de Salininha, onde as vias recebem alargamento e patrolamento. Segundo os moradores essa é a maior intervenção já realizada nas estradas locais. “Meu nome é Maria Aparecida de Jesus Souza, moro aqui na Salininha há 34 anos e nunca foi feito aqui estradas boas como estão sendo feitas agora. Esse trabalho é muito importante, pois facilita para o transporte escolar e também para o nosso deslocamento.” Afirmou.

“Antes dessas obras aqui nas nossas estradas, até o transporte escolar tinha dificuldades de transitar aqui. Agora está ficando muito bom, e todos os moradores aqui da comunidade estão satisfeitos com este trabalho” Comemorou dona Maria de Oliveira Costa. Desde o início a Administração Municipal dedica à devida atenção as estradas que dão acesso às comunidades rurais de Igaporã. Atualmente já foram recuperados mais de 200 km de estradas vicinais em todas as regiões do município.

Governo da Bahia amplia isenção de IPVA para portadores de deficiência

Quinta / 09.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para requerer o benefício, é necessário dirigir-se a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda

Os portadores de deficiência física, visual, mental e autismo agora têm direito a isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). De acordo com o decreto estadual 16.032, a documentação necessária agora é a mesma prevista pelo convênio 38/2012 do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que já concede a isenção na compra de veículos destinados a pessoas com estes perfis.

A isenção do IPVA era concedida, antes, apenas ao condutor de veículo adaptado para portador de deficiência física, visando diminuir os custos de quem precisasse adequar seu carro. As novas regras ampliam o benefício, permitindo que o portador de deficiência se torne beneficiário sem que necessariamente seja o condutor do veículo. De acordo com as novas regras, cada beneficiário pode indicar até três condutores para dirigir o veículo.

Como solicitar - Para requerer o benefício, é necessário dirigir-se a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda, apresentando um laudo de avaliação emitido por um serviço de saúde que integre o Sistema Único de Saúde (SUS), que possa atestar a condição de deficiência, além dos seguintes documentos: comprovação de disponibilidade financeira ou patrimonial do portador de deficiência ou de seu representante legal; cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, quando tratar-se de deficiência física, na qual constem as restrições referentes ao condutor e as adaptações necessárias ao veículo. comprovante de residência. Caso o beneficiário não seja o motorista do veículo para o qual deseje isenção do IPVA, também deve indicar quem serão os condutores, apresentando a cópia da Carteira Nacional de Habilitação de cada um deles. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center 0800 0710071.

Luciano Ribeiro apresenta Moção de Pesar à Adelbardo Silveira (Deba)

Quinta / 09.07.2015

Por Giselle Quintão

Deba foi uma figura ilustre e grande contribuidor no desenvolvimento da educação e do desenvolvimento sociocultural da região

O deputado Luciano Ribeiro apresentou, no último dia 07, na Assembleia Legislativa, Moção de Pesar pelo falecimento do Mestre Adelbardo Silveira, ocorrido ontem, aos 83 anos. Conhecido carinhosamente na região do Alto Sertão da Bahia por Professor Deba, é filho de Florindo Serapião da Silveira e Almerinda Borges Silveira, nascido no município de Rio do Antônio, em 1º de julho de 1932. Deba é figura ilustre e grande contribuidor no desenvolvimento da educação e do desenvolvimento sociocultural naquela região. Além de dedicar a sua vida ao magistério, foi advogado, político – sendo prefeito e vice-prefeito de Rio do Antônio -, escritor, comunicólogo. Grande defensor, incentivador e entusiasta da cultura local, com ações também em defesa do meio ambiente, sendo membro ativista do Modera – Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio.

Weliton Lopes alerta sobre necessidade de limpeza de terrenos baldios e parabeniza administração municipal por início de notificações

Quinta / 09.07.2015

Por Eliana Costa

Weliton Lopes destacou que, no estado em que se encontram, terrenos representam sérios riscos à saúde da população

A grande quantidade de terrenos baldios tem sido motivo de preocupação em razão dos sérios problemas que podem advir dessa falta de compromisso de seus respectivos proprietários, principalmente relativos à saúde. Bastante atento a essa problemática o vereador Weliton Lopes tem chamado a atenção sobre a necessidade do cumprimento da Lei Municipal nº 1.747 de 14 de maio que ‘Institui obrigações quanto à limpeza, fechamento, conservação e regularização de terrenos baldios e passeios, por parte dos respectivos proprietários’.

Visualizando toda a problemática e a imprescindível necessidade de aplicação da referida lei a administração municipal iniciou a realização de notificações dos proprietários dos terrenos que se apresentam em desacordo ao estipulado na legislação municipal. Esse fato deixou bastante satisfeito o vereador Weliton Lopes que parabenizou a administração, por ser, de suma importância, a limpeza desses locais, que no estado em que se encontram representam sérios riscos à saúde da população.

Para contribuir de forma direta com o trabalho da gestão municipal o parlamentar está disponibilizando em seu gabinete na Câmara de Vereadores formulário para que as pessoas possam identificar e solicitar notificações de terrenos existentes em seu bairro que se encontra em desacordo com a lei.

