Sertão Hoje

Sertão Hoje

Projeto voltado para a promoção do direito ao brincar é lançado em Brumado

Terça / 06.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

No último dia 02 de fevereiro, aconteceu na Prefeitura da cidade o primeiro seminário para debater e aprofundar os estudos sobre o assunto.

A InterCement e o Instituto InterCement, em parceria com a Avante - Educação e Mobilização Social e com o Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), promovem na cidade de Brumado, o projeto 'Ser Brincante'. A ação tem o intuito de sensibilizar e mobilizar comunidade, poder público e empresas sobre o direito e a importância do brincar na vida das crianças, principalmente na primeira infância – período que compreende dos 0 aos 6 anos de idade. O projeto nasceu de um entendimento das instituições envolvidas de que a brincadeira é uma linguagem tipicamente infantil, que integra experiências da corporeidade, cognição, socialização e emoção. Neste sentido, o brincar pode ser o principal instrumento para a aprendizagem das crianças e incentivar isso é essencial. E os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto já foram dados. No último dia 02 de fevereiro, aconteceu na Prefeitura da cidade o primeiro seminário para debater e aprofundar os estudos sobre o assunto. Estiveram presentes representantes das famílias e comunidade local, organizações sociais e gestão municipal por meio das suas secretarias e órgãos municipais que direta ou indiretamente prestam algum atendimento às crianças.

O seminário tratou de temas como o que a criança aprende quando brinca, como a criança aprende quando brinca e como pode acontecer a implementação do brincar na rotina das instituições que atendem a meninos e meninas na primeira infância. "Estamos muito felizes em propor, promover e participar do projeto em Brumado, pois acreditamos muito na importância do tema para melhorar a qualidade de vida das crianças e da comunidade. A participação de todos - cidadãos, governo e empresas privadas - é de extrema importância para o sucesso e continuidade dessas ações", explica Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement. A metodologia do projeto 'Ser Brincante' prevê ainda outros cinco encontros de formação, que acontecerão ao longo dos próximos meses, promovendo vivências lúdicas e aprofundamento teórico sobre o Direito ao Brincar a representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança (SGD). A perspectiva é de que, com as formações, os profissionais possam ampliar o repertório, refletir quanto às práticas e implementar ações de promoção ao brincar na rotina das instituições.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.