Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bêda vence a terceira partida e fatura Campeonato Brumadense de Futsal

Terça / 01.09.2015

Por Luís Gustavo

A equipe de Bêda Auto Elétrica mostrou muita superioridade na segunda etapa do jogo e faturou o título inédito da competição

Na última sexta-feira (28), o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro recebeu um grande público, estimado em 2.200 pessoas, que foram conferir de perto a terceira e decisiva partida da final do Campeonato Brumadense de Futsal. Esta partida foi necessária porque o Feirense venceu a primeira e a equipe de Bêda Auto Elétrica venceu a segunda.

A terceira e decisiva partida teve todos os ingredientes de uma grande final, com muitos gols, viradas de placar, torcidas organizadas e muita emoção. A equipe de Bêda Auto Elétrica foi quem inaugurou o placar, mas a equipe do Feirense mostrou muita superação e terminou o primeiro tempo em vantagem, com o placar de 3 a 2 em seu favor. No segundo tempo, no entanto, a equipe de Bêda Auto Elétrica foi ofensiva, marcou sob pressão e não deu espaço para a equipe do Feirense. Ao final da partida, o placar de 6 a 3 não deixou dúvidas sobre a superioridade da equipe campeã, que faturou pela primeira vez o título do Campeonato Brumadense de Futsal.

O Prefeito Aguiberto Lima Dias, ao lado do Secretário de Esportes Miguel Lima Dias e do Deputado Estadual Vitor Bonfim realizaram a entrega das premiações para as equipes campeã e vice-campeã, além dos prêmios para os destaque individuais da competição.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

O prefeito Aguiberto Lima Dias prestigiou a final e participou da solenidade de premiação das equipes e dos destaques individuais

Barra da Estiva: Campeonato de Futsal Feminino chega à reta final

Segunda / 31.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

As duas semifinais foram disputadas no último sábado (29), no Ginásio Municipal de Esportes (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

O 9º Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Barra da Estiva, Edição 2015, chegou à sua reta final, com a realização das partidas válidas pela semifinal. A competição, que é organizada pela Divisão de Esportes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, serve como preparação para as atletas que vão disputar o Campeonato Baiano 2015, nos dias 12 e 13 de setembro, em Maracás. As duas semifinais foram disputadas no último sábado (29), no Ginásio Municipal de Esportes. Na primeira partida, a equipe Nacional FC venceu a equipe da Fazenda Mateiro FC pelo placar de 4 a 2. Já na segunda partida, a equipe São Félix Futebol Feminino venceu a Fênix FC pelo placar de 5 a 3.

Intermunicipal 2015: Brumado vence Igaporã e assegura vaga na 2ª fase

Segunda / 31.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Seleção de Futebol de Brumado venceu fora de casa e chegou a seis pontos ganhos na competição (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

A Seleção de Futebol de Brumado, jogando fora de casa no último domingo (30), venceu a Seleção de Igaporã pelo placar de 3 a 2. Os três gols da equipe brumadense, que asseguraram a vaga na 2ª fase do Intermunicipal 2015, foram marcadas por Jojô. Com o resultado, a Seleção de Brumado está em 2º no grupo, com seis pontos ganhos, mesma pontuação da Seleção de Itapetinga, mas atrás nos critérios de desempate. O próximo confronto é exatamente contra a Seleção de Itapetinga, no próximo domingo (06), às 15h00, no recém inaugurado Gilbertão. Mesmo vencendo o jogo, para ficar com o 1º lugar no grupo, Brumado precisa torcer por um improvável tropeço da Seleção de Itapetinga na última partida contra Igaporã. Caso a segunda colocação seja confirmada, a Seleção de Brumado vai enfrentar o primeiro colocado do Grupo que tem as seleções de Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas e Paratinga. Na segunda fase os confrontos são de ‘mata-mata’.

Secretário de Indústria e Comércio de Guanambi participa de reunião sobre desenvolvimento econômico

Segunda / 31.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Durante a reunião foram discutidas diversas ações de interiorização e fortalecimento do ambiente econômico no Estado

O Secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes Rodrigues participou de uma importante reunião na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com o Secretário da pasta Dr. Jorge Hereda.

No encontro, participaram também o superintendente do Sebrae na Bahia, Adhvan Furtado, e os secretários de desenvolvimento econômico e da executiva nacional e estadual da Bahia, representando as cidades de Camaçari, Guanambi, Alagoinhas e Feira de Santana. “A gestão do prefeito Charles Fernandes é de vanguarda e hoje Guanambi participa das principais decisões sobre desenvolvimento econômico da Bahia”, frisou Fabrício.

Durante a reunião foram discutidas diversas ações de interiorização e fortalecimento do ambiente econômico no Estado e a construção de uma agenda e um plano de ações e parceria com os municípios. “A união e o diálogo fazem a diferença no processo de desenvolvimento econômico, temos a convicção que uma agenda de desenvolvimento para a interiorização está sendo estudado e Guanambi faz parte ativamente desse processo”, salientou.

Projeto de Audiência de Custódia agiliza prisão em flagrante na Bahia

Segunda / 31.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O termo de adesão foi assinado pelo governador Rui Costa em cerimônia com a presença do presidente do CNJ e STF (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

A Bahia aderiu, na manhã desta sexta-feira (28), ao Projeto de Audiência de Custódia, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, entre outras medidas, exige a apresentação de presos em flagrante a um juiz, na presença de um advogado ou defensor público, no prazo de 24 horas depois de terem sido detidos. A iniciativa permite mais agilidade na análise da legalidade e das necessidades de se manter a pessoa detida presa e decidir sobre o relaxamento da prisão ou prisão preventiva, liberdade provisória ou medidas cautelares.

O termo de adesão foi assinado pelo governador Rui Costa em cerimônia com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Eserval Rocha, na sede do TJ-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O objetivo é reduzir a quantidade de presos provisórios, diminuindo a população carcerária e os gastos com a manutenção dos que ficariam detidos desnecessariamente. Lewandowski destacou  disse que, com a medida, tem havido em outros estados 50% menos  prisões provisórias e que até o final deste ano as audiências devem evitar o encarceramento de 120 mil brasileiros. “Essas pessoas respondem aos seus processos com medidas alternativas ao encarceramento. Os presídios devem ser reservados aos criminosos violentos e que oferecem risco à sociedade. Não podemos trabalhar para alimentar a cadeia e o sistema carcerário, aprisionando pessoas que cometeram crime de menor potencial ofensivo e que podem cumprir suas obrigações de outra maneira".

Após a assinatura do termo, o ministro Ricardo Lewandowski recebeu a Medalha Mérito da Magistratura da Bahia, honra concedida a personalidades que tenham prestado importantes serviços diretos ou indiretos ao TJ-BA.

No Dia do Soldado, integrante do TG visitam escolas em Brumado

Sexta / 28.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Tiro de Guerra aproveitou a oportunidade para falar com os estudantes sobre a importância do soldado brasileiro

No dia 25 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024, com sede em Brumado, realizaram visitas às escolas das redes pública e privada do município com a finalidade de divulgar o Dia do Soldado. Na ocasião foram realizadas palestras e distribuição de folderes, revista “Verde-Oliva” e revista "Recrutinha" para os estudantes. Essa visita acontece anualmente e no “Dia do Soldado”. O Tiro de Guerra aproveitou a oportunidade para falar com os estudantes sobre a importância do soldado brasileiro. ‘Infelizmente, não houve a possibilidade de visitar todas as escolas do município, mas as que foram visitadas representaram e muito bem as demais escolas do município’, disse o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra.

Conselho Municipal de Educação de Malhada de Pedras realiza reunião

Sexta / 28.08.2015

Por Luís Gustavo

As reuniões do Conselho Municipal de Educação são realizadas mensalmente

Na última quinta-feira (27), membros do Conselho Municipal de Educação de Malhada de Pedras realizaram uma reunião para tratar do regimento de todas as escolas da rede, analisar as propostas pedagógicas e aplicar as diretrizes do setor, que são atualizadas a cada ano. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com as presenças de representantes dos professores e diretores, representante da APLB-Sindicato e da Secretária de Educação Edna Alves. As reuniões do Conselho Municipal de Educação são realizadas mensalmente.