‘Coloco meu gabinete a disposição a todos que desejarem retirar o formulário de identificação dos terrenos para posteriormente serem entregues na secretaria municipal de infraestrutura. Destaco que os que forem notificados terão o prazo de dez dias para limpeza do terreno e trinta para construção de muros. Poderá a administração municipal, não havendo o cumprimento dos prazos, executar as obras e serviços e cobrar dos responsáveis o custo, acrescido de 100%, podendo ainda acarretar multa’, observa Weliton Lopes.

Caculé: inscrições para Conselho Tutelar se encerram na sexta (10)

Quinta / 09.07.2015

Por Tayga Ribeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Caculé, comunica que as inscrições para candidatos ao processo de escolha unificada dos membros do Conselho Tutelar de Caculé se encerram nesta sexta-feira, 10 de julho. As inscrições podem ser feitas das 14 às 17 horas na Casa dos Conselhos, situada à Avenida Antônio Coutinho. ‘Se você atende aos requisitos, este é o momento de concorrer para prestar relevante trabalho de proteção às crianças e adolescentes deste município’, destaca a nota encaminhada a redação do Sertão Hoje. O edital pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Caculé: http://governodecacule.ba.gov.br/?pagina=conteudo&codPag=570

Campanha contra o tráfico de pessoas é lançada na Bahia

Quinta / 09.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O lançamento foi realizado na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador (Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

Das 355 denúncias de tráfico de pessoas registradas em 2014 no Brasil, 54 ocorreram na Bahia. Para evitar este tipo de crime, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lançou, na manhã desta quarta-feira (8), a campanha Coração Azul. A ação reafirma o compromisso da Bahia com a Organização das Nações Unidas (ONU), idealizadora internacional da iniciativa. O lançamento foi realizado na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a participação de autoridades e personalidades, como o cantor e compositor Tatau e o titular da SJDHDS, Geraldo Reis.

A campanha Coração Azul também está em redes sociais como Facebook e Twitter. A cantora Ivete Sangalo é a madrinha nacional da campanha, e Tatau é o padrinho da mobilização na Bahia. Durante o lançamento, Tatau destacou o papel dos pais e responsáveis na prevenção a crimes desta natureza. “É algo muito triste, mas ainda contundente no nosso país. Participam também [da mobilização] outros grandes artistas, usando o seu poder e a sua imagem para esclarecer a população sobre as ações que a gente pode desenvolver para coibir este tipo de crime”.

Qualquer denúncia contra o tráfico de pessoas pode ser feita, de forma anônima, pelo disque 100 ou pelo 180. Para coibir este tipo de crime, dar suporte e orientar familiares e vítimas foi criado, em 2011, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp), da SJDHDS. O Netp dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por um bacharel em Direito, assistente social e psicóloga. O Netp funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Para mais informações sobre os atendimentos realizados no local, os interessados podem ligar para o número (71) 3266-0131 ou procurar a sede do núcleo, localizada na Rua Frei Vicente, nº 10, no Pelourinho.

A cantora Ivete Sangalo é a madrinha nacional da campanha

Sebastião Laranjeiras realiza sua 4ª Conferência Municipal de Saúde

Quinta / 09.07.2015

Por Maria Nunes

Antes da abertura, as apresentações de Ternos de Reis serviram para descontrair, merecendo elogios por parte dos presentes (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)

Na noite da última segunda (06), no auditório da Câmara de Vereadores de Sebastião Laranjeiras, foi aberta oficialmente a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema ‘Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro’. Antes do início dos trabalhos, as apresentações culturais de grupos de Ternos de Reis, da sede e da Fazenda Campos, serviram para descontrair, merecendo elogios por parte de todos os presentes. Em seguida, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal e, na sequência, os membros da Mesa de Honra foram convidados a fazer uso da palavra.

Abrindo o evento, o Secretário de Saúde e Coordenador Geral da Conferência, Leone Robson destacou a importância do evento, não só para Sebastião Laranjeiras, mas para todo o país. ‘O Brasil está enfrentando uma grave crise econômica, mas os municípios não podem cruzar os braços. É preciso fazer saúde com amor, ousadia e determinação. É isto que a prefeita Luciana tem feito em nosso município, mesmo com poucos recursos’, destacou.

Falando na oportunidade, a prefeita Dra. Luciana Muniz destacou que Sebastião Laranjeiras é um município pequeno e as diversas áreas da administração municipal não podem ser tratadas de forma isolada, sendo necessária uma articulação entre todos os setores. ‘Sabemos que cada setor tem as suas atribuições e prioridades, mas todos devemos nos unir em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pois precisamos mostrar as nossas ideias e apresentar as nossas propostas em busca de uma melhoria nos serviços oferecidos’, destacou. Dra. Luciana agradeceu ainda a presença de todos e convidou toda a sociedade a participar das discussões que foram realizadas no dia seguinte. ‘Vamos discutir, apresentar nossas ideias e propostas, mostrar que são boas, que podem ser implantadas em todo país e fazer com que o SUS ofereça um serviço de excelente qualidade a todos’, finalizou Dra. Luciana.

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. A abertura contou com a presença da prefeita Dra. Luciana Muniz; do Secretário de Saúde, Leone Robson Pereira; do Presidente do Conselho de Saúde, Geraldo Guimarães; do Coordenador da Base Operacional de Saúde (BOS), de Guanambi, João Batista Cardoso; da Coordenadora de Controle Social da BOS de Guanambi, Stela Boa Sorte; de representantes do Conselho de Saúde, de trabalhadores da área e de usuários do SUS.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde contou com a participação de diversas autoridades (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje)