Sertão Hoje

Sertão Hoje

Boquira sedia 1ª das audiências públicas para tratar da adutora da Barragem do Zabumbão

Terça / 26.05.2015

A cidade de Boquira, sediou a primeira audiência pública proposta pelo Governo da Bahia para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim. O encontro aconteceu na última segunda (25), no Centro de Eventos Dom Alberto, com a presença de representantes do governo estadual, políticos, lideranças locais, moradores dos municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga.

Durante o evento, a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho – representando o titular da pasta, Eugênio Spengler, destacou que o governo está empenhado em discutir ações que visem à segurança hídrica do Vale do Paramirim. “Precisamos ter uma política permanente do uso da água e da gestão dos recursos hídricos nessa região”. Nosso objetivo é propiciar não só o uso múltiplo da água, mas também o desenvolvimento local sustentável", afirmou.

Segundo Cibele, entre os compromissos do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim, proposto pelo Governo do Estado, estão o cadastro de usuários de recursos hídricos; a contratação do Plano de Bacia do Paramirim e Santo Onofre; a modernização da irrigação e eletrificação dessa região; a construção das Barragens Rio da Caixa e Rio dos Remédios; a implantação do esgotamento sanitário do município de Érico Cardoso; e a construção da adutora Zabumbão-Boquira.

De acordo com o superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro “a segurança hídrica do Vale do Paramirim é uma iniciativa prioritária do Governo da Bahia. Serão feitos investimentos de grande porte na região por se tratar de uma área estratégica do estado e que precisa receber toda a atenção necessária” apontou”.

Na ocasião, o prefeito de Boquira, Marco Túlio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região. A cidade espera que esse projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim proporcione mais dignidade para a população", disse.

A afirmação foi corroborada pelo prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues. Ele ressaltou que o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim será determinante para impulsionar o desenvolvimento regional”.

Já na opinião do secretário de Meio Ambiente de Macaúbas, José Hilton Lima, o território da Bacia Hidrográfica do Paramirim e Santo Onofre possui inúmeras possibilidades, mas também fragilidades. “Estamos unidos nessa discussão, integrados, e buscando soluções para que toda a região seja beneficiada com essa ação”, explicou. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, vereador Pereira, aproveitou para parabenizar a iniciativa dizendo que os “debates são importantes para encontrarmos uma solução que seja benéfica para todos".

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.