Sertão Hoje

Sertão Hoje

Jaques Wagner: doar sangue é ato de solidariedade e generosidade

Terça / 25.11.2014

Por Edmundo Filho

Hoje (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o governador Jaques Wagner afirma, no seu programa de rádio Conversa com o Governador, que a doação “é uma causa de solidariedade e de generosidade com o próximo”. Ele aborda a expansão da rede de coleta na Bahia e informa que é doador de sangue e órgãos. “Eu creio que essa é uma atitude positiva [...] e eu queria fazer esse chamamento nesta semana, que vai de 24 a 29 de novembro [...], para a doação”. Segundo ele, as pessoas precisam de transfusão de sangue, por motivo de doença, acidente ou para fazer uma cirurgia. “Muitas vezes, isso falta. Nós crescemos muito a nossa rede do Hemoba espalhada por toda a Bahia”. O governador diz que, pelas estimativas da Organização Mundial de Saúde [OMS], apenas 1% da população baiana é doadora, quando o ideal é que pelo menos 3% façam a doação. 

Governo de Caculé implanta sistema de informatização escolar

Terça / 25.11.2014

Por Tayga Ribeiro

A apresentação do Sistema Integrado Paulo Freire (SIPF), para os gestores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Ensino, aconteceu no último dia 22

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, implantou o processo de informatização da educação, oferecendo soluções práticas e eficientes na gestão educacional. A apresentação do Sistema Integrado Paulo Freire (SIPF), para os gestores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Ensino, aconteceu no último dia 22, no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória.  O SIPF é um sistema de informatização escolar que tem por objetivo automatizar todos os processos da administração escolar, promovendo um maior controle das notas, frequência e observações acerca do comportamento dos alunos, por parte da escola e da família. Idealizado para funcionar numa plataforma on-line, o SIPF poderá ser acessado pela equipe administrativa das escolas e da Secretaria de Educação e também por professores e pais. Segundo a Secretária Municipal da Educação e Cultura, a Professora Adailde Fernandes Cruz Teles, o sistema busca o aprimoramento do trabalho e consequentemente a melhoria da qualidade de ensino, além do acesso as informações sobre os estudantes com maior agilidade, importante ferramenta para oferecer a todos os atores educacionais (gestores, coordenadores, professores, alunos e pais) as condições necessárias para realizar as ações de intervenção na rede de educação.

Moradores da zona rural de Barra da Estiva serão beneficiados com a construção de 1.145 cisternas de 16 mil litros

Terça / 25.11.2014

Por Leonardo Oliva

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) celebrou um Contrato de Prestação de Serviços com o Instituto de Desenvolvimento Colônia Esperança visando a implantação da tecnologia social de acesso à água, Cisterna de Placas Familiares de 16 mil litros para consumo humano, para armazenamento de água da chuva na região semiárida. Em Barra da Estiva, em parceria com a Prefeitura Municipal, serão instaladas 1.145 cisternas na zona rural, beneficiando as famílias que residem na chamada região da caatinga. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) destacou que Barra da Estiva tem duas regiões bem distintas: gerais e caatinga. Ele destacou que os moradores da caatinga, no período da seca, sofrem muito com a falta d’água e agora esta região está sendo beneficiada com a construção destas cisternas. ‘Foi por este e outros motivos que nós apoiamos o candidato de Jaques Wagner, porque ele tem compromisso com a Bahia e está fazendo por quem mais precisa’, afirmou. Dinho destacou ainda que as cisternas serão de alvenaria e a empresa já sinalizou que vai contratar cerca de 50 pedreiros do município. ‘Além de garantir o acesso a água, este projeto ainda vai gerar emprego e renda em Barra da Estiva’, afirmou Dinho.

Ponte na estrada Jussiape/Abaíra, recém-inaugurada, precisou de intervenção

Segunda / 24.11.2014

Foto: Leitor/Whataspp

Uma ponte localizada na recém-inaugurada estrada entre os municípios de Jussiape e Abaíra apresentou um problema em uma das suas cabeceiras e precisou passar por uma intervenção por parte da empresa de engenharia responsável pela obra. A foto foi encaminhada para redação do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje por um leitor, via Whatsapp. Na mensagem, o leitor ainda questiona: ‘já?’.