Guanambi: Polícia Civil realiza prisão por porte ilegal de arma

Sexta / 28.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Emerson Bruno Silva Fernandes portava um revólver calibre 32. Em sua residência, a polícia encontrou outras armas e equipamentos

Na última quarta-feira (26), por volta das 20h00, a equipe do Setor de Investigação (SI) da Polícia Civil de Guanambi prendeu Emerson Bruno Silva Fernandes, em uma lanchonete localizada no bairro Santo Antônio. Segundo informações da polícia, durante a abordagem, os policiais apreenderam um revólver calibre 32, municiado, que estava em posse do mesmo. Depois, os policiais seguiram até a residência de Emerson, no Bairro Brasília, onde foram encontrados vários cartuchos de revólver, uma espingarda, uma mira telescópica, um silenciador para armas longas e uma espingarda de pressão. Com informações da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin).

Videoconferência sobre editais do Bahia Produtiva será realizada na segunda (31)

Sexta / 28.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O investimento total dos editais é de R$80 milhões, recursos do Estado e do Banco Mundial

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR) realizam, na próxima segunda-feira (31), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 9h, uma videoconferência para divulgação e esclarecimentos sobre os editais de apoio para execução de projetos das cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite e iniciativas socioambientais, lançados pelo projeto Bahia Produtiva.

Os três editais beneficiam agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos e comunidades tradicionais e famílias assentadas de reforma agrária, através de convênios assinados com entidades legalmente constituídas. O investimento total dos editais é de R$80 milhões, recursos do Estado e do Banco Mundial. Todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia serão contemplados.

Todas as informações sobre os editais já estão disponibilizados no site www.car.ba.gov.br. As manifestações de interesse poderão ser realizadas acessando o site da CAR a partir do dia 1º de setembro.

A videoconferência será transmitida na sala de videoconferência da Secretaria de Educação de 34 municípios baianos. Para saber onde irá acontecer o evento acesse www.educacao.ba.gov.br.

Brumado: alunos participam da etapa local dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Sexta / 28.08.2015

Por Luís Gustavo

As equipes vencedoras se classificaram para a etapa regional, que será realizada na cidade de Caetité

Nos dias 26 e 27 de agosto, alunos brumadenses participaram da etapa local dos Jogos Estudantis da Rede Pública, Edição 2015 (JERP 2015). Os jogos foram disputados em três modalidades esportivas: vôlei masculino e feminino, handebol masculino e feminino e futsal masculino. Participaram da disputa, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), Colégio Estadual de Brumado (CEB) e Colégio Estadual Getúlio Vargas (GV). As equipes vencedoras se classificaram para a etapa regional, que será realizada na cidade de Caetité.

Animais soltos em rodovias colocam em risco a vida de motoristas e motociclistas

Sexta / 28.08.2015

Por Luís Gustavo

O flagrante do descaso foi feito pela reportagem do Site Sertão Hoje na rodovia que interliga os município de Malhada de Pedras e Guajeru

Animais soltos em rodovias representam um perigo para os motoristas e, principalmente, para motociclistas, além de ser um problema recorrente em nossa região e no Brasil. Caminhando tranquilamente pelas estradas, eles podem causar acidentes e colocam em risco a vida das pessoas, mas parece que isto pouco importa para os seus proprietários, que insistem neste tipo de prática. O flagrante do descaso foi feito pela reportagem do Site Sertão Hoje na rodovia que interliga os município de Malhada de Pedras e Guajeru. A nossa reportagem ouviu alguns motoristas e ouviu deles que isto acontece com frequência. 

Segundo Inep, Escola família agrícola de Caculé é a melhor do Brasil

Sexta / 28.08.2015

Por Tayga Ribeiro

EFA de Caculé é a melhor instituição privada do país, entre as que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo

Escola Agrícola de Caculé foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, sendo classificada como a melhor instituição privada do país que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo. Os dados do Enem por escola foram divulgados no dia 05 de agosto pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A excelente classificação das Escolas Agrícolas no Brasil surpreendeu o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira - Inep, fazendo com que o ministro definisse maior visibilidade a essas escolas. As escolas agrícolas são instituições comunitárias administradas por associações de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade.

Confira o ranking das dez melhores escolas privadas dentro dos critérios do Inep - escolas que atendem a alunos de nível baixo ou muito baixo: Escola Família Agrícola de Caculé (BA), Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (BA), Escola Família Agrícola por Alternância Manoel Monteiro de Lago do Junco (MA), Colégio Super (MA), Escola Família Agroecológica de Aracuai (MG), Escola Família Agrícola Puris de Araponga (MG), Escola Família Agrícola José Nunes da Mata (BA), Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (BA), Casa Familiar Rural de Igrapiuna (BA) e Escola Familiar Dom Edilberto IV (PI).

Brumado: Polícia Militar estoura minilaboratório de drogas

Sexta / 28.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ação resultou na apreensão de drogas e produtos utilizados na diluição da droga

Uma ação desenvolvida por Policiais Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), sediada em Brumado, resultou na apreensão de drogas e produtos utilizados na diluição da droga. Segundo informações da polícia, o local funcionava como um minilaboratório de fabricação de drogas, tendo sido apreendidos no local 44g de Cocaína, 88g de Crack, 1,5kg de bicarbonato, 200g de fermento em pó, 3 bisnagas de xilocaína e 100ml de éter. A apreensão foi realizada no Bairro Malhada Branca.

Guajeru: Secretaria de Saúde intensifica combate ao Aedes Aegypti

Sexta / 28.08.2015

Por Luís Gustavo

Agentes de Combate às Endemias, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, realizaram visitas para descobrir possíveis focos

Ao longo de toda esta semana – 24 a 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Guajeru intensificou o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e Zika Vírus. A intensificação do trabalho de combate foi motivada pela confirmação de seis casos de dengue no município.

Ao longo de toda semana, os Agentes de Combate às Endemias, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, promoveram palestras de conscientização da população e realizaram visitas em residências para descobrir possíveis focos de procriação de mosquitos, bem como aplicaram larvicida em caixas d’água e bebedouros para animais.

Em parceria com a Prefeitura de Guajeru, a Secretaria de Saúde ainda realizou a coleta de lixo e orientou à população sobre a necessidade de efetuar a limpeza dos terrenos, evitando que estes se tornem focos do mosquito Aedes Aegypti.

A intensificação do trabalho de combate foi motivada pela confirmação de seis casos de dengue no município

Deputado Luciano Ribeiro defende dispensa de formalidades na aprovação do reajuste de salários do judiciário

Quinta / 27.08.2015

Por Giselle Quintão

O parlamentar aproveitou a oportunidade para debater sobre a modificação do Funprev, que pode deixar os servidores sem previdência no futuro próximo

Nesta terça-feira (25), o deputado Luciano Ribeiro (DEM) em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa declarou, em nome da Oposição, o compromisso em dispensar todas as formalidades necessárias para aprovação do projeto de reajuste do salário dos servidores do judiciário, sendo aplaudido pelo público presente. Luciano declarou a sua posição contrária à proposta do Governo de extinção do Fundo de Investimento Econômico e Social dos municípios da Bahia (FIES), um Fundo que visa dotar os municípios de recursos necessários para implantar a sua infraestrutura, e que desde 2014 deixou de existir por falta de incentivo.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para debater sobre a modificação do Funprev, que pode deixar os servidores sem previdência no futuro próximo. “Esta modificação é prova da má gestão do Governo, esperamos um gesto para de fato equilibrar as finanças do Estado. E não vemos cortes de secretarias, de cargos, nada… Em contrapartida, também não podemos aceitar que a falta de recurso seja resolvida cortando o social, tirando as conquistas dos trabalhadores. Já que o Governo não vai aprovar a nossa emenda que garante a sustentabilidade do fundo de previdência, busco aqui, pelo menos, despertar a todos – governo, parlamento, servidores, sociedade – para um debate”, destacou Luciano Ribeiro.