Wagner vai cobrar a recuperação da estrada Brumado/Sussuarana e disse acreditar que Rui Costa fará a segunda etapa da Barragem de Cristalândia

Segunda / 24.11.2014

Por Leonardo Oliva

Durante a visita ao município de Dom Basílio, durante a qual entregou três ônibus escolares e inaugurou uma Academia da Saúde, Jaques Wagner comentou a situação da estrada Brumado/Sussuarana e falou sobre a expectativa de concretização da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. A visita do governador ocorreu no mesmo dia em que um protesto foi realizado em Brumado exatamente por conta do péssimo estado de conservação do trecho, conforme foi noticiado em primeira mão pelo Site Sertão Hoje. Sobre a situação desta estrada, ao ser informado pela nossa reportagem sobre a realização do protesto em Brumado, Wagner informou que colocaria o assunto na pauta da reunião que terá com o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos. ‘Vou me informar com ele sobre qual é o planejamento para a recuperação desta estrada’, afirmou Wagner. Sobre o fato da Barragem de Cristalândia já estar sangrando, logo no início do período das chuvas, o governador afirmou que a Embasa já tem o projeto da segunda etapa pronto e disse acreditar que o próximo governador vai realizar esta obra. ‘A Embasa já tem este projeto preparado e eu acredito que o governador eleito Rui Costa vai realizar esta obra através do Programa Água para Todos’, destacou.

Equipe da CIPE/Sudoeste recupera moto tomada de assalto em Ituaçu

Segunda / 24.11.2014

Por Leonardo Oliva

Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão

Uma equipe da CIPE/Sudoeste (CAESG) recuperou uma moto, que segundo informações extraoficiais teria sido tomada de assalto, há alguns dias, no município de Ituaçu. Segundo informações do Sargento Julimar ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, a equipe da CAESG estava se deslocando de Ituaçu para Barra da Estiva, quando avistaram uma moto modelo CG 125 Fan, preta, Placa Policial OUT-8722, de Ituaçu - Bahia, parada na beira da pista, a cerca de três quilômetros de Barra da Estiva. Os policiais fizeram uma consulta no sistema e constataram que havia uma queixa de roubo do veículo, registada alguns dias atrás. Eles então conduziram o veículo até a delegacia de polícia de Barra da Estiva. Ninguém foi preso.

Barra da Estiva: homem que atirou em pai e filho pode ser esquizofrênico

Segunda / 24.11.2014

Por Leonardo Oliva

Delegado de Barra da Estiva, Dr. Marco Torres lavrou o auto de prisão em flagrante (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Hoje de manhã, por volta das 07h30, na Fazenda Mutuca, zona rural do município de Barra da Estiva, foi registrada uma dupla tentativa de homicídio. Segundo informações obtidas pelo Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje com o Delegado de Polícia Dr. Marco Torres, um homem de 32 anos, usuário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que não estava frequentando a unidade e, portanto, não estava usando a medicação necessária, apoderou-se de uma espingarda tipo cartucheira, calibre não identificado, possivelmente de propriedade do seu irmão, e depois foi até a propriedade vizinha, onde primeiro atirou contra Wanderley Aguiar de Almeida, que estava na lavoura de maracujá. Em seguida, ao encontrar o pai da primeira vítima, o Senhor Edivan Francisco de Almeida, disparou contra o mesmo, atingindo-o na barriga e no peito. Segundo informações colhidas pelo delegado, em depoimento informal tomado das vítimas no hospital, o acusado não falou nada antes de fazer os disparos. Assim que tomou conhecimento do caso, Dr. Marco Torres acionou a Polícia Militar, que ao chegar ao local já encontrou a vítima imobilizada pelos próprios moradores da comunidade. Na delegacia, o acusado prestou depoimento e indicou onde a arma estava, mas estava muito confuso, indicando claramente ser portador de algum distúrbio mental, possivelmente esquizofrenia. ‘Ele disse que fez mando do Satanás, não fala coisa com coisa e está divagando muito, falando em magia negra, em uma mulher morta que manda atirar nas pessoas’, afirmou o delegado. Dr. Marco Torres informou ainda que foi lavrado auto de prisão em flagrante e o acusado foi encaminhado para o hospital, onde foi medicado e retornou para a carceragem, ficando à disposição da justiça. ‘Vou encaminhar o procedimento para o Juiz, que decidirá quais procedimentos serão adotados. Acredito que o acusado será submetido a um exame de sanidade mental, mas esta decisão cabe ao Juiz’, afirmou. Segundo informações, aparentemente as vítimas não correm risco de morte, embora o pai tenha tomado um tiro na região torácica. O acusado era uma pessoa próxima da família das vítimas e, no sábado anterior, uma delas inclusive havia dado carona a ela da zona rural para cidade e inclusive lhe dado um valor em dinheiro para gastar.

Espingarda tipo cartucheira, de calibre não identificado, foi a arma usada (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Guanambi: FG realiza 1º Desafio de Engenharia Civil

Segunda / 24.11.2014

Com o intuito de desenvolver a teoria aplicada em sala de aula, o curso de Engenharia Civil realiza, pela primeira vez na Faculdade Guanambi, o Desafio de Construção de Pontes de Espaguete. O Projeto Acadêmico consiste em construir um ponte feita de macarrão que será testada sistematicamente, com o intuito de medir força e eficiência da estrutura utilizada. De acordo com a coordenadora de Engenharia Civil da FG, Profa. Gilvânia Oliveira, o projeto tem por objetivo estimular os discentes a aplicarem os conhecimentos básicos aprendidos em sala de aula, além de fomentar a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade. O desafio acontece nesta sexta (28),  a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo Mosquito, no campus FG. A entrada é gratuita.

Em Vitória da Conquista: UPB vai promover Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais na próxima quinta (27)

Segunda / 24.11.2014

Por Leonardo Oliva

A União das Prefeituras do Estado da Bahia (UPB), com apoio das Associações e Consórcios Regionais, vai promover o Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais, na próxima quinta-feira, dia 27, no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até amanhã (25), sendo o público alvo: prefeitos, secretários de administração, finanças e saúde e técnicos das áreas financeira e contábil. O evento será das 08 às 17 horas e terá palestras sobre: ‘Planejamento Fiscal X Endividamento Previdenciário Municipal’, ‘Publicidade Institucional e a Contratação Legal de Serviços’, ‘Oportunidades para ampliar a arrecadação de recursos municipais’ e ‘contratos de repasse e financiamento’. As inscrições podem ser feitas pelo site da UPB.

Vídeos mostram péssimo estado de conservação da BR-030, trecho Brumado a Sussuarana

Segunda / 24.11.2014

Por Leonardo Oliva

O péssimo estado de conservação da BR-030, trecho entre o município de Brumado e o Distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu, foi motivo de um protesto realizado no último dia 20 - Protesto contra péssimo estado de conservação da estrada Brumado a Sussuarana. A reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje percorreu o trecho em questão e constatou a situação precária da estrada, tendo registrado inclusive alguns veículos quebrados em razão do péssimo estado de conservação da via. A estrada Brumado/Sussuarana tem grande importância para toda região, sendo a rota preferida para quem se desloca para a capital Salvador, Feira de Santana e outras regiões do estado. O fluxo de veículos de carga é intenso neste trecho.

Para ver todos os três vídeos gravados, CLIQUE AQUI!

Brumado: Tributo a Marisa Monte foi um sucesso

Segunda / 24.11.2014

Neste último sábado (22), foi realizado na AABB o tão esperado Tributo a Marisa Monte, com apoio da Secretaria de Cultura de Brumado, do Movimento Cultural ABRACADABRA e organização do produtor cultural Paulo Esdras. A banda Cenário Único, com  produção musical de Amarílio Lima (Guitarra), Roni Pinheiro (teclado), Luiz Alberto - LB (Contrabaixo), Alexandre Rolim (Bateria) contou com a belíssima voz de Moni Viana e seus convidados especiais como: Silvia Mello, Daiane Rocha, Leidiane Rocha, Marcelo Villarie, Rique Lessa, Jonas Ribas (Pandeiro), Juliana Barreto (bailarina). O ponto alto do show - com a entrada individual em benefício à causa dos direito dos animais -  foi a entrega de um bouquet de flores da própria cantora Marisa Monte que, ao saber da homenagem, enviou o presente com um cartão que dizia: "À banda Cenário Único, fiquei emocionada e feliz por poder fazer parte desta iniciativa, ainda mais sabendo da causa tão nobre. Parabéns, muito boa sorte e sucesso. Beijos, Marisa Monte". O produtor Paulo Esdras, emocionado com o presente declarou: "Realmente foi uma surpresa recebermos as flores assim no momento do show. Marisa mostrou uma gentileza que só os grandes artistas possuem". O Tributo a Marisa Monte com a banda Cenário Único pretende se apresentar em outras cidades e espera poder tocar novamente para o público brumadense. 

Barra da Estiva: Grupo de situação lança chapa para eleição da Câmara de Vereadores com Fabrício Viana presidente

Domingo / 23.11.2014

Por Leonardo Oliva

Fabrício Viana (esquerda) e Gilson Dantas (direita), candidatos a Presidente e 2º Secretário, respectivamente

Há menos de dois anos, um fato causou grande repercussão em Barra da Estiva, quando o Vereador Antônio Lopes (Lopão), até então da situação, aliou-se aos vereadores da oposição, venceu as eleições para Mesa Diretora e tornou-se presidente do legislativo municipal. Desde então, o clima na Câmara de Barra da Estiva não tem sido bom e as sessões têm sido marcadas por discussões acaloradas e muitas confusões. Agora, chegado o momento de eleger a nova Mesa Diretora, que conduzirá o legislativo no biênio 2015/2016, o grupo de situação, que voltou a ter maioria no legislativo municipal, lançou a sua chapa, com: Fabrício Viana (Presidente), Val Dias (Vice-Presidente), Alessandro Pereira (1º Secretário) e Gilson Dantas (2º Secretário). O ofício da apresentação da chapa é assinado ainda pelos vereadores Elzito Freitas e Rena, totalizando 6 dos 11 vereadores que compõe o legislativo municipal. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão, o Vereador Fabrício Viana destacou que a sua principal missão será resgatar a moral e o respeito da Câmara de Barra da Estiva, que foram perdidos nestes dois últimos anos. ‘Precisamos mostrar para a nossa população, que apesar de independentes, os poderes precisam ser harmônicos. Sei que a minha responsabilidade é grande, mas estou preparado para conduzir os trabalhos do legislativo, com honestidade, transparência e, principalmente, respeito a todos os vereadores, porque nenhum deles caiu aqui de paraquedas. Todos foram eleitos pelo nosso povo e estão aqui como representantes da nossa população’, afirmou. Em 2013, quando Lopão aliou-se a oposição, Fabrício Viana já era o escolhido do grupo de situação para ser o candidato a presidente. Em seu segundo mandato, o Vereador foi novamente o escolhido.

Ituaçu: Vereador Beto de Oscar denuncia mau estado de conservação de pontilhão

Domingo / 23.11.2014

Por Leonardo Oliva

Beto de Oscar esteve no local acompanhado da reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, onde mostrou o porquê de denunciar a situação

O Vereador Beto de Oscar, em sessão da Câmara Municipal de Ituaçu, denunciou o péssimo estado de conservação de um pontilhão existente na estrada que interliga os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, localizado a cerca de oito quilômetros de Ituaçu e que fica próximo a entrada da localidade do Bonito. No sábado (22), o Edil esteve no local acompanhado da reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, onde mostrou o porquê de denunciar a situação. O pontilhão em questão são duas estruturas feitas em metal, colocadas sobre uma estrutura de pedras e cimento, que ficam embaixo da pista asfaltada, de responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA) e que foram construídas há cerca de 30 anos. Uma das estruturas está corroída pela ferrugem e a água está infiltrando e removendo todo o alicerce, o que pode provocar o desabamento de toda estrutura. ‘Estou vendo a hora de acontecer um desastre aqui, porque a água já removeu toda a base da estrutura. O fluxo de veículos pesados aqui é muito grande e a qualquer momento a estrutura pode desabar, se nada for feito pelo DERBA. Esta é uma obra simples, mas que precisa ser feita com máxima urgência’, destacou Beto de Oscar. O Vereador já convidou os seus pares para fazer uma visita ao DERBA, em Brumado, para mostrar fotos do local e cobrar providências. A data da visita ainda não foi marcada.

Caetité recebeu visita da Unidade Móvel de Acolhimento às Mulheres

Domingo / 23.11.2014

Por Giselle Quintão

As mulheres do campo tiveram serviços de apoio e orientação de acesso a diversas políticas públicas

O Distrito de Maniaçu e a sede do município de Caetité, receberam a visita de uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, nos dias 18 e 19 de novembro, respectivamente. Foram oferecidos uma série de serviços de acolhimento, apoio psicológico, jurídico, social e orientação de acesso a diversas políticas públicas no campo do enfrentamento à desigualdade de gênero e garantia de direitos às mulheres do campo, que compareceram ao evento deixando histórias marcantes como lembrança. Segundo Ana Rebouças, gerente do CRAS Urbano e Rural, muitas mulheres deram depoimentos de violência física e psicológica sofridas em vários momentos da vida. “Um depoimento em especial marcou a todos que participaram do evento. Uma mulher nos contou bastante emocionada, que quando criança presenciou o pai espancar a mãe de forma tão brutal que até o momento não consegue esquecer a cena que tanto lhe violentou psicologicamente”, declarou Ana. O projeto levou informações importantes e necessárias para essas mulheres, permitindo que as mesmas pudessem entender que possuem direitos que devem ser respeitados perante a lei. As mulheres não estão sozinhas na luta por dias melhores, vida digna e cidadania plena.

CDL de Barra da Estiva lançou a campanha 17º Natal Premiado

Domingo / 23.11.2014

Por Leonardo Oliva

Lúcio Cordeiro, Presidente da CDL de Barra da Estiva (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Barra da Estiva, lançou a sua campanha de final de ano, com o lema ‘17º Natal Premiado CDL’. A campanha deste ano, que tem o objetivo de incrementar as vendas no comércio, principalmente nas lojas associadas a CDL, fará o sorteio de sete valiosos prêmios, sendo: 01 moto Honda Bros 125cc, 02 TVs de LED 42 polegadas e 4 TVs de LED de 32 polegadas. O sorteio será no dia 03 de janeiro. Falando ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, o Presidente da CDL de Barra da Estiva, Lúcio Cordeiro destacou a atuação da entidade no fortalecimento do comércio local, não só através das campanhas de final de ano e outras que são realizadas ao longo do ano, mas também na busca de parcerias para capacitação dos profissionais que atuam no comércio local. ‘Barra da Estiva tem um comércio forte e atraído muitos compradores e investidores de outros municípios. Precisamos capacitar os nossos associados e conquistar novos, garantindo que este crescimento seja constante e sólido’, afirmou. Questionado sobre a inauguração do Banco do Nordeste em Barra da Estiva, Lúcio Cordeiro destacou que a agricultura é o carro chefe da economia local e a instituição tem atuação destacada neste setor, mas também tem linhas de crédito para o setor empresarial e já vinha atuando em Barra da Estiva através de um agente de desenvolvimento. ‘Além disso, a agência vai atender empresários e produtores de outros quatro municípios, contribuindo para consolidar Barra da Estiva cada vez mais como polo regional’, afirmou